Conhecimento sobre hipotermia dos profissionais de Enfermagem do Centro Cirúrgico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/52810 |
Resumo: | Objetivou-se identificar a diferença no conhecimento sobre hipotermia do auxiliar de enfermagem após a intervenção educativa. A base conceitual de educação fundamenta-se na perspectiva da aprendizagem significativa, aliada à construção de mapa conceitual e à realização de estudo de caso. Os dados foram coletados por meio de um questionário validado por especialistas. A média do conhecimento após a intervenção educativa teve aumento de 3,49 pontos. Não se verificou diferença significativa do conhecimento quando foi relacionado às variáveis sociais e de formação estudadas. Conclui-se que a intervenção educativa foi satisfatória na medida em que as informações sobre hipotermia foram ancoradas e modificadas na estrutura cognitiva dos auxiliares de enfermagem. |
id |
USP-24_5565c111d0e8f79252f2742f0b26782b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/52810 |
network_acronym_str |
USP-24 |
network_name_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Conhecimento sobre hipotermia dos profissionais de Enfermagem do Centro Cirúrgico Conocimiento sobre hipotermia de los profesionales de enfermería de centro quirúrgico Knowledge of hypothermia in nursing professionals of surgical center HypothermiaNurses' aidesEducationnursingPerioperative nursingLearningHipotermiaAuxiliares de enfermeríaEducación en enfermeríaEnfermería perioperatóriaAprendizajeHipotermiaAuxiliares de enfermagemEducação em enfermagemEnfermagem perioperatóriaAprendizagem Objetivou-se identificar a diferença no conhecimento sobre hipotermia do auxiliar de enfermagem após a intervenção educativa. A base conceitual de educação fundamenta-se na perspectiva da aprendizagem significativa, aliada à construção de mapa conceitual e à realização de estudo de caso. Os dados foram coletados por meio de um questionário validado por especialistas. A média do conhecimento após a intervenção educativa teve aumento de 3,49 pontos. Não se verificou diferença significativa do conhecimento quando foi relacionado às variáveis sociais e de formação estudadas. Conclui-se que a intervenção educativa foi satisfatória na medida em que as informações sobre hipotermia foram ancoradas e modificadas na estrutura cognitiva dos auxiliares de enfermagem. Con el objetivo de identificar la diferencia del conocimiento sobre hipotermia en el auxiliar de enfermería después de la intervención educativa. La base conceptual de la educación se fundamenta en el aprendizaje significativo, aliado a la construcción del mapa conceptual y estudio de caso. Los datos fueron colectados a través del cuestionario validado por especialistas. La media del conocimiento después de la intervención educativa fue de (-3,49), no obstante, no se verificó diferencia significativa del conocimiento cuando relacionados a variables sociales y de formación estudiadas. Se concluye la intervención educativa satisfactoria en la medida que las nuevas informaciones fueron ancorados, modificados y ampliados en la estructura cognitiva de los sujetos del estudio. The objective was to identify the difference in knowledge about hypothermia in nursing assistant after an educational intervention. The conceptual basis of education is based on the prospect of meaningful learning allied to the construction of the conceptual map and the case study. Data were collected through the questionnaire validated by experts. The average knowledge after the educational intervention was (-3.49), however, there was no significant difference in knowledge as related to sociodemographic variables studied. We conclude that the educational intervention was satisfactory in that new information was anchored modified and expanded the cognitive structure of study subjects. Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2012-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/5281010.1590/S0080-62342012000700018Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 46 (2012): Número Especial; 123-129 Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 46 (2012): special issue; 123-129 Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 46 (2012): Número especial; 123-129 1980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/52810/56671https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/52810/56672http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMendoza, Isabel Yovana QuispePeniche, Aparecida de Cássia GianiPüschel, Vilanice Alves de Araujo2013-04-05T13:23:57Zoai:revistas.usp.br:article/52810Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2013-04-05T13:23:57Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Conhecimento sobre hipotermia dos profissionais de Enfermagem do Centro Cirúrgico Conocimiento sobre hipotermia de los profesionales de enfermería de centro quirúrgico Knowledge of hypothermia in nursing professionals of surgical center |
title |
Conhecimento sobre hipotermia dos profissionais de Enfermagem do Centro Cirúrgico |
spellingShingle |
Conhecimento sobre hipotermia dos profissionais de Enfermagem do Centro Cirúrgico Mendoza, Isabel Yovana Quispe Hypothermia Nurses' aides Education nursing Perioperative nursing Learning Hipotermia Auxiliares de enfermería Educación en enfermería Enfermería perioperatória Aprendizaje Hipotermia Auxiliares de enfermagem Educação em enfermagem Enfermagem perioperatória Aprendizagem |
title_short |
Conhecimento sobre hipotermia dos profissionais de Enfermagem do Centro Cirúrgico |
title_full |
Conhecimento sobre hipotermia dos profissionais de Enfermagem do Centro Cirúrgico |
title_fullStr |
Conhecimento sobre hipotermia dos profissionais de Enfermagem do Centro Cirúrgico |
title_full_unstemmed |
Conhecimento sobre hipotermia dos profissionais de Enfermagem do Centro Cirúrgico |
title_sort |
Conhecimento sobre hipotermia dos profissionais de Enfermagem do Centro Cirúrgico |
author |
Mendoza, Isabel Yovana Quispe |
author_facet |
Mendoza, Isabel Yovana Quispe Peniche, Aparecida de Cássia Giani Püschel, Vilanice Alves de Araujo |
author_role |
author |
author2 |
Peniche, Aparecida de Cássia Giani Püschel, Vilanice Alves de Araujo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendoza, Isabel Yovana Quispe Peniche, Aparecida de Cássia Giani Püschel, Vilanice Alves de Araujo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Hypothermia Nurses' aides Education nursing Perioperative nursing Learning Hipotermia Auxiliares de enfermería Educación en enfermería Enfermería perioperatória Aprendizaje Hipotermia Auxiliares de enfermagem Educação em enfermagem Enfermagem perioperatória Aprendizagem |
topic |
Hypothermia Nurses' aides Education nursing Perioperative nursing Learning Hipotermia Auxiliares de enfermería Educación en enfermería Enfermería perioperatória Aprendizaje Hipotermia Auxiliares de enfermagem Educação em enfermagem Enfermagem perioperatória Aprendizagem |
description |
Objetivou-se identificar a diferença no conhecimento sobre hipotermia do auxiliar de enfermagem após a intervenção educativa. A base conceitual de educação fundamenta-se na perspectiva da aprendizagem significativa, aliada à construção de mapa conceitual e à realização de estudo de caso. Os dados foram coletados por meio de um questionário validado por especialistas. A média do conhecimento após a intervenção educativa teve aumento de 3,49 pontos. Não se verificou diferença significativa do conhecimento quando foi relacionado às variáveis sociais e de formação estudadas. Conclui-se que a intervenção educativa foi satisfatória na medida em que as informações sobre hipotermia foram ancoradas e modificadas na estrutura cognitiva dos auxiliares de enfermagem. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-10-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/52810 10.1590/S0080-62342012000700018 |
url |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/52810 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0080-62342012000700018 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/52810/56671 https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/52810/56672 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 46 (2012): Número Especial; 123-129 Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 46 (2012): special issue; 123-129 Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 46 (2012): Número especial; 123-129 1980-220X 0080-6234 reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
collection |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||nursingscholar@usp.br |
_version_ |
1800221735645085696 |