Tentativas inovadoras na prática de ensino e assistência na área de saúde mental - I

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Sônia
Data de Publicação: 1999
Outros Autores: Silva, Ana Luisa Aranha e, Lopérgolo, Ana Cristina Delgado, Pitta, Ana Maria Fernandes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41100
Resumo: RESUMO No atual contexto de transformações no campo da assistência à saúde mental no Brasil, a Universidade tem a responsabilidade de redirecionar a qualificação profissional da força de trabalho em saúde. Este artigo versa sobre a experiência de um Programa de Integração Docente-Assistencial envolvendo a Secretaria de Estado de Saúde e a Universidade de São Paulo. Particulariza a experiência de estudantes de enfermagem cursando a disciplina de enfermagem psiquiátrica. A análise da avaliação dos alunos do programa teórico-prático desenvolvido na unidade, ancorado nos pressupostos da Reabilitação Psicossocial indica, ao mesmo tempo, que o modelo de atenção interfere diretamente na qualificação das práticas e, simultaneamente, desenvolve nos alunos atitudes e conhecimentos que os qualificam para desempenhar de forma coerente suas funções.
id USP-24_4b5db1a2cb4feaa6adcbd87bb8f62248
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/41100
network_acronym_str USP-24
network_name_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository_id_str
spelling Tentativas inovadoras na prática de ensino e assistência na área de saúde mental - IThe changing practice and teaching in psychiatric nursingTeaching care integration programPsychosocial rehabilitationTeaching in psychiatric nursingPrograma de integração docente-assistencialReabilitação psicossocialEnsino de enfermagem psiquiátricaRESUMO No atual contexto de transformações no campo da assistência à saúde mental no Brasil, a Universidade tem a responsabilidade de redirecionar a qualificação profissional da força de trabalho em saúde. Este artigo versa sobre a experiência de um Programa de Integração Docente-Assistencial envolvendo a Secretaria de Estado de Saúde e a Universidade de São Paulo. Particulariza a experiência de estudantes de enfermagem cursando a disciplina de enfermagem psiquiátrica. A análise da avaliação dos alunos do programa teórico-prático desenvolvido na unidade, ancorado nos pressupostos da Reabilitação Psicossocial indica, ao mesmo tempo, que o modelo de atenção interfere diretamente na qualificação das práticas e, simultaneamente, desenvolve nos alunos atitudes e conhecimentos que os qualificam para desempenhar de forma coerente suas funções.ABSTRACT In the context of recent changes that are taking place in the field of mental health care in Brazil, the University has the responsibility to redimensioning human, resources qualification of mental health workers: At the Mental Health Care and Educational Program of the University of São Paulo and São Paulo Health Office (São Paulo/Brazil), an experience still in course, the nursing students attending to psychiatric nurse training evaluated that theoretical practical education, dealing with health care issues in the field of Psychosocial Rehabilitation purpose, at the same time that directly interferes in the qualification of practices, simultaneously develops the students attitudes and knowledge that qualify them to perform coherent practices in accordance with rehabilitation models of care.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem1999-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/4110010.1590/S0080-62341999000200011Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 33 n. 2 (1999); 192-199Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 33 No. 2 (1999); 192-199Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 33 Núm. 2 (1999); 192-1991980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41100/44646http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBarros, SôniaSilva, Ana Luisa Aranha eLopérgolo, Ana Cristina DelgadoPitta, Ana Maria Fernandes2012-08-31T18:16:50Zoai:revistas.usp.br:article/41100Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2012-08-31T18:16:50Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Tentativas inovadoras na prática de ensino e assistência na área de saúde mental - I
The changing practice and teaching in psychiatric nursing
title Tentativas inovadoras na prática de ensino e assistência na área de saúde mental - I
spellingShingle Tentativas inovadoras na prática de ensino e assistência na área de saúde mental - I
Barros, Sônia
Teaching care integration program
Psychosocial rehabilitation
Teaching in psychiatric nursing
Programa de integração docente-assistencial
Reabilitação psicossocial
Ensino de enfermagem psiquiátrica
title_short Tentativas inovadoras na prática de ensino e assistência na área de saúde mental - I
title_full Tentativas inovadoras na prática de ensino e assistência na área de saúde mental - I
title_fullStr Tentativas inovadoras na prática de ensino e assistência na área de saúde mental - I
title_full_unstemmed Tentativas inovadoras na prática de ensino e assistência na área de saúde mental - I
title_sort Tentativas inovadoras na prática de ensino e assistência na área de saúde mental - I
author Barros, Sônia
author_facet Barros, Sônia
Silva, Ana Luisa Aranha e
Lopérgolo, Ana Cristina Delgado
Pitta, Ana Maria Fernandes
author_role author
author2 Silva, Ana Luisa Aranha e
Lopérgolo, Ana Cristina Delgado
Pitta, Ana Maria Fernandes
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros, Sônia
Silva, Ana Luisa Aranha e
Lopérgolo, Ana Cristina Delgado
Pitta, Ana Maria Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Teaching care integration program
Psychosocial rehabilitation
Teaching in psychiatric nursing
Programa de integração docente-assistencial
Reabilitação psicossocial
Ensino de enfermagem psiquiátrica
topic Teaching care integration program
Psychosocial rehabilitation
Teaching in psychiatric nursing
Programa de integração docente-assistencial
Reabilitação psicossocial
Ensino de enfermagem psiquiátrica
description RESUMO No atual contexto de transformações no campo da assistência à saúde mental no Brasil, a Universidade tem a responsabilidade de redirecionar a qualificação profissional da força de trabalho em saúde. Este artigo versa sobre a experiência de um Programa de Integração Docente-Assistencial envolvendo a Secretaria de Estado de Saúde e a Universidade de São Paulo. Particulariza a experiência de estudantes de enfermagem cursando a disciplina de enfermagem psiquiátrica. A análise da avaliação dos alunos do programa teórico-prático desenvolvido na unidade, ancorado nos pressupostos da Reabilitação Psicossocial indica, ao mesmo tempo, que o modelo de atenção interfere diretamente na qualificação das práticas e, simultaneamente, desenvolve nos alunos atitudes e conhecimentos que os qualificam para desempenhar de forma coerente suas funções.
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41100
10.1590/S0080-62341999000200011
url https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41100
identifier_str_mv 10.1590/S0080-62341999000200011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41100/44646
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 33 n. 2 (1999); 192-199
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 33 No. 2 (1999); 192-199
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 33 Núm. 2 (1999); 192-199
1980-220X
0080-6234
reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
collection Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||nursingscholar@usp.br
_version_ 1800221730387525632