O egresso de enfermagem da FENF/UERJ no mundo do trabalho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Norma Valéria Dantas de Oliveira
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Correia, Luiza Mara, Cunha, Luana dos Santos, Eccard, Juliana, Patrício, Roberta Alves, Antunes, Tatyane Costa Simões
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40693
Resumo: Estudo qualitativo da satisfação do egresso da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro no mundo do trabalho. Identifica e analisa a percepção do egresso sobre sua atuação e vivência no mundo do trabalho. O estudo faz parte do processo avaliativo institucional subseqüente a reforma curricular e implantação do projeto político pedagógico, baseado na Teoria Crítica da Educação. Os doze sujeitos graduaram-se no período de 2000 a 2005. Aplicaram-se entrevistas, e através da análise de conteúdo temática emergiram duas categorias empíricas: o prazer advindo do trabalho e o sofrimento advindo do trabalho. Conclui-se que o novo currículo tem produzido os resultados esperados. Os egressos vêm desempenhando atribuições de competência do enfermeiro e mostraram-se críticos e reflexivos em suas auto-avaliações. Considerou-se que são necessárias avaliações contínuas, capazes de permitir a identificação das exigências evolutivas do mercado de trabalho e conseqüentes reajustes nas propostas curriculares.
id USP-24_5b039f606ca484cea8bb0a918553b6cd
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/40693
network_acronym_str USP-24
network_name_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository_id_str
spelling O egresso de enfermagem da FENF/UERJ no mundo do trabalhoThe FENF/UERJ nursing graduate in the working worldEl egresado de enfermería de la FENF/UERJ en el mundo del trabajoEducationnursingCurriculumWorkJob marketEducación en enfermeríaCurriculumTrabajoMercado de trabajoEducação em enfermagemCurrículoTrabalhoMercado de trabalhoEstudo qualitativo da satisfação do egresso da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro no mundo do trabalho. Identifica e analisa a percepção do egresso sobre sua atuação e vivência no mundo do trabalho. O estudo faz parte do processo avaliativo institucional subseqüente a reforma curricular e implantação do projeto político pedagógico, baseado na Teoria Crítica da Educação. Os doze sujeitos graduaram-se no período de 2000 a 2005. Aplicaram-se entrevistas, e através da análise de conteúdo temática emergiram duas categorias empíricas: o prazer advindo do trabalho e o sofrimento advindo do trabalho. Conclui-se que o novo currículo tem produzido os resultados esperados. Os egressos vêm desempenhando atribuições de competência do enfermeiro e mostraram-se críticos e reflexivos em suas auto-avaliações. Considerou-se que são necessárias avaliações contínuas, capazes de permitir a identificação das exigências evolutivas do mercado de trabalho e conseqüentes reajustes nas propostas curriculares.Estudio cualitativo de satisfacción del egresado de la Facultad de Enfermería de la Universidad del Estado de Río de Janeiro en el mundo del trabajo. Identifica y analiza la percepción del egresado sobre su actuación y experiencia en el mundo del trabajo. El estudio forma parte del proceso evaluativo institucional subsecuente a la reforma curricular e implantación del proyecto político pedagógico, basado en la Teoría Crítica de la Educación. Los doce sujetos se graduaron en el período de 2000 a 2005. Se utilizaron entrevistas y, a través del análisis de contenido temático, surgieron dos categorías empíricas: el placer devenido del trabajo y el sufrimiento devenido del trabajo. Se concluye en que el nuevo currículo produjo los resultados esperados. Los egresados han venido desempeñando atribuciones de competencia del enfermero y se mostraron críticos y reflexivos en sus autoevaluaciones. Se consideró que son necesarias evaluaciones continuas, capaces de permitir la identificación de las exigencias evolutivas del mercado de trabajo y los consecuentes reajustes en las propuestas curriculares.This is a qualitative study on the satisfaction of nursing graduates from Rio de Janeiro State University (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) entering the working world. This study identifies and analyzes the graduates' perception of their practice and experience in the working world. The study is part of the institutional evaluative process subsequent to the curricular reform and implementation of the political-pedagogical project, based on the Critical Theory of Education. The twelve subjects graduated between the years 2000 and 2005. Interviews were applied, and using thematic content analysis two empirical categories emerged: the pleasure from work and the suffering from work. It is concluded that the new curriculum has produced the expected outcomes. The graduates have been performing practices specific to nurses and have proven to be critical and reflexive in their self-evaluations. There is a need for continuing evaluations that would permit to identify the advancement demands of the working market and the associated readjustments in the curricular proposals.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2011-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/4069310.1590/S0080-62342011000100035Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 45 n. 1 (2011); 250-257Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 45 No. 1 (2011); 250-257Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 45 Núm. 1 (2011); 250-2571980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40693/43949https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40693/43950http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Norma Valéria Dantas de OliveiraCorreia, Luiza MaraCunha, Luana dos SantosEccard, JulianaPatrício, Roberta AlvesAntunes, Tatyane Costa Simões2012-08-30T14:11:08Zoai:revistas.usp.br:article/40693Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2012-08-30T14:11:08Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O egresso de enfermagem da FENF/UERJ no mundo do trabalho
The FENF/UERJ nursing graduate in the working world
El egresado de enfermería de la FENF/UERJ en el mundo del trabajo
title O egresso de enfermagem da FENF/UERJ no mundo do trabalho
spellingShingle O egresso de enfermagem da FENF/UERJ no mundo do trabalho
Souza, Norma Valéria Dantas de Oliveira
Education
nursing
Curriculum
Work
Job market
Educación en enfermería
Curriculum
Trabajo
Mercado de trabajo
Educação em enfermagem
Currículo
Trabalho
Mercado de trabalho
title_short O egresso de enfermagem da FENF/UERJ no mundo do trabalho
title_full O egresso de enfermagem da FENF/UERJ no mundo do trabalho
title_fullStr O egresso de enfermagem da FENF/UERJ no mundo do trabalho
title_full_unstemmed O egresso de enfermagem da FENF/UERJ no mundo do trabalho
title_sort O egresso de enfermagem da FENF/UERJ no mundo do trabalho
author Souza, Norma Valéria Dantas de Oliveira
author_facet Souza, Norma Valéria Dantas de Oliveira
Correia, Luiza Mara
Cunha, Luana dos Santos
Eccard, Juliana
Patrício, Roberta Alves
Antunes, Tatyane Costa Simões
author_role author
author2 Correia, Luiza Mara
Cunha, Luana dos Santos
Eccard, Juliana
Patrício, Roberta Alves
Antunes, Tatyane Costa Simões
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Norma Valéria Dantas de Oliveira
Correia, Luiza Mara
Cunha, Luana dos Santos
Eccard, Juliana
Patrício, Roberta Alves
Antunes, Tatyane Costa Simões
dc.subject.por.fl_str_mv Education
nursing
Curriculum
Work
Job market
Educación en enfermería
Curriculum
Trabajo
Mercado de trabajo
Educação em enfermagem
Currículo
Trabalho
Mercado de trabalho
topic Education
nursing
Curriculum
Work
Job market
Educación en enfermería
Curriculum
Trabajo
Mercado de trabajo
Educação em enfermagem
Currículo
Trabalho
Mercado de trabalho
description Estudo qualitativo da satisfação do egresso da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro no mundo do trabalho. Identifica e analisa a percepção do egresso sobre sua atuação e vivência no mundo do trabalho. O estudo faz parte do processo avaliativo institucional subseqüente a reforma curricular e implantação do projeto político pedagógico, baseado na Teoria Crítica da Educação. Os doze sujeitos graduaram-se no período de 2000 a 2005. Aplicaram-se entrevistas, e através da análise de conteúdo temática emergiram duas categorias empíricas: o prazer advindo do trabalho e o sofrimento advindo do trabalho. Conclui-se que o novo currículo tem produzido os resultados esperados. Os egressos vêm desempenhando atribuições de competência do enfermeiro e mostraram-se críticos e reflexivos em suas auto-avaliações. Considerou-se que são necessárias avaliações contínuas, capazes de permitir a identificação das exigências evolutivas do mercado de trabalho e conseqüentes reajustes nas propostas curriculares.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40693
10.1590/S0080-62342011000100035
url https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40693
identifier_str_mv 10.1590/S0080-62342011000100035
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40693/43949
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40693/43950
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 45 n. 1 (2011); 250-257
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 45 No. 1 (2011); 250-257
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 45 Núm. 1 (2011); 250-257
1980-220X
0080-6234
reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
collection Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||nursingscholar@usp.br
_version_ 1800221727996772352