Avaliação de desempenho docente, discente e de resultados na disciplina administração em enfermagem nas escolas de enfermagem no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
DOI: | 10.1590/S0080-62342001000400010 |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41258 |
Resumo: | No presente trabalho os objetivos foram: analisar os referenciais teóricos relativos ao processo de avaliação de desempenho, buscando suas correlações com as diferentes correntes pedagógicas. Esses referenciais constituem as bases de análise dos dados que estão sendo coletados e trabalhados. O presente estudo está inserido em um projeto mais amplo, que vem sendo desenvolvido e que objetiva conhecer como se dá a avaliação docente, discente e de resultados nas disciplinas que tratam de conteúdos referentes à Administração em Enfermagem no âmbito dos cursos de Graduação e de Pós-Graduação no Brasil. Assim, espera-se contribuir para a explicitação e compreensão dessa realidade concreta, do processo de avaliação de desempenho, tendo em vista a transformação do ensino dessas disciplinas. |
id |
USP-24_6fb1c7011aa72c74e1d7d26dce14dffe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/41258 |
network_acronym_str |
USP-24 |
network_name_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
spelling |
Avaliação de desempenho docente, discente e de resultados na disciplina administração em enfermagem nas escolas de enfermagem no BrasilEvalucion del desempeno docente, dicente y de resultados del curso de administración en enfermería en las escuelas de enfermería de BrasilTeaching staff, student, and achievement evaluation in nursing administration courses at nursing schools in BrazilEvaluation of teaching staff performanceEvaluation of student performanceEvaluation of achievementTeachingNursing AdministrationEvaluación de desempeno docenteEvaluación de desempeno dicenteEvaluación de resultadosEnseñanzaAdministración en EnfermeríaAvaliação de desempenho docenteAvaliação de desempenho discenteAvaliação de resultadosEnsinoAdministração em EnfermagemNo presente trabalho os objetivos foram: analisar os referenciais teóricos relativos ao processo de avaliação de desempenho, buscando suas correlações com as diferentes correntes pedagógicas. Esses referenciais constituem as bases de análise dos dados que estão sendo coletados e trabalhados. O presente estudo está inserido em um projeto mais amplo, que vem sendo desenvolvido e que objetiva conhecer como se dá a avaliação docente, discente e de resultados nas disciplinas que tratam de conteúdos referentes à Administração em Enfermagem no âmbito dos cursos de Graduação e de Pós-Graduação no Brasil. Assim, espera-se contribuir para a explicitação e compreensão dessa realidade concreta, do processo de avaliação de desempenho, tendo em vista a transformação do ensino dessas disciplinas.En este trabajo los objetivos fueron analizar los referenciales teóricos relativos al proceso de evaluación de desempeno, buscando sus correlaciones com las diferentes corrientes pedagógicas. Esos referenciales constituyen las bases del análisis de los Jatos que están siendo recolectados y trabajados. El presente estudio está inserto en um proyecto más amplio, que se viene desarrollando y que objetiva conocer como se de la evalución docente, docente y de resultados en los cursos que tratan de los contenidos referentes a la Administración en Enfermería rn rl ámbito del plan de estudios de la carrera de Enfermería, en los niveles de Pret-Grado y Pos-Grado, en Brasil. Así, se espera contribuir para la explicación y comprensión de esa realidad concetra, del proceso de evaluación de desempeno, teniendo en vista la tranformación de la enseñanza en las asignaturas que dictan esos contenidos.The objective of this study was to analyze the theoretical references related to the performance evaluation process, establishing their correlation to different pedagogical lines. These references constitute the foundation for the analysis of data being collected and studied. This study is part of a broader project, currently in progress, whose objective is to determine how to evaluate teachers, students and achievement in courses dealing with content related to Nursing Administration at the graduate and undergraduate levels in Brazil. We hope to be contributing to a clearer and better understanding of this concrete reality, and of the performance evaluation process in light of the changes in the teaching of such courses.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2001-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/4125810.1590/S0080-62342001000400010Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 35 n. 4 (2001); 374-380Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 35 No. 4 (2001); 374-380Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 35 Núm. 4 (2001); 374-3801980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41258/44814http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessKurcgant, PaulinaCiampone, Maria Helena TrenchFelli, Vanda Elisa Andres2012-08-31T18:51:47Zoai:revistas.usp.br:article/41258Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2012-08-31T18:51:47Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação de desempenho docente, discente e de resultados na disciplina administração em enfermagem nas escolas de enfermagem no Brasil Evalucion del desempeno docente, dicente y de resultados del curso de administración en enfermería en las escuelas de enfermería de Brasil Teaching staff, student, and achievement evaluation in nursing administration courses at nursing schools in Brazil |
title |
Avaliação de desempenho docente, discente e de resultados na disciplina administração em enfermagem nas escolas de enfermagem no Brasil |
spellingShingle |
Avaliação de desempenho docente, discente e de resultados na disciplina administração em enfermagem nas escolas de enfermagem no Brasil Avaliação de desempenho docente, discente e de resultados na disciplina administração em enfermagem nas escolas de enfermagem no Brasil Kurcgant, Paulina Evaluation of teaching staff performance Evaluation of student performance Evaluation of achievement Teaching Nursing Administration Evaluación de desempeno docente Evaluación de desempeno dicente Evaluación de resultados Enseñanza Administración en Enfermería Avaliação de desempenho docente Avaliação de desempenho discente Avaliação de resultados Ensino Administração em Enfermagem Kurcgant, Paulina Evaluation of teaching staff performance Evaluation of student performance Evaluation of achievement Teaching Nursing Administration Evaluación de desempeno docente Evaluación de desempeno dicente Evaluación de resultados Enseñanza Administración en Enfermería Avaliação de desempenho docente Avaliação de desempenho discente Avaliação de resultados Ensino Administração em Enfermagem |
title_short |
Avaliação de desempenho docente, discente e de resultados na disciplina administração em enfermagem nas escolas de enfermagem no Brasil |
title_full |
Avaliação de desempenho docente, discente e de resultados na disciplina administração em enfermagem nas escolas de enfermagem no Brasil |
title_fullStr |
Avaliação de desempenho docente, discente e de resultados na disciplina administração em enfermagem nas escolas de enfermagem no Brasil Avaliação de desempenho docente, discente e de resultados na disciplina administração em enfermagem nas escolas de enfermagem no Brasil |
title_full_unstemmed |
Avaliação de desempenho docente, discente e de resultados na disciplina administração em enfermagem nas escolas de enfermagem no Brasil Avaliação de desempenho docente, discente e de resultados na disciplina administração em enfermagem nas escolas de enfermagem no Brasil |
title_sort |
Avaliação de desempenho docente, discente e de resultados na disciplina administração em enfermagem nas escolas de enfermagem no Brasil |
author |
Kurcgant, Paulina |
author_facet |
Kurcgant, Paulina Kurcgant, Paulina Ciampone, Maria Helena Trench Felli, Vanda Elisa Andres Ciampone, Maria Helena Trench Felli, Vanda Elisa Andres |
author_role |
author |
author2 |
Ciampone, Maria Helena Trench Felli, Vanda Elisa Andres |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kurcgant, Paulina Ciampone, Maria Helena Trench Felli, Vanda Elisa Andres |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Evaluation of teaching staff performance Evaluation of student performance Evaluation of achievement Teaching Nursing Administration Evaluación de desempeno docente Evaluación de desempeno dicente Evaluación de resultados Enseñanza Administración en Enfermería Avaliação de desempenho docente Avaliação de desempenho discente Avaliação de resultados Ensino Administração em Enfermagem |
topic |
Evaluation of teaching staff performance Evaluation of student performance Evaluation of achievement Teaching Nursing Administration Evaluación de desempeno docente Evaluación de desempeno dicente Evaluación de resultados Enseñanza Administración en Enfermería Avaliação de desempenho docente Avaliação de desempenho discente Avaliação de resultados Ensino Administração em Enfermagem |
description |
No presente trabalho os objetivos foram: analisar os referenciais teóricos relativos ao processo de avaliação de desempenho, buscando suas correlações com as diferentes correntes pedagógicas. Esses referenciais constituem as bases de análise dos dados que estão sendo coletados e trabalhados. O presente estudo está inserido em um projeto mais amplo, que vem sendo desenvolvido e que objetiva conhecer como se dá a avaliação docente, discente e de resultados nas disciplinas que tratam de conteúdos referentes à Administração em Enfermagem no âmbito dos cursos de Graduação e de Pós-Graduação no Brasil. Assim, espera-se contribuir para a explicitação e compreensão dessa realidade concreta, do processo de avaliação de desempenho, tendo em vista a transformação do ensino dessas disciplinas. |
publishDate |
2001 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2001-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41258 10.1590/S0080-62342001000400010 |
url |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41258 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0080-62342001000400010 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41258/44814 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 35 n. 4 (2001); 374-380 Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 35 No. 4 (2001); 374-380 Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 35 Núm. 4 (2001); 374-380 1980-220X 0080-6234 reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
collection |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||nursingscholar@usp.br |
_version_ |
1822181697670610944 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.1590/S0080-62342001000400010 |