AVALIAÇÃO DA ASSISTÊNCIA AMBULATORIAL DE ENFERMAGEM SEGUNDO A PERCEPÇÃO DO CLIENTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sanna,Maria Cristina
Data de Publicação: 1993
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62341993000100133
Resumo: Este trabalha revela a percepção dos clientes de um ambulatório de pediatria de um hospital universitário de grande porte sobre a qualidade da assistência de enfermagem recebida. A investigação foi orientada pela abordagem fenomenológica, que propiciou o desvelamento da realidade investigada a partir da análise do discurso dos clientes entrevistados. As falas estudadas foram agrupadas em três categorias: o Trabalho da Enfermagem, a Atitude da Enfermagem e a Avaliação do Atendimento Recebido. Sobre estes temas os entrevistados construíram uma conceituação pouco nítida da Enfermagem como ciência e como profissão. Os aspectos relacionais e os comentários sobre os comportamentos esperados e encontrados no relacionamento com os profissionais de enfermagem mereceram a maior parcela de atenção do entrevistados. A avaliação da assistência recebida foi centrada na ausência de queixas. A expectativa dos entrevistados esteve dirigida para a satisfação das necessidades de segurança e aceitação de que se acham privadas as mães de crianças que adoecem. O atendimento dessas necessidades propicia condições para o estabelecimento do vínculo profisssional-cliente, a partir do qual se contruirá o relacionamento terapêutico. Com a devolução dos resultados às enfermeiras responsáveis pela assistência ambulatorial, pretendeu-se contribuir para a melhoria da qualidade da assistência prestada.
id USP-24_59b9beba8a60408b8b54c31c33fd9feb
oai_identifier_str oai:scielo:S0080-62341993000100133
network_acronym_str USP-24
network_name_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository_id_str
spelling AVALIAÇÃO DA ASSISTÊNCIA AMBULATORIAL DE ENFERMAGEM SEGUNDO A PERCEPÇÃO DO CLIENTEAssistência ambulatorialAssistência de enfermagemAuditoria em enfermagemEste trabalha revela a percepção dos clientes de um ambulatório de pediatria de um hospital universitário de grande porte sobre a qualidade da assistência de enfermagem recebida. A investigação foi orientada pela abordagem fenomenológica, que propiciou o desvelamento da realidade investigada a partir da análise do discurso dos clientes entrevistados. As falas estudadas foram agrupadas em três categorias: o Trabalho da Enfermagem, a Atitude da Enfermagem e a Avaliação do Atendimento Recebido. Sobre estes temas os entrevistados construíram uma conceituação pouco nítida da Enfermagem como ciência e como profissão. Os aspectos relacionais e os comentários sobre os comportamentos esperados e encontrados no relacionamento com os profissionais de enfermagem mereceram a maior parcela de atenção do entrevistados. A avaliação da assistência recebida foi centrada na ausência de queixas. A expectativa dos entrevistados esteve dirigida para a satisfação das necessidades de segurança e aceitação de que se acham privadas as mães de crianças que adoecem. O atendimento dessas necessidades propicia condições para o estabelecimento do vínculo profisssional-cliente, a partir do qual se contruirá o relacionamento terapêutico. Com a devolução dos resultados às enfermeiras responsáveis pela assistência ambulatorial, pretendeu-se contribuir para a melhoria da qualidade da assistência prestada.Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem1993-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62341993000100133Revista da Escola de Enfermagem da USP v.27 n.1 1993reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/0080-6234199302700100133info:eu-repo/semantics/openAccessSanna,Maria Cristinapor2016-11-11T00:00:00Zoai:scielo:S0080-62341993000100133Revistahttp://www.scielo.br/reeuspPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2016-11-11T00:00Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv AVALIAÇÃO DA ASSISTÊNCIA AMBULATORIAL DE ENFERMAGEM SEGUNDO A PERCEPÇÃO DO CLIENTE
title AVALIAÇÃO DA ASSISTÊNCIA AMBULATORIAL DE ENFERMAGEM SEGUNDO A PERCEPÇÃO DO CLIENTE
spellingShingle AVALIAÇÃO DA ASSISTÊNCIA AMBULATORIAL DE ENFERMAGEM SEGUNDO A PERCEPÇÃO DO CLIENTE
Sanna,Maria Cristina
Assistência ambulatorial
Assistência de enfermagem
Auditoria em enfermagem
title_short AVALIAÇÃO DA ASSISTÊNCIA AMBULATORIAL DE ENFERMAGEM SEGUNDO A PERCEPÇÃO DO CLIENTE
title_full AVALIAÇÃO DA ASSISTÊNCIA AMBULATORIAL DE ENFERMAGEM SEGUNDO A PERCEPÇÃO DO CLIENTE
title_fullStr AVALIAÇÃO DA ASSISTÊNCIA AMBULATORIAL DE ENFERMAGEM SEGUNDO A PERCEPÇÃO DO CLIENTE
title_full_unstemmed AVALIAÇÃO DA ASSISTÊNCIA AMBULATORIAL DE ENFERMAGEM SEGUNDO A PERCEPÇÃO DO CLIENTE
title_sort AVALIAÇÃO DA ASSISTÊNCIA AMBULATORIAL DE ENFERMAGEM SEGUNDO A PERCEPÇÃO DO CLIENTE
author Sanna,Maria Cristina
author_facet Sanna,Maria Cristina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sanna,Maria Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Assistência ambulatorial
Assistência de enfermagem
Auditoria em enfermagem
topic Assistência ambulatorial
Assistência de enfermagem
Auditoria em enfermagem
description Este trabalha revela a percepção dos clientes de um ambulatório de pediatria de um hospital universitário de grande porte sobre a qualidade da assistência de enfermagem recebida. A investigação foi orientada pela abordagem fenomenológica, que propiciou o desvelamento da realidade investigada a partir da análise do discurso dos clientes entrevistados. As falas estudadas foram agrupadas em três categorias: o Trabalho da Enfermagem, a Atitude da Enfermagem e a Avaliação do Atendimento Recebido. Sobre estes temas os entrevistados construíram uma conceituação pouco nítida da Enfermagem como ciência e como profissão. Os aspectos relacionais e os comentários sobre os comportamentos esperados e encontrados no relacionamento com os profissionais de enfermagem mereceram a maior parcela de atenção do entrevistados. A avaliação da assistência recebida foi centrada na ausência de queixas. A expectativa dos entrevistados esteve dirigida para a satisfação das necessidades de segurança e aceitação de que se acham privadas as mães de crianças que adoecem. O atendimento dessas necessidades propicia condições para o estabelecimento do vínculo profisssional-cliente, a partir do qual se contruirá o relacionamento terapêutico. Com a devolução dos resultados às enfermeiras responsáveis pela assistência ambulatorial, pretendeu-se contribuir para a melhoria da qualidade da assistência prestada.
publishDate 1993
dc.date.none.fl_str_mv 1993-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62341993000100133
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62341993000100133
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/0080-6234199302700100133
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP v.27 n.1 1993
reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
collection Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||nursingscholar@usp.br
_version_ 1748936529528487936