Tentativas inovadoras na prática de ensino e assistência na área de saúde mental - I
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1999 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62341999000200011 |
Resumo: | RESUMO No atual contexto de transformações no campo da assistência à saúde mental no Brasil, a Universidade tem a responsabilidade de redirecionar a qualificação profissional da força de trabalho em saúde. Este artigo versa sobre a experiência de um Programa de Integração Docente-Assistencial envolvendo a Secretaria de Estado de Saúde e a Universidade de São Paulo. Particulariza a experiência de estudantes de enfermagem cursando a disciplina de enfermagem psiquiátrica. A análise da avaliação dos alunos do programa teórico-prático desenvolvido na unidade, ancorado nos pressupostos da Reabilitação Psicossocial indica, ao mesmo tempo, que o modelo de atenção interfere diretamente na qualificação das práticas e, simultaneamente, desenvolve nos alunos atitudes e conhecimentos que os qualificam para desempenhar de forma coerente suas funções. |
id |
USP-24_e78c7045cd5f2a650f6e0085b3c19b97 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0080-62341999000200011 |
network_acronym_str |
USP-24 |
network_name_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Tentativas inovadoras na prática de ensino e assistência na área de saúde mental - IPrograma de integração docente-assistencialReabilitação psicossocialEnsino de enfermagem psiquiátricaRESUMO No atual contexto de transformações no campo da assistência à saúde mental no Brasil, a Universidade tem a responsabilidade de redirecionar a qualificação profissional da força de trabalho em saúde. Este artigo versa sobre a experiência de um Programa de Integração Docente-Assistencial envolvendo a Secretaria de Estado de Saúde e a Universidade de São Paulo. Particulariza a experiência de estudantes de enfermagem cursando a disciplina de enfermagem psiquiátrica. A análise da avaliação dos alunos do programa teórico-prático desenvolvido na unidade, ancorado nos pressupostos da Reabilitação Psicossocial indica, ao mesmo tempo, que o modelo de atenção interfere diretamente na qualificação das práticas e, simultaneamente, desenvolve nos alunos atitudes e conhecimentos que os qualificam para desempenhar de forma coerente suas funções.Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem1999-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62341999000200011Revista da Escola de Enfermagem da USP v.33 n.2 1999reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/S0080-62341999000200011info:eu-repo/semantics/openAccessBarros,SôniaSilva,Ana Luisa Aranha eLopérgolo,Ana Cristina DelgadoPitta,Ana Maria Fernandespor2010-03-05T00:00:00Zoai:scielo:S0080-62341999000200011Revistahttp://www.scielo.br/reeuspPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2010-03-05T00:00Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tentativas inovadoras na prática de ensino e assistência na área de saúde mental - I |
title |
Tentativas inovadoras na prática de ensino e assistência na área de saúde mental - I |
spellingShingle |
Tentativas inovadoras na prática de ensino e assistência na área de saúde mental - I Barros,Sônia Programa de integração docente-assistencial Reabilitação psicossocial Ensino de enfermagem psiquiátrica |
title_short |
Tentativas inovadoras na prática de ensino e assistência na área de saúde mental - I |
title_full |
Tentativas inovadoras na prática de ensino e assistência na área de saúde mental - I |
title_fullStr |
Tentativas inovadoras na prática de ensino e assistência na área de saúde mental - I |
title_full_unstemmed |
Tentativas inovadoras na prática de ensino e assistência na área de saúde mental - I |
title_sort |
Tentativas inovadoras na prática de ensino e assistência na área de saúde mental - I |
author |
Barros,Sônia |
author_facet |
Barros,Sônia Silva,Ana Luisa Aranha e Lopérgolo,Ana Cristina Delgado Pitta,Ana Maria Fernandes |
author_role |
author |
author2 |
Silva,Ana Luisa Aranha e Lopérgolo,Ana Cristina Delgado Pitta,Ana Maria Fernandes |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barros,Sônia Silva,Ana Luisa Aranha e Lopérgolo,Ana Cristina Delgado Pitta,Ana Maria Fernandes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Programa de integração docente-assistencial Reabilitação psicossocial Ensino de enfermagem psiquiátrica |
topic |
Programa de integração docente-assistencial Reabilitação psicossocial Ensino de enfermagem psiquiátrica |
description |
RESUMO No atual contexto de transformações no campo da assistência à saúde mental no Brasil, a Universidade tem a responsabilidade de redirecionar a qualificação profissional da força de trabalho em saúde. Este artigo versa sobre a experiência de um Programa de Integração Docente-Assistencial envolvendo a Secretaria de Estado de Saúde e a Universidade de São Paulo. Particulariza a experiência de estudantes de enfermagem cursando a disciplina de enfermagem psiquiátrica. A análise da avaliação dos alunos do programa teórico-prático desenvolvido na unidade, ancorado nos pressupostos da Reabilitação Psicossocial indica, ao mesmo tempo, que o modelo de atenção interfere diretamente na qualificação das práticas e, simultaneamente, desenvolve nos alunos atitudes e conhecimentos que os qualificam para desempenhar de forma coerente suas funções. |
publishDate |
1999 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1999-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62341999000200011 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62341999000200011 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0080-62341999000200011 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP v.33 n.2 1999 reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
collection |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||nursingscholar@usp.br |
_version_ |
1748936530261442560 |