Instrumento para evaluar el cuidado de graduandos de enfermería a la persona con herida

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Roberta Kaliny de Souza
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Torres, Gilson de Vasconcelos, Salvetti, Marina de Góes, Azevedo, Isabelle Campos de, Costa, Maria Antônia Teixeira da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
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Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/103207
Resumo: OBJETIVO Apresentar o processo de construção e validação de um instrumento para avaliar o cuidado à pessoa com ferida para aplicação com graduandos de enfermagem. MÉTODO Pesquisa metodológica, quantitativa, com aplicação da técnica Delphi em duas rodadas. A primeira com 30 juízes e a segunda com 18. A análise foi feita com o coeficiente Kappa ≥0,80, o índice de validade de conteúdo >;0,80, além do teste de Wilcoxon para comparações dos índices entre as rodadas. RESULTADOS Verificou-se que, das 20 categorias do instrumento, 18 apresentaram melhores escores na fase Delphi 2. Quanto aos requisitos de avaliação, constatou-se que os escores na segunda fase foram maiores em sete dos 10 itens. CONCLUSÃO A partir da avaliação dos juízes, foi definida uma versão do instrumento com índices de concordância e validade adequados, que poderá contribuir com a avaliação do cuidado de graduandos de enfermagem à pessoa com lesão cutânea.
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spelling Instrumento para evaluar el cuidado de graduandos de enfermería a la persona con herida Instrument for evaluating care given by undergraduate nursing students to people with wounds Instrumento para avaliar o cuidado de graduandos de enfermagem à pessoa com ferida OBJETIVO Apresentar o processo de construção e validação de um instrumento para avaliar o cuidado à pessoa com ferida para aplicação com graduandos de enfermagem. MÉTODO Pesquisa metodológica, quantitativa, com aplicação da técnica Delphi em duas rodadas. A primeira com 30 juízes e a segunda com 18. A análise foi feita com o coeficiente Kappa ≥0,80, o índice de validade de conteúdo >;0,80, além do teste de Wilcoxon para comparações dos índices entre as rodadas. RESULTADOS Verificou-se que, das 20 categorias do instrumento, 18 apresentaram melhores escores na fase Delphi 2. Quanto aos requisitos de avaliação, constatou-se que os escores na segunda fase foram maiores em sete dos 10 itens. CONCLUSÃO A partir da avaliação dos juízes, foi definida uma versão do instrumento com índices de concordância e validade adequados, que poderá contribuir com a avaliação do cuidado de graduandos de enfermagem à pessoa com lesão cutânea. OBJETIVO Presentar el proceso de construcción y validación de un instrumento para evaluar el cuidado a la persona con herida a fin de aplicarlo a los graduandos de enfermería. Método: Investigación metodológica, cuantitativa, con aplicación de la técnica Delphi en dos rondas. La primera con 30 jueces y la segunda con 18. El análisis se hizo mediante el coeficiente Kappa ≥0,80, el índice de validez de contenido >;0,80, además de la prueba de los rangos con signos de Wilcoxon para comparaciones de los índices entre las rondas. RESULTADOS Se verificó que, de las 20 categorías del instrumento, 18 presentaron mejores puntajes en la fase Delphi 2. En cuanto a los requisitos de evaluación, se advirtió que los puntajes en la segunda fase fueron mayores en siete de los 10 ítems. CONCLUSIÓN Desde la evaluación de los jueces, se definió una versión del instrumento con índices de concordancia y validez adecuados, la que podrá contribuir con la evaluación del cuidado de graduandos de enfermería a la persona con lesión cutánea. OBJECTIVE The aim of this study was to present the process of construction and validation of an instrument for evaluating the care provided to people with wounds, to be used with undergraduate nursing students. METHOD Methodological study, with quantitative approach, using the Delphi technique in two rounds, the first with 30 judges and the second with 18. The analysis was made with Kappa coefficient ≥0.80, and content validity index greater than >;0.80, also using the Wilcoxon test for comparison of the indices between the rounds. RESULTS It was found that of the 20 categories of the instrument, 18 presented better scores in the second Delphi round. Scores were greater in the second round in seven of the ten evaluation categories. CONCLUSION Based on the evaluation by the judges, a version of the instrument was defined with adequate indices of agreement and validity, which will be able to help in evaluating care of people with cutaneous injury given by undergraduate nursing students. Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2015-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/10320710.1590/S0080-623420150000200018Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 49 n. 2 (2015); 317-325Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 49 No. 2 (2015); 317-325Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 49 Núm. 2 (2015); 317-3251980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/103207/101616https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/103207/101617http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Roberta Kaliny de Souza Torres, Gilson de Vasconcelos Salvetti, Marina de Góes Azevedo, Isabelle Campos de Costa, Maria Antônia Teixeira da 2015-09-01T20:24:56Zoai:revistas.usp.br:article/103207Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2015-09-01T20:24:56Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
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