Nursing diagnoses identified in inpatients of an adult intensive care unit

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chianca, Tânia Couto Machado
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Lima, Ana Paula Souza, Salgado, Patrícia de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/48131
Resumo: Estudo descritivo para identificar nos registros de prontuários de pacientes internados em uma Unidade de Terapia Intensiva de Adultos os diagnósticos de enfermagem e mapear os diagnósticos mais frequentes às Necessidades Humanas Básicas. Obteve-se uma amostra de 44 prontuários. Identificaram-se 1.087 diagnósticos de enfermagem. Após exclusão de repetições, encontraram-se 28 diferentes títulos de diagnósticos. Vinte e cinco diagnósticos estavam relacionados às necessidades psicobiológicas, e três, às necessidades psicossociais. Sugere-se a realização de estudos que identifiquem, entre os diagnósticos de enfermagem formulados e as necessidades humanas afetadas, quais foram solucionados e para quais necessidades são predominantemente elaborados os cuidados. Os resultados deste estudo são importantes para a organização de conteúdos de ensino para alunos e enfermeiros, preparando-os para que, ao prestar o cuidado, considerem o ser humano, tanto nos aspectos biológicos, como emocionais e espirituais.
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spelling Nursing diagnoses identified in inpatients of an adult intensive care unitDiagnósticos de enfermería identificados en pacientes internados en unidad de terapia intensiva de adultosDiagnósticos de enfermagem identificados em pacientes internados em Unidade de Terapia Intensiva AdultoCuidados de enfermagemDiagnóstico de EnfermagemClassificaçãoUnidades de Terapia IntensivaHumanização da assistênciaAtención de enfermeríaDiagnóstico de EnfermeríaClasificaciónUnidades de Terapia IntensivaHumanización de la atenciónNursing careNursing DiagnosisClassificationIntensive Care UnitsHumanization of assistanceEstudo descritivo para identificar nos registros de prontuários de pacientes internados em uma Unidade de Terapia Intensiva de Adultos os diagnósticos de enfermagem e mapear os diagnósticos mais frequentes às Necessidades Humanas Básicas. Obteve-se uma amostra de 44 prontuários. Identificaram-se 1.087 diagnósticos de enfermagem. Após exclusão de repetições, encontraram-se 28 diferentes títulos de diagnósticos. Vinte e cinco diagnósticos estavam relacionados às necessidades psicobiológicas, e três, às necessidades psicossociais. Sugere-se a realização de estudos que identifiquem, entre os diagnósticos de enfermagem formulados e as necessidades humanas afetadas, quais foram solucionados e para quais necessidades são predominantemente elaborados os cuidados. Os resultados deste estudo são importantes para a organização de conteúdos de ensino para alunos e enfermeiros, preparando-os para que, ao prestar o cuidado, considerem o ser humano, tanto nos aspectos biológicos, como emocionais e espirituais.This descriptive study was performed to identify the nursing diagnoses in the records of the inpatients of an adult intensive care unit, and map the most frequent diagnosis according to the Fundamental Human Needs. The sample consisted of 44 patient records. A total of 1,087 nursing diagnoses were identified. After excluding the repetitions, 28 different diagnoses were identified. Twenty-five diagnoses were related to psychobiological needs, and three to psychosocial needs. Further studies should identify, among the formulated nursing diagnoses and the affected human needs, which problems were solved and for what needs the care is predominantly developed. The present study results are important for the organization of teaching content for students and nurses, preparing them to consider human beings as a whole when providing care, considering their biological, emotional, and spiritual aspects.Estudio descriptivo apuntando identificar en historias clínicas de pacientes internados en una Unidad de Terapia Intensiva de Adultos los diagnósticos de enfermería y mapear los diagnósticos más frecuentes relativos a las Necesidades Humanas Básicas. Se obtuvo una muestra de 44 historias clínicas. Se identificaron 1087 diagnósticos de enfermería. Luego de exclusión de repeticiones, se encontraron 28 diferentes títulos de diagnósticos. Veinticinco diagnósticos se relacionaban con necesidades psicobiológicas y tres a necesidades psicosociales. Se sugiere realizar estudios que identifiquen, entre los diagnósticos de enfermería formulados y las necesidades humanas afectadas, cuáles de ellos fueron solucionados y para cuáles necesidades son elaborados mayoritariamente los cuidados. Los resultados de este estudio son importantes para la organización de contenidos de enseñanza para alumnos y enfermeros, preparándolos para que al prestar el cuidado consideren al ser humano, tanto en aspectos biológicos como emocionales y espirituales.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2012-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/4813110.1590/S0080-62342012000500010Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 46 n. 5 (2012); 1102-1108Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 46 No. 5 (2012); 1102-1108Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 46 Núm. 5 (2012); 1102-11081980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/48131/51946https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/48131/51947http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessChianca, Tânia Couto MachadoLima, Ana Paula SouzaSalgado, Patrícia de Oliveira2012-12-13T19:57:08Zoai:revistas.usp.br:article/48131Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2012-12-13T19:57:08Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
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