Tentativas inovadoras na prática de ensino e assistência na área de saúde mental - I

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros,Sônia
Data de Publicação: 1999
Outros Autores: Silva,Ana Luisa Aranha e, Lopérgolo,Ana Cristina Delgado, Pitta,Ana Maria Fernandes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62341999000200011
Resumo: RESUMO No atual contexto de transformações no campo da assistência à saúde mental no Brasil, a Universidade tem a responsabilidade de redirecionar a qualificação profissional da força de trabalho em saúde. Este artigo versa sobre a experiência de um Programa de Integração Docente-Assistencial envolvendo a Secretaria de Estado de Saúde e a Universidade de São Paulo. Particulariza a experiência de estudantes de enfermagem cursando a disciplina de enfermagem psiquiátrica. A análise da avaliação dos alunos do programa teórico-prático desenvolvido na unidade, ancorado nos pressupostos da Reabilitação Psicossocial indica, ao mesmo tempo, que o modelo de atenção interfere diretamente na qualificação das práticas e, simultaneamente, desenvolve nos alunos atitudes e conhecimentos que os qualificam para desempenhar de forma coerente suas funções.
id USP-24_e78c7045cd5f2a650f6e0085b3c19b97
oai_identifier_str oai:scielo:S0080-62341999000200011
network_acronym_str USP-24
network_name_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository_id_str
spelling Tentativas inovadoras na prática de ensino e assistência na área de saúde mental - IPrograma de integração docente-assistencialReabilitação psicossocialEnsino de enfermagem psiquiátricaRESUMO No atual contexto de transformações no campo da assistência à saúde mental no Brasil, a Universidade tem a responsabilidade de redirecionar a qualificação profissional da força de trabalho em saúde. Este artigo versa sobre a experiência de um Programa de Integração Docente-Assistencial envolvendo a Secretaria de Estado de Saúde e a Universidade de São Paulo. Particulariza a experiência de estudantes de enfermagem cursando a disciplina de enfermagem psiquiátrica. A análise da avaliação dos alunos do programa teórico-prático desenvolvido na unidade, ancorado nos pressupostos da Reabilitação Psicossocial indica, ao mesmo tempo, que o modelo de atenção interfere diretamente na qualificação das práticas e, simultaneamente, desenvolve nos alunos atitudes e conhecimentos que os qualificam para desempenhar de forma coerente suas funções.Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem1999-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62341999000200011Revista da Escola de Enfermagem da USP v.33 n.2 1999reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/S0080-62341999000200011info:eu-repo/semantics/openAccessBarros,SôniaSilva,Ana Luisa Aranha eLopérgolo,Ana Cristina DelgadoPitta,Ana Maria Fernandespor2010-03-05T00:00:00Zoai:scielo:S0080-62341999000200011Revistahttp://www.scielo.br/reeuspPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2010-03-05T00:00Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Tentativas inovadoras na prática de ensino e assistência na área de saúde mental - I
title Tentativas inovadoras na prática de ensino e assistência na área de saúde mental - I
spellingShingle Tentativas inovadoras na prática de ensino e assistência na área de saúde mental - I
Barros,Sônia
Programa de integração docente-assistencial
Reabilitação psicossocial
Ensino de enfermagem psiquiátrica
title_short Tentativas inovadoras na prática de ensino e assistência na área de saúde mental - I
title_full Tentativas inovadoras na prática de ensino e assistência na área de saúde mental - I
title_fullStr Tentativas inovadoras na prática de ensino e assistência na área de saúde mental - I
title_full_unstemmed Tentativas inovadoras na prática de ensino e assistência na área de saúde mental - I
title_sort Tentativas inovadoras na prática de ensino e assistência na área de saúde mental - I
author Barros,Sônia
author_facet Barros,Sônia
Silva,Ana Luisa Aranha e
Lopérgolo,Ana Cristina Delgado
Pitta,Ana Maria Fernandes
author_role author
author2 Silva,Ana Luisa Aranha e
Lopérgolo,Ana Cristina Delgado
Pitta,Ana Maria Fernandes
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros,Sônia
Silva,Ana Luisa Aranha e
Lopérgolo,Ana Cristina Delgado
Pitta,Ana Maria Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Programa de integração docente-assistencial
Reabilitação psicossocial
Ensino de enfermagem psiquiátrica
topic Programa de integração docente-assistencial
Reabilitação psicossocial
Ensino de enfermagem psiquiátrica
description RESUMO No atual contexto de transformações no campo da assistência à saúde mental no Brasil, a Universidade tem a responsabilidade de redirecionar a qualificação profissional da força de trabalho em saúde. Este artigo versa sobre a experiência de um Programa de Integração Docente-Assistencial envolvendo a Secretaria de Estado de Saúde e a Universidade de São Paulo. Particulariza a experiência de estudantes de enfermagem cursando a disciplina de enfermagem psiquiátrica. A análise da avaliação dos alunos do programa teórico-prático desenvolvido na unidade, ancorado nos pressupostos da Reabilitação Psicossocial indica, ao mesmo tempo, que o modelo de atenção interfere diretamente na qualificação das práticas e, simultaneamente, desenvolve nos alunos atitudes e conhecimentos que os qualificam para desempenhar de forma coerente suas funções.
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62341999000200011
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62341999000200011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0080-62341999000200011
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP v.33 n.2 1999
reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
collection Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||nursingscholar@usp.br
_version_ 1748936530261442560