ALGUNS ASPECTOS DA INTEGRAÇÃO DOCENTE-ASSISTENCIAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Minzoni, Maria Aparecida
Data de Publicação: 1980
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/135542
Resumo: Este trabalho procura analisar a situação da docente de enfermagem e os três papéis que deve desempenhar: docência, assistência e pesquisa. Além disso, ainda existem os papéis que desempenha como pessoa humana, inserida num contexto social Analisa as motivações internas e externas e os conflitos e sentimentos que levam a docente a fugir de realização de algum desses papéis. Não tem resposta para as questões levantadas, porém sugere que um trabalho intenso, na prática e o auto-conhecimento, aliados à humildade ajudarão a enfermeira-docente a ser mais realista e a procurar um equilibrio.
id USP-24_58b53777dbd0a3a334c20eb173f15ddb
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/135542
network_acronym_str USP-24
network_name_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository_id_str
spelling ALGUNS ASPECTOS DA INTEGRAÇÃO DOCENTE-ASSISTENCIALSome aspects of teaching-service integrationEste trabalho procura analisar a situação da docente de enfermagem e os três papéis que deve desempenhar: docência, assistência e pesquisa. Além disso, ainda existem os papéis que desempenha como pessoa humana, inserida num contexto social Analisa as motivações internas e externas e os conflitos e sentimentos que levam a docente a fugir de realização de algum desses papéis. Não tem resposta para as questões levantadas, porém sugere que um trabalho intenso, na prática e o auto-conhecimento, aliados à humildade ajudarão a enfermeira-docente a ser mais realista e a procurar um equilibrio.This article analyzes the situation of the nursing educator and the three roles she should carry out: teaching, nursing service and research. Besides these roles are those she should carry out as human being in a social context. The internal and external motivation and the conflicts and feelings that cause an educator to avoid carrying out some of these roles are analyzed. No answer is given for the questions raised; however, it is suggested that an intense, humble study of experience, with self analysis, would help the nursing educator to be more realistic and to come to an equilibrium.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem1980-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/13554210.1590/0080-6234198001400300213Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 14 n. 3 (1980); 213-217Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 14 No. 3 (1980); 213-217Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 14 Núm. 3 (1980); 213-2171980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/135542/131393http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMinzoni, Maria Aparecida2017-08-11T18:51:07Zoai:revistas.usp.br:article/135542Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2017-08-11T18:51:07Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv ALGUNS ASPECTOS DA INTEGRAÇÃO DOCENTE-ASSISTENCIAL
Some aspects of teaching-service integration
title ALGUNS ASPECTOS DA INTEGRAÇÃO DOCENTE-ASSISTENCIAL
spellingShingle ALGUNS ASPECTOS DA INTEGRAÇÃO DOCENTE-ASSISTENCIAL
Minzoni, Maria Aparecida
title_short ALGUNS ASPECTOS DA INTEGRAÇÃO DOCENTE-ASSISTENCIAL
title_full ALGUNS ASPECTOS DA INTEGRAÇÃO DOCENTE-ASSISTENCIAL
title_fullStr ALGUNS ASPECTOS DA INTEGRAÇÃO DOCENTE-ASSISTENCIAL
title_full_unstemmed ALGUNS ASPECTOS DA INTEGRAÇÃO DOCENTE-ASSISTENCIAL
title_sort ALGUNS ASPECTOS DA INTEGRAÇÃO DOCENTE-ASSISTENCIAL
author Minzoni, Maria Aparecida
author_facet Minzoni, Maria Aparecida
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Minzoni, Maria Aparecida
description Este trabalho procura analisar a situação da docente de enfermagem e os três papéis que deve desempenhar: docência, assistência e pesquisa. Além disso, ainda existem os papéis que desempenha como pessoa humana, inserida num contexto social Analisa as motivações internas e externas e os conflitos e sentimentos que levam a docente a fugir de realização de algum desses papéis. Não tem resposta para as questões levantadas, porém sugere que um trabalho intenso, na prática e o auto-conhecimento, aliados à humildade ajudarão a enfermeira-docente a ser mais realista e a procurar um equilibrio.
publishDate 1980
dc.date.none.fl_str_mv 1980-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/135542
10.1590/0080-6234198001400300213
url https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/135542
identifier_str_mv 10.1590/0080-6234198001400300213
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/135542/131393
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 14 n. 3 (1980); 213-217
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 14 No. 3 (1980); 213-217
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 14 Núm. 3 (1980); 213-217
1980-220X
0080-6234
reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
collection Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||nursingscholar@usp.br
_version_ 1800221740440223745