Construcción de instrumento para evaluar la exactitud diagnóstica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40427 |
Resumo: | Diagnósticos acurados são importantes para a escolha adequada de intervenções. Neste artigo relata-se pesquisa metodológica de desenvolvimento de instrumento para estimar a acurácia de diagnósticos de enfermagem a partir de dados escritos da avaliação de paciente. Elaborou-se a definição de acurácia e a construção dos itens que compõem o instrumento, submetendo-os a validação de conteúdo e teste piloto. O instrumento foi denominado Escala de Acurácia de Diagnóstico de Enfermagem - EADE e foi composto por 4 itens: Presença de pistas; Relevância da pista; Especificidade da pista e Coerência da pista. As respostas de 12 enfermeiros especialistas à aplicação da EADE aos diagnósticos de 5 casos escritos permitiram identificar valores para cada item e estimar a validade e confiabilidade da EADE. |
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Construcción de instrumento para evaluar la exactitud diagnósticaConstrução de instrumento para avaliar a acurácia diagnósticaDevelopment of an instrument to evaluate diagnosis accuracyNursing diagnosisValidation studiesReproducibility of resultsDiagnóstico de enfermeríaEstúdios de validaciónReproducibilidad de resultadosDiagnóstico de enfermagemEstudos de validaçãoReprodutibilidade dos testesDiagnósticos acurados são importantes para a escolha adequada de intervenções. Neste artigo relata-se pesquisa metodológica de desenvolvimento de instrumento para estimar a acurácia de diagnósticos de enfermagem a partir de dados escritos da avaliação de paciente. Elaborou-se a definição de acurácia e a construção dos itens que compõem o instrumento, submetendo-os a validação de conteúdo e teste piloto. O instrumento foi denominado Escala de Acurácia de Diagnóstico de Enfermagem - EADE e foi composto por 4 itens: Presença de pistas; Relevância da pista; Especificidade da pista e Coerência da pista. As respostas de 12 enfermeiros especialistas à aplicação da EADE aos diagnósticos de 5 casos escritos permitiram identificar valores para cada item e estimar a validade e confiabilidade da EADE.Diagnósticos precisos son importantes para la elección adecuada de las intervenciones. Este artículo se refiere al desarrollo de herramienta metodológica de investigación para estimar la precisión de los diagnósticos de enfermería apartir de datos escritos de la evaluación de paciente. Se elaboró la definición de la precisión y la construcción de los elementos que componen el instrumento, sometiéndolos a prueba del contenido y el test piloto. El instrumento fue llamado Exactitud Diagnóstica de Enfermería - EADE y estaba compuesto por 4 elementos: Presencia de pistas; Pertinencia de la pista; especificidad de la pista y la coherencia de la pista. Las respuestas de 12 enfermeros especialistas a la aplicación de EADE a los diagnósticos de 5 casos por escrito permitiran identificar los valores para cada tema y estimar la validez y la fiabilidad de EADE.Accurate diagnoses are important for choosing adequate interventions. This study reports on a methodological research that developed an instrument to estimate nursing diagnosis accuracy, based on written data from patients' assessment. A definition of accuracy was elaborated and the items that compose the instrument were constructed and submitted to content validation and pilot test. The instrument was named Nursing Diagnosis Accuracy Scale - NDAS and comprised four items: Presence of cues; Relevance of cues; Specificity and Coherence of cues. The answers of 12 expert nurses regarding the application of NDAS to the diagnoses of five written cases permitted the identification of values for each item and estimation of validity and reliability of the NDAS.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2009-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/4042710.1590/S0080-62342009000500013Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 43 (2009): Número Especial 1; 1088-1097Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 43 (2009): special issue 1; 1088-1097Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 43 (2009): Número especial 1; 1088-10971980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40427/43421https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40427/43422http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMatos, Fabiana Gonçalves de Oliveira AzevedoCruz, Diná de Almeida Lopes Monteiro da2012-08-29T20:26:04Zoai:revistas.usp.br:article/40427Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2012-08-29T20:26:04Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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