O conhecimento como fator de vulnerabilidade à tuberculose entre alunos de graduação e profissionais de enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mussi, Thaís Virgínia Felício
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Traldi, Maria Cristina, Talarico, Juliana Nery de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40999
Resumo: Este estudo intencionou identificar a vulnerabilidade à tuberculose (TB) relacionada à detenção de conhecimento sobre a doença, entre 76 alunos de graduação e profissionais de enfermagem. Trata-se de um estudo quantitativo-descritivo cujos dados foram coletados por meio de um questionário fechado acerca da transmissibilidade, formas de prevenção e medidas de biossegurança, diagnóstico e preconceitos sobre a doença. Os dados foram analisados por meio do software SAS versão 9.1.3, com nível de significância de 5% (p < 0.05). Foi evidenciada a vulnerabilidade à TB entre alunos e profissionais relacionada ao conhecimento atinente à transmissibilidade, formas de prevenção e medidas de biossegurança e diagnóstico. No tocante à transmissibilidade, observou-se maior vulnerabilidade entre os profissionais. Os resultados revelam necessidade de investimento em tal questão por parte de instituições médico-assistenciais, considerando o papel desempenhado pela enfermagem nas estratégias de prevenção e controle da doença.
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