Avaliação de desempenho docente, discente e de resultados na disciplina administração em enfermagem nas escolas de enfermagem no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kurcgant, Paulina
Data de Publicação: 2001
Outros Autores: Ciampone, Maria Helena Trench, Felli, Vanda Elisa Andres
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41258
Resumo: No presente trabalho os objetivos foram: analisar os referenciais teóricos relativos ao processo de avaliação de desempenho, buscando suas correlações com as diferentes correntes pedagógicas. Esses referenciais constituem as bases de análise dos dados que estão sendo coletados e trabalhados. O presente estudo está inserido em um projeto mais amplo, que vem sendo desenvolvido e que objetiva conhecer como se dá a avaliação docente, discente e de resultados nas disciplinas que tratam de conteúdos referentes à Administração em Enfermagem no âmbito dos cursos de Graduação e de Pós-Graduação no Brasil. Assim, espera-se contribuir para a explicitação e compreensão dessa realidade concreta, do processo de avaliação de desempenho, tendo em vista a transformação do ensino dessas disciplinas.
id USP-24_6fb1c7011aa72c74e1d7d26dce14dffe
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/41258
network_acronym_str USP-24
network_name_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository_id_str
spelling Avaliação de desempenho docente, discente e de resultados na disciplina administração em enfermagem nas escolas de enfermagem no BrasilEvalucion del desempeno docente, dicente y de resultados del curso de administración en enfermería en las escuelas de enfermería de BrasilTeaching staff, student, and achievement evaluation in nursing administration courses at nursing schools in BrazilEvaluation of teaching staff performanceEvaluation of student performanceEvaluation of achievementTeachingNursing AdministrationEvaluación de desempeno docenteEvaluación de desempeno dicenteEvaluación de resultadosEnseñanzaAdministración en EnfermeríaAvaliação de desempenho docenteAvaliação de desempenho discenteAvaliação de resultadosEnsinoAdministração em EnfermagemNo presente trabalho os objetivos foram: analisar os referenciais teóricos relativos ao processo de avaliação de desempenho, buscando suas correlações com as diferentes correntes pedagógicas. Esses referenciais constituem as bases de análise dos dados que estão sendo coletados e trabalhados. O presente estudo está inserido em um projeto mais amplo, que vem sendo desenvolvido e que objetiva conhecer como se dá a avaliação docente, discente e de resultados nas disciplinas que tratam de conteúdos referentes à Administração em Enfermagem no âmbito dos cursos de Graduação e de Pós-Graduação no Brasil. Assim, espera-se contribuir para a explicitação e compreensão dessa realidade concreta, do processo de avaliação de desempenho, tendo em vista a transformação do ensino dessas disciplinas.En este trabajo los objetivos fueron analizar los referenciales teóricos relativos al proceso de evaluación de desempeno, buscando sus correlaciones com las diferentes corrientes pedagógicas. Esos referenciales constituyen las bases del análisis de los Jatos que están siendo recolectados y trabajados. El presente estudio está inserto en um proyecto más amplio, que se viene desarrollando y que objetiva conocer como se de la evalución docente, docente y de resultados en los cursos que tratan de los contenidos referentes a la Administración en Enfermería rn rl ámbito del plan de estudios de la carrera de Enfermería, en los niveles de Pret-Grado y Pos-Grado, en Brasil. Así, se espera contribuir para la explicación y comprensión de esa realidad concetra, del proceso de evaluación de desempeno, teniendo en vista la tranformación de la enseñanza en las asignaturas que dictan esos contenidos.The objective of this study was to analyze the theoretical references related to the performance evaluation process, establishing their correlation to different pedagogical lines. These references constitute the foundation for the analysis of data being collected and studied. This study is part of a broader project, currently in progress, whose objective is to determine how to evaluate teachers, students and achievement in courses dealing with content related to Nursing Administration at the graduate and undergraduate levels in Brazil. We hope to be contributing to a clearer and better understanding of this concrete reality, and of the performance evaluation process in light of the changes in the teaching of such courses.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2001-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/4125810.1590/S0080-62342001000400010Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 35 n. 4 (2001); 374-380Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 35 No. 4 (2001); 374-380Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 35 Núm. 4 (2001); 374-3801980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41258/44814http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessKurcgant, PaulinaCiampone, Maria Helena TrenchFelli, Vanda Elisa Andres2012-08-31T18:51:47Zoai:revistas.usp.br:article/41258Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2012-08-31T18:51:47Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação de desempenho docente, discente e de resultados na disciplina administração em enfermagem nas escolas de enfermagem no Brasil
Evalucion del desempeno docente, dicente y de resultados del curso de administración en enfermería en las escuelas de enfermería de Brasil
Teaching staff, student, and achievement evaluation in nursing administration courses at nursing schools in Brazil
title Avaliação de desempenho docente, discente e de resultados na disciplina administração em enfermagem nas escolas de enfermagem no Brasil
spellingShingle Avaliação de desempenho docente, discente e de resultados na disciplina administração em enfermagem nas escolas de enfermagem no Brasil
Kurcgant, Paulina
Evaluation of teaching staff performance
Evaluation of student performance
Evaluation of achievement
Teaching
Nursing Administration
Evaluación de desempeno docente
Evaluación de desempeno dicente
Evaluación de resultados
Enseñanza
Administración en Enfermería
Avaliação de desempenho docente
Avaliação de desempenho discente
Avaliação de resultados
Ensino
Administração em Enfermagem
title_short Avaliação de desempenho docente, discente e de resultados na disciplina administração em enfermagem nas escolas de enfermagem no Brasil
title_full Avaliação de desempenho docente, discente e de resultados na disciplina administração em enfermagem nas escolas de enfermagem no Brasil
title_fullStr Avaliação de desempenho docente, discente e de resultados na disciplina administração em enfermagem nas escolas de enfermagem no Brasil
title_full_unstemmed Avaliação de desempenho docente, discente e de resultados na disciplina administração em enfermagem nas escolas de enfermagem no Brasil
title_sort Avaliação de desempenho docente, discente e de resultados na disciplina administração em enfermagem nas escolas de enfermagem no Brasil
author Kurcgant, Paulina
author_facet Kurcgant, Paulina
Ciampone, Maria Helena Trench
Felli, Vanda Elisa Andres
author_role author
author2 Ciampone, Maria Helena Trench
Felli, Vanda Elisa Andres
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kurcgant, Paulina
Ciampone, Maria Helena Trench
Felli, Vanda Elisa Andres
dc.subject.por.fl_str_mv Evaluation of teaching staff performance
Evaluation of student performance
Evaluation of achievement
Teaching
Nursing Administration
Evaluación de desempeno docente
Evaluación de desempeno dicente
Evaluación de resultados
Enseñanza
Administración en Enfermería
Avaliação de desempenho docente
Avaliação de desempenho discente
Avaliação de resultados
Ensino
Administração em Enfermagem
topic Evaluation of teaching staff performance
Evaluation of student performance
Evaluation of achievement
Teaching
Nursing Administration
Evaluación de desempeno docente
Evaluación de desempeno dicente
Evaluación de resultados
Enseñanza
Administración en Enfermería
Avaliação de desempenho docente
Avaliação de desempenho discente
Avaliação de resultados
Ensino
Administração em Enfermagem
description No presente trabalho os objetivos foram: analisar os referenciais teóricos relativos ao processo de avaliação de desempenho, buscando suas correlações com as diferentes correntes pedagógicas. Esses referenciais constituem as bases de análise dos dados que estão sendo coletados e trabalhados. O presente estudo está inserido em um projeto mais amplo, que vem sendo desenvolvido e que objetiva conhecer como se dá a avaliação docente, discente e de resultados nas disciplinas que tratam de conteúdos referentes à Administração em Enfermagem no âmbito dos cursos de Graduação e de Pós-Graduação no Brasil. Assim, espera-se contribuir para a explicitação e compreensão dessa realidade concreta, do processo de avaliação de desempenho, tendo em vista a transformação do ensino dessas disciplinas.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41258
10.1590/S0080-62342001000400010
url https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41258
identifier_str_mv 10.1590/S0080-62342001000400010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41258/44814
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 35 n. 4 (2001); 374-380
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 35 No. 4 (2001); 374-380
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 35 Núm. 4 (2001); 374-380
1980-220X
0080-6234
reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
collection Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||nursingscholar@usp.br
_version_ 1800221731483287552