Tentativas inovadoras na prática de ensino e assistência na área de saúde mental - I
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1999 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41100 |
Resumo: | RESUMO No atual contexto de transformações no campo da assistência à saúde mental no Brasil, a Universidade tem a responsabilidade de redirecionar a qualificação profissional da força de trabalho em saúde. Este artigo versa sobre a experiência de um Programa de Integração Docente-Assistencial envolvendo a Secretaria de Estado de Saúde e a Universidade de São Paulo. Particulariza a experiência de estudantes de enfermagem cursando a disciplina de enfermagem psiquiátrica. A análise da avaliação dos alunos do programa teórico-prático desenvolvido na unidade, ancorado nos pressupostos da Reabilitação Psicossocial indica, ao mesmo tempo, que o modelo de atenção interfere diretamente na qualificação das práticas e, simultaneamente, desenvolve nos alunos atitudes e conhecimentos que os qualificam para desempenhar de forma coerente suas funções. |
id |
USP-24_4b5db1a2cb4feaa6adcbd87bb8f62248 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/41100 |
network_acronym_str |
USP-24 |
network_name_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Tentativas inovadoras na prática de ensino e assistência na área de saúde mental - IThe changing practice and teaching in psychiatric nursingTeaching care integration programPsychosocial rehabilitationTeaching in psychiatric nursingPrograma de integração docente-assistencialReabilitação psicossocialEnsino de enfermagem psiquiátricaRESUMO No atual contexto de transformações no campo da assistência à saúde mental no Brasil, a Universidade tem a responsabilidade de redirecionar a qualificação profissional da força de trabalho em saúde. Este artigo versa sobre a experiência de um Programa de Integração Docente-Assistencial envolvendo a Secretaria de Estado de Saúde e a Universidade de São Paulo. Particulariza a experiência de estudantes de enfermagem cursando a disciplina de enfermagem psiquiátrica. A análise da avaliação dos alunos do programa teórico-prático desenvolvido na unidade, ancorado nos pressupostos da Reabilitação Psicossocial indica, ao mesmo tempo, que o modelo de atenção interfere diretamente na qualificação das práticas e, simultaneamente, desenvolve nos alunos atitudes e conhecimentos que os qualificam para desempenhar de forma coerente suas funções.ABSTRACT In the context of recent changes that are taking place in the field of mental health care in Brazil, the University has the responsibility to redimensioning human, resources qualification of mental health workers: At the Mental Health Care and Educational Program of the University of São Paulo and São Paulo Health Office (São Paulo/Brazil), an experience still in course, the nursing students attending to psychiatric nurse training evaluated that theoretical practical education, dealing with health care issues in the field of Psychosocial Rehabilitation purpose, at the same time that directly interferes in the qualification of practices, simultaneously develops the students attitudes and knowledge that qualify them to perform coherent practices in accordance with rehabilitation models of care.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem1999-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/4110010.1590/S0080-62341999000200011Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 33 n. 2 (1999); 192-199Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 33 No. 2 (1999); 192-199Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 33 Núm. 2 (1999); 192-1991980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41100/44646http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBarros, SôniaSilva, Ana Luisa Aranha eLopérgolo, Ana Cristina DelgadoPitta, Ana Maria Fernandes2012-08-31T18:16:50Zoai:revistas.usp.br:article/41100Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2012-08-31T18:16:50Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tentativas inovadoras na prática de ensino e assistência na área de saúde mental - I The changing practice and teaching in psychiatric nursing |
title |
Tentativas inovadoras na prática de ensino e assistência na área de saúde mental - I |
spellingShingle |
Tentativas inovadoras na prática de ensino e assistência na área de saúde mental - I Barros, Sônia Teaching care integration program Psychosocial rehabilitation Teaching in psychiatric nursing Programa de integração docente-assistencial Reabilitação psicossocial Ensino de enfermagem psiquiátrica |
title_short |
Tentativas inovadoras na prática de ensino e assistência na área de saúde mental - I |
title_full |
Tentativas inovadoras na prática de ensino e assistência na área de saúde mental - I |
title_fullStr |
Tentativas inovadoras na prática de ensino e assistência na área de saúde mental - I |
title_full_unstemmed |
Tentativas inovadoras na prática de ensino e assistência na área de saúde mental - I |
title_sort |
Tentativas inovadoras na prática de ensino e assistência na área de saúde mental - I |
author |
Barros, Sônia |
author_facet |
Barros, Sônia Silva, Ana Luisa Aranha e Lopérgolo, Ana Cristina Delgado Pitta, Ana Maria Fernandes |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Ana Luisa Aranha e Lopérgolo, Ana Cristina Delgado Pitta, Ana Maria Fernandes |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barros, Sônia Silva, Ana Luisa Aranha e Lopérgolo, Ana Cristina Delgado Pitta, Ana Maria Fernandes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teaching care integration program Psychosocial rehabilitation Teaching in psychiatric nursing Programa de integração docente-assistencial Reabilitação psicossocial Ensino de enfermagem psiquiátrica |
topic |
Teaching care integration program Psychosocial rehabilitation Teaching in psychiatric nursing Programa de integração docente-assistencial Reabilitação psicossocial Ensino de enfermagem psiquiátrica |
description |
RESUMO No atual contexto de transformações no campo da assistência à saúde mental no Brasil, a Universidade tem a responsabilidade de redirecionar a qualificação profissional da força de trabalho em saúde. Este artigo versa sobre a experiência de um Programa de Integração Docente-Assistencial envolvendo a Secretaria de Estado de Saúde e a Universidade de São Paulo. Particulariza a experiência de estudantes de enfermagem cursando a disciplina de enfermagem psiquiátrica. A análise da avaliação dos alunos do programa teórico-prático desenvolvido na unidade, ancorado nos pressupostos da Reabilitação Psicossocial indica, ao mesmo tempo, que o modelo de atenção interfere diretamente na qualificação das práticas e, simultaneamente, desenvolve nos alunos atitudes e conhecimentos que os qualificam para desempenhar de forma coerente suas funções. |
publishDate |
1999 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1999-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41100 10.1590/S0080-62341999000200011 |
url |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41100 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0080-62341999000200011 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41100/44646 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 33 n. 2 (1999); 192-199 Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 33 No. 2 (1999); 192-199 Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 33 Núm. 2 (1999); 192-199 1980-220X 0080-6234 reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
collection |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||nursingscholar@usp.br |
_version_ |
1800221730387525632 |