Technical nursing course at PROFAE-Ceará: an analysis from the graduates' perspective
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40387 |
Resumo: | Este estudo objetivou analisar o curso Técnico em Enfermagem do PROFAE, sob a perspectiva dos egressos, vislumbrando o reconhecimento dos pontos fortes e as dificuldades decorrentes do desenvolvimento do curso. Estudo descritivo-exploratório de natureza qualitativa, desenvolvido com os egressos da Escola de Saúde Pública do Ceará. Foram realizados dois grupos focais, com 21 egressos, em maio e junho de 2007. Utilizou-se a análise de conteúdo para a compreensão das falas. Evidenciou-se que o curso proporcionou aquisição de conhecimentos, transformando a vida dos participantes, passando a ser agente de mudança no contexto de trabalho. Foram analisados a qualidade do currículo, a metodologia, o material didático disponibilizado pela instituição, bem como a atuação do corpo docente. Como pontos frágeis citaram-se a limitação do campo de estágio, duração do curso e gerenciamento de ajuda de custo. Entende-se que a avaliação representa um aspecto importante para o curso, ensejando o aperfeiçoamento da proposta. |
id |
USP-24_64c22dab370f949b9bcb853f52fc6ede |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/40387 |
network_acronym_str |
USP-24 |
network_name_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Technical nursing course at PROFAE-Ceará: an analysis from the graduates' perspectiveCurso Técnico de Enfermagem do PROFAE - Ceará: uma análise sob a óptica dos egressosCurso Técnico de Enfermería del PROFAE - Ceará: un análisis bajo la óptica de los egresadosEducationNursingAssociatenursingEducational measurementGraduación en Auxiliar de EnfermériaEducación en enfermériaEvaluación educacionalEducação Técnica em EnfermagemEducação em enfermagemAvaliação educacionalEste estudo objetivou analisar o curso Técnico em Enfermagem do PROFAE, sob a perspectiva dos egressos, vislumbrando o reconhecimento dos pontos fortes e as dificuldades decorrentes do desenvolvimento do curso. Estudo descritivo-exploratório de natureza qualitativa, desenvolvido com os egressos da Escola de Saúde Pública do Ceará. Foram realizados dois grupos focais, com 21 egressos, em maio e junho de 2007. Utilizou-se a análise de conteúdo para a compreensão das falas. Evidenciou-se que o curso proporcionou aquisição de conhecimentos, transformando a vida dos participantes, passando a ser agente de mudança no contexto de trabalho. Foram analisados a qualidade do currículo, a metodologia, o material didático disponibilizado pela instituição, bem como a atuação do corpo docente. Como pontos frágeis citaram-se a limitação do campo de estágio, duração do curso e gerenciamento de ajuda de custo. Entende-se que a avaliação representa um aspecto importante para o curso, ensejando o aperfeiçoamento da proposta.Este estudio objetivó analizar el curso Técnico en Enfermería del PROFAE, bajo la perspectiva de los egresados, con la finalidad de conocer los puntos fuertes y las dificultades provenientes del desarrollo del curso. Se trata de un estudio descriptivo y exploratorio, de naturaleza cualitativa, desarrollado con los egresados de la Escuela de Salud Pública de Ceará. Fueron creados dos grupos, con 21 egresados, en mayo y junio de 2.007. Se utilizó el análisis de contenido para comprender los diálogos. Se colocó en evidencia que el curso proporcionó la adquisición de conocimientos, transformando la vida de los participantes, pasando a ser un agente de cambios en el contexto de trabajo. Fueron analizados la calidad del currículum, la metodología, el material didáctico disponible en la institución, así como la actuación del cuerpo docente. Como puntos frágiles se citaron la limitación del campo de prácticas, la duración del curso y la administración de ayuda de costo. Se entiende que la evaluación representa un aspecto importante para el curso, que tiene por finalidad perfeccionar la propuesta.This study aimed to analyze PROFAE's technical Nursing course from the perspective of the students that had completed the course regarding the identification of strengths and weaknesses they identified during the program. This exploratory, qualitative-based descriptive study was carried out with graduates of the Public Healthcare School of Ceará, who had completed the course. Two focal groups composed of 21 graduates were organized in the months of May and June 2007. The content analysis was used for the comprehension of the discourses. Results indicated that the course provided the graduates with a great deal of knowledge, thus positively affecting their lives and transforming them into agents of change in their work contexts. The study analyzed the curriculum, the methodology, the textbooks and other available materials, as well as the professors. The reported weaknesses were training field limitations, the length of the course, and the sponsorship management. The present assessment represents an important tool for the development of the course, generating an opportunity for the improvement of the proposal.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2009-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/4038710.1590/S0080-62342009000300004Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 43 n. 3 (2009); 520-527Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 43 No. 3 (2009); 520-527Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 43 Núm. 3 (2009); 520-5271980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40387/43341https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40387/43342http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Carmem Cemires CavalcanteBezerra Filho, José GomesMachado, Márcia Maria TavaresMachado, Maria de Fátima Antero SousaJorge, Antônia CristinaCastro, Tânia Maria Saunders de2012-08-29T20:20:48Zoai:revistas.usp.br:article/40387Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2012-08-29T20:20:48Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Technical nursing course at PROFAE-Ceará: an analysis from the graduates' perspective Curso Técnico de Enfermagem do PROFAE - Ceará: uma análise sob a óptica dos egressos Curso Técnico de Enfermería del PROFAE - Ceará: un análisis bajo la óptica de los egresados |
title |
Technical nursing course at PROFAE-Ceará: an analysis from the graduates' perspective |
spellingShingle |
Technical nursing course at PROFAE-Ceará: an analysis from the graduates' perspective Costa, Carmem Cemires Cavalcante Education Nursing Associate nursing Educational measurement Graduación en Auxiliar de Enferméria Educación en enferméria Evaluación educacional Educação Técnica em Enfermagem Educação em enfermagem Avaliação educacional |
title_short |
Technical nursing course at PROFAE-Ceará: an analysis from the graduates' perspective |
title_full |
Technical nursing course at PROFAE-Ceará: an analysis from the graduates' perspective |
title_fullStr |
Technical nursing course at PROFAE-Ceará: an analysis from the graduates' perspective |
title_full_unstemmed |
Technical nursing course at PROFAE-Ceará: an analysis from the graduates' perspective |
title_sort |
Technical nursing course at PROFAE-Ceará: an analysis from the graduates' perspective |
author |
Costa, Carmem Cemires Cavalcante |
author_facet |
Costa, Carmem Cemires Cavalcante Bezerra Filho, José Gomes Machado, Márcia Maria Tavares Machado, Maria de Fátima Antero Sousa Jorge, Antônia Cristina Castro, Tânia Maria Saunders de |
author_role |
author |
author2 |
Bezerra Filho, José Gomes Machado, Márcia Maria Tavares Machado, Maria de Fátima Antero Sousa Jorge, Antônia Cristina Castro, Tânia Maria Saunders de |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Carmem Cemires Cavalcante Bezerra Filho, José Gomes Machado, Márcia Maria Tavares Machado, Maria de Fátima Antero Sousa Jorge, Antônia Cristina Castro, Tânia Maria Saunders de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Education Nursing Associate nursing Educational measurement Graduación en Auxiliar de Enferméria Educación en enferméria Evaluación educacional Educação Técnica em Enfermagem Educação em enfermagem Avaliação educacional |
topic |
Education Nursing Associate nursing Educational measurement Graduación en Auxiliar de Enferméria Educación en enferméria Evaluación educacional Educação Técnica em Enfermagem Educação em enfermagem Avaliação educacional |
description |
Este estudo objetivou analisar o curso Técnico em Enfermagem do PROFAE, sob a perspectiva dos egressos, vislumbrando o reconhecimento dos pontos fortes e as dificuldades decorrentes do desenvolvimento do curso. Estudo descritivo-exploratório de natureza qualitativa, desenvolvido com os egressos da Escola de Saúde Pública do Ceará. Foram realizados dois grupos focais, com 21 egressos, em maio e junho de 2007. Utilizou-se a análise de conteúdo para a compreensão das falas. Evidenciou-se que o curso proporcionou aquisição de conhecimentos, transformando a vida dos participantes, passando a ser agente de mudança no contexto de trabalho. Foram analisados a qualidade do currículo, a metodologia, o material didático disponibilizado pela instituição, bem como a atuação do corpo docente. Como pontos frágeis citaram-se a limitação do campo de estágio, duração do curso e gerenciamento de ajuda de custo. Entende-se que a avaliação representa um aspecto importante para o curso, ensejando o aperfeiçoamento da proposta. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40387 10.1590/S0080-62342009000300004 |
url |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40387 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0080-62342009000300004 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40387/43341 https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40387/43342 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 43 n. 3 (2009); 520-527 Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 43 No. 3 (2009); 520-527 Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 43 Núm. 3 (2009); 520-527 1980-220X 0080-6234 reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
collection |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||nursingscholar@usp.br |
_version_ |
1800221725531570176 |