O significado da hospitalização para a criança pré-escolar: um modelo teórico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro,Circéa Amália
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Angelo,Margareth
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342005000400004
Resumo: Este estudo teve como objetivo compreender o significado de estar hospitalizada, para a criança pré-escolar. Os referenciais teóricos foram o Interacionismo Simbólico e a teoria de Vygotsky sobre a brincadeira simbólica da criança e o referencial metodológico foi a Teoria Fundamentada nos Dados. Participaram do mesmo 11 crianças de três a seis anos de idade. As estratégias de coleta de dados foram: observação participante, entrevista com as crianças, mediada pelo Brinquedo Terapêutico e entrevista com as mães. A análise dos dados permitiu construir o modelo teórico Crescendo com a presença protetora da mãe, que evidencia a vulnerabilidade, a força da criança e a proteção recebida da mãe, para enfrentar o mistério e o terror da hospitalização.
id USP-24_50db279f13e11a0cf45cc0a862548a5c
oai_identifier_str oai:scielo:S0080-62342005000400004
network_acronym_str USP-24
network_name_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository_id_str
spelling O significado da hospitalização para a criança pré-escolar: um modelo teóricoEnfermagem pediátricaCriança hospitalizadaJogos e brinquedos/psicologiaMãe acompanhando filho no hospitalEste estudo teve como objetivo compreender o significado de estar hospitalizada, para a criança pré-escolar. Os referenciais teóricos foram o Interacionismo Simbólico e a teoria de Vygotsky sobre a brincadeira simbólica da criança e o referencial metodológico foi a Teoria Fundamentada nos Dados. Participaram do mesmo 11 crianças de três a seis anos de idade. As estratégias de coleta de dados foram: observação participante, entrevista com as crianças, mediada pelo Brinquedo Terapêutico e entrevista com as mães. A análise dos dados permitiu construir o modelo teórico Crescendo com a presença protetora da mãe, que evidencia a vulnerabilidade, a força da criança e a proteção recebida da mãe, para enfrentar o mistério e o terror da hospitalização.Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem2005-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342005000400004Revista da Escola de Enfermagem da USP v.39 n.4 2005reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/S0080-62342005000400004info:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro,Circéa AmáliaAngelo,Margarethpor2008-04-03T00:00:00Zoai:scielo:S0080-62342005000400004Revistahttp://www.scielo.br/reeuspPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2008-04-03T00:00Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O significado da hospitalização para a criança pré-escolar: um modelo teórico
title O significado da hospitalização para a criança pré-escolar: um modelo teórico
spellingShingle O significado da hospitalização para a criança pré-escolar: um modelo teórico
Ribeiro,Circéa Amália
Enfermagem pediátrica
Criança hospitalizada
Jogos e brinquedos/psicologia
Mãe acompanhando filho no hospital
title_short O significado da hospitalização para a criança pré-escolar: um modelo teórico
title_full O significado da hospitalização para a criança pré-escolar: um modelo teórico
title_fullStr O significado da hospitalização para a criança pré-escolar: um modelo teórico
title_full_unstemmed O significado da hospitalização para a criança pré-escolar: um modelo teórico
title_sort O significado da hospitalização para a criança pré-escolar: um modelo teórico
author Ribeiro,Circéa Amália
author_facet Ribeiro,Circéa Amália
Angelo,Margareth
author_role author
author2 Angelo,Margareth
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro,Circéa Amália
Angelo,Margareth
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem pediátrica
Criança hospitalizada
Jogos e brinquedos/psicologia
Mãe acompanhando filho no hospital
topic Enfermagem pediátrica
Criança hospitalizada
Jogos e brinquedos/psicologia
Mãe acompanhando filho no hospital
description Este estudo teve como objetivo compreender o significado de estar hospitalizada, para a criança pré-escolar. Os referenciais teóricos foram o Interacionismo Simbólico e a teoria de Vygotsky sobre a brincadeira simbólica da criança e o referencial metodológico foi a Teoria Fundamentada nos Dados. Participaram do mesmo 11 crianças de três a seis anos de idade. As estratégias de coleta de dados foram: observação participante, entrevista com as crianças, mediada pelo Brinquedo Terapêutico e entrevista com as mães. A análise dos dados permitiu construir o modelo teórico Crescendo com a presença protetora da mãe, que evidencia a vulnerabilidade, a força da criança e a proteção recebida da mãe, para enfrentar o mistério e o terror da hospitalização.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342005000400004
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342005000400004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0080-62342005000400004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP v.39 n.4 2005
reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
collection Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||nursingscholar@usp.br
_version_ 1748936531647660032