O significado da hospitalização para a criança pré-escolar: um modelo teórico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342005000400004 |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo compreender o significado de estar hospitalizada, para a criança pré-escolar. Os referenciais teóricos foram o Interacionismo Simbólico e a teoria de Vygotsky sobre a brincadeira simbólica da criança e o referencial metodológico foi a Teoria Fundamentada nos Dados. Participaram do mesmo 11 crianças de três a seis anos de idade. As estratégias de coleta de dados foram: observação participante, entrevista com as crianças, mediada pelo Brinquedo Terapêutico e entrevista com as mães. A análise dos dados permitiu construir o modelo teórico Crescendo com a presença protetora da mãe, que evidencia a vulnerabilidade, a força da criança e a proteção recebida da mãe, para enfrentar o mistério e o terror da hospitalização. |
id |
USP-24_50db279f13e11a0cf45cc0a862548a5c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0080-62342005000400004 |
network_acronym_str |
USP-24 |
network_name_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O significado da hospitalização para a criança pré-escolar: um modelo teóricoEnfermagem pediátricaCriança hospitalizadaJogos e brinquedos/psicologiaMãe acompanhando filho no hospitalEste estudo teve como objetivo compreender o significado de estar hospitalizada, para a criança pré-escolar. Os referenciais teóricos foram o Interacionismo Simbólico e a teoria de Vygotsky sobre a brincadeira simbólica da criança e o referencial metodológico foi a Teoria Fundamentada nos Dados. Participaram do mesmo 11 crianças de três a seis anos de idade. As estratégias de coleta de dados foram: observação participante, entrevista com as crianças, mediada pelo Brinquedo Terapêutico e entrevista com as mães. A análise dos dados permitiu construir o modelo teórico Crescendo com a presença protetora da mãe, que evidencia a vulnerabilidade, a força da criança e a proteção recebida da mãe, para enfrentar o mistério e o terror da hospitalização.Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem2005-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342005000400004Revista da Escola de Enfermagem da USP v.39 n.4 2005reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/S0080-62342005000400004info:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro,Circéa AmáliaAngelo,Margarethpor2008-04-03T00:00:00Zoai:scielo:S0080-62342005000400004Revistahttp://www.scielo.br/reeuspPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2008-04-03T00:00Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O significado da hospitalização para a criança pré-escolar: um modelo teórico |
title |
O significado da hospitalização para a criança pré-escolar: um modelo teórico |
spellingShingle |
O significado da hospitalização para a criança pré-escolar: um modelo teórico Ribeiro,Circéa Amália Enfermagem pediátrica Criança hospitalizada Jogos e brinquedos/psicologia Mãe acompanhando filho no hospital |
title_short |
O significado da hospitalização para a criança pré-escolar: um modelo teórico |
title_full |
O significado da hospitalização para a criança pré-escolar: um modelo teórico |
title_fullStr |
O significado da hospitalização para a criança pré-escolar: um modelo teórico |
title_full_unstemmed |
O significado da hospitalização para a criança pré-escolar: um modelo teórico |
title_sort |
O significado da hospitalização para a criança pré-escolar: um modelo teórico |
author |
Ribeiro,Circéa Amália |
author_facet |
Ribeiro,Circéa Amália Angelo,Margareth |
author_role |
author |
author2 |
Angelo,Margareth |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro,Circéa Amália Angelo,Margareth |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enfermagem pediátrica Criança hospitalizada Jogos e brinquedos/psicologia Mãe acompanhando filho no hospital |
topic |
Enfermagem pediátrica Criança hospitalizada Jogos e brinquedos/psicologia Mãe acompanhando filho no hospital |
description |
Este estudo teve como objetivo compreender o significado de estar hospitalizada, para a criança pré-escolar. Os referenciais teóricos foram o Interacionismo Simbólico e a teoria de Vygotsky sobre a brincadeira simbólica da criança e o referencial metodológico foi a Teoria Fundamentada nos Dados. Participaram do mesmo 11 crianças de três a seis anos de idade. As estratégias de coleta de dados foram: observação participante, entrevista com as crianças, mediada pelo Brinquedo Terapêutico e entrevista com as mães. A análise dos dados permitiu construir o modelo teórico Crescendo com a presença protetora da mãe, que evidencia a vulnerabilidade, a força da criança e a proteção recebida da mãe, para enfrentar o mistério e o terror da hospitalização. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342005000400004 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342005000400004 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0080-62342005000400004 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP v.39 n.4 2005 reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
collection |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||nursingscholar@usp.br |
_version_ |
1748936531647660032 |