Modos de desenvolvimento de competências de literacia em saúde em contextos informais de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Calha, António Geraldo Manso
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/103114
Resumo: Neste artigo procuramos analisar os modos e processo de aprendizagem de competências de literacia em saúde em contextos informais. Pretendemos ampliar a compreensão dos processos de aprendizagem para além dos contextos formais, contribuindo para a elucidação dos profissionais de saúde sobre a forma como os indivíduos adquirem e gerem o conhecimento em saúde. Face ao nosso objetivo, recorremos um corpus analítico constituído por cem narrativas autobiográficas elaboradas, entre 2006 e 2011, em contextos educativos mas com reconhecido potencial para a utilização em diferentes campos científicos, incluindo a saúde. Os resultados obtidos evidenciam a existência de três diferentes características dos modos de aprendizagem de competências de literacia em saúde em contextos informais: i) aprendizagens que decorrem na ação, na concretização de tarefas quotidianas; ii) aprendizagens que resultam de processos de resolução de problemas; iii) aprendizagens que ocorrem de forma não planeada, fruto do fortuito e, em alguns casos, desprovidas de intencionalidade. ...
id USP-24_51788ba1aa79effd6853684c77c20a28
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/103114
network_acronym_str USP-24
network_name_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository_id_str
spelling Modos de desenvolvimento de competências de literacia em saúde em contextos informais de aprendizagem Modos de desarrollo de competencias de literacia en salud en contextos informales de aprendizaje Modes of acquisition of health literacy skills in informal learning contexts Neste artigo procuramos analisar os modos e processo de aprendizagem de competências de literacia em saúde em contextos informais. Pretendemos ampliar a compreensão dos processos de aprendizagem para além dos contextos formais, contribuindo para a elucidação dos profissionais de saúde sobre a forma como os indivíduos adquirem e gerem o conhecimento em saúde. Face ao nosso objetivo, recorremos um corpus analítico constituído por cem narrativas autobiográficas elaboradas, entre 2006 e 2011, em contextos educativos mas com reconhecido potencial para a utilização em diferentes campos científicos, incluindo a saúde. Os resultados obtidos evidenciam a existência de três diferentes características dos modos de aprendizagem de competências de literacia em saúde em contextos informais: i) aprendizagens que decorrem na ação, na concretização de tarefas quotidianas; ii) aprendizagens que resultam de processos de resolução de problemas; iii) aprendizagens que ocorrem de forma não planeada, fruto do fortuito e, em alguns casos, desprovidas de intencionalidade. ... En este artículo se analizan los modos y procesos de aprendizaje de competencias de literacia en salud en los contextos informales. Tenemos la intención de ampliar la comprensión del proceso de aprendizaje más allá de los contextos formales, contribuyendo a la elucidación de los profesionales de salud sobre cómo las personas adquieren y gestionan el conocimiento en salud. Teniendo en cuenta nuestro objetivo, utilizamos un corpus de análisis que consiste en cien relatos autobiográficos producidos, entre 2006 y 2011, en contextos educativos, pero con reconocido potencial para uso en diferentes campos científicos, incluyendo la salud. Los resultados demuestran la existencia de tres tipos diferentes de modos de aprendizaje de competencias de literacia de salud en contextos informales: i) el aprendizaje que tiene lugar en la acción en la consecución de las tareas diarias; ii) aprendizajes que derivan de procesos de resolución de problemas; iii) aprendizajes que se ocurren de modo no planificado, resultado del fortuito y, en algunos casos, carente de intencionalidad. In this article we try to analyze the learning processes of health literacy skills in informal contexts. We intend to broaden the understanding of the learning process beyond the formal contexts, thus contributing to the elucidation of health professionals on how individuals acquire and manage their knowledge in health matters. Given our goal, we use an analytic corpus constituted by one hundred autobiographical narratives written between 2006 and 2011, in educational contexts but with recognized potential for use in different scientific fields, including health. The results reveal the existence of three different types of modes of learning health literacy skills in informal context: : i) learning that takes place in action, in achieving daily tasks; ii) learning processes that result from problem solving; iii) learning that occurs in an unplanned manner, resulting from accidental circumstances and, in some cases, devoid of intentionality. Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2014-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/10311410.1590/S0080-623420140000800016Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 48 (2014): Número Especial2; 100-106Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 48 (2014): Special Number2; 100-106Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 48 (2014): Numero Especial2; 100-1061980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/103114/101449https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/103114/101450http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCalha, António Geraldo Manso 2016-01-14T17:51:18Zoai:revistas.usp.br:article/103114Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2016-01-14T17:51:18Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Modos de desenvolvimento de competências de literacia em saúde em contextos informais de aprendizagem
Modos de desarrollo de competencias de literacia en salud en contextos informales de aprendizaje
Modes of acquisition of health literacy skills in informal learning contexts
title Modos de desenvolvimento de competências de literacia em saúde em contextos informais de aprendizagem
spellingShingle Modos de desenvolvimento de competências de literacia em saúde em contextos informais de aprendizagem
Calha, António Geraldo Manso
title_short Modos de desenvolvimento de competências de literacia em saúde em contextos informais de aprendizagem
title_full Modos de desenvolvimento de competências de literacia em saúde em contextos informais de aprendizagem
title_fullStr Modos de desenvolvimento de competências de literacia em saúde em contextos informais de aprendizagem
title_full_unstemmed Modos de desenvolvimento de competências de literacia em saúde em contextos informais de aprendizagem
title_sort Modos de desenvolvimento de competências de literacia em saúde em contextos informais de aprendizagem
author Calha, António Geraldo Manso
author_facet Calha, António Geraldo Manso
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Calha, António Geraldo Manso
description Neste artigo procuramos analisar os modos e processo de aprendizagem de competências de literacia em saúde em contextos informais. Pretendemos ampliar a compreensão dos processos de aprendizagem para além dos contextos formais, contribuindo para a elucidação dos profissionais de saúde sobre a forma como os indivíduos adquirem e gerem o conhecimento em saúde. Face ao nosso objetivo, recorremos um corpus analítico constituído por cem narrativas autobiográficas elaboradas, entre 2006 e 2011, em contextos educativos mas com reconhecido potencial para a utilização em diferentes campos científicos, incluindo a saúde. Os resultados obtidos evidenciam a existência de três diferentes características dos modos de aprendizagem de competências de literacia em saúde em contextos informais: i) aprendizagens que decorrem na ação, na concretização de tarefas quotidianas; ii) aprendizagens que resultam de processos de resolução de problemas; iii) aprendizagens que ocorrem de forma não planeada, fruto do fortuito e, em alguns casos, desprovidas de intencionalidade. ...
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/103114
10.1590/S0080-623420140000800016
url https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/103114
identifier_str_mv 10.1590/S0080-623420140000800016
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
language eng
por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/103114/101449
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/103114/101450
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 48 (2014): Número Especial2; 100-106
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 48 (2014): Special Number2; 100-106
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 48 (2014): Numero Especial2; 100-106
1980-220X
0080-6234
reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
collection Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||nursingscholar@usp.br
_version_ 1800221737870163968