Métodos pedagógicos que influenciaram o planejamento das ações educativas dos enfermeiros: revisão bibliográfica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1999 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41097 |
Resumo: | Este trabalho busca identificar, em cinco períodos da História do Brasil, o uso, pelos enfermeiros, de metodologias pedagógicas nas ações educativas de saúde em enfermagem. Esta revisão procura resgatar a historicidade do processo educativo trilhado pela Enfermagem e propõe a incorporação, no planejamento das práticas educativas do enfermeiro, do uso de metodologias pedagógicas problematizadoras, concordando com os enfermeiros pesquisadores e assistenciais que defendem aplicação de ações educativas que permitam ao aprendiz apropriar-se de conhecimento técnico aliado à conscientização política de si e do mundo, permitindo-lhe criar e recriar ações cotidianas. |
id |
USP-24_73a679e229429cfedfafffa30c0fd9b3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/41097 |
network_acronym_str |
USP-24 |
network_name_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Métodos pedagógicos que influenciaram o planejamento das ações educativas dos enfermeiros: revisão bibliográficaPedagogical and conceptual models acting on nursing education planning: a bibliographic reviewHealth educationNursing educationEducação em SaúdeEducação em EnfermagemEste trabalho busca identificar, em cinco períodos da História do Brasil, o uso, pelos enfermeiros, de metodologias pedagógicas nas ações educativas de saúde em enfermagem. Esta revisão procura resgatar a historicidade do processo educativo trilhado pela Enfermagem e propõe a incorporação, no planejamento das práticas educativas do enfermeiro, do uso de metodologias pedagógicas problematizadoras, concordando com os enfermeiros pesquisadores e assistenciais que defendem aplicação de ações educativas que permitam ao aprendiz apropriar-se de conhecimento técnico aliado à conscientização política de si e do mundo, permitindo-lhe criar e recriar ações cotidianas.This paper looks historically and critically at the pedagogical and conceptual models using by nurses during five cycles of Brazilian. History in nursing education. This article examines the patterns of nursing education while this historical time and suggests to include pedagogic models based on problem solving in nursing health practice.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem1999-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/4109710.1590/S0080-62341999000200008Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 33 n. 2 (1999); 165-174Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 33 No. 2 (1999); 165-174Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 33 Núm. 2 (1999); 165-1741980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41097/44643http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAntunes, Maria José MoraesShigueno, Luiza Y. OkudairaMeneghin, Paolo2012-08-31T18:16:30Zoai:revistas.usp.br:article/41097Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2012-08-31T18:16:30Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Métodos pedagógicos que influenciaram o planejamento das ações educativas dos enfermeiros: revisão bibliográfica Pedagogical and conceptual models acting on nursing education planning: a bibliographic review |
title |
Métodos pedagógicos que influenciaram o planejamento das ações educativas dos enfermeiros: revisão bibliográfica |
spellingShingle |
Métodos pedagógicos que influenciaram o planejamento das ações educativas dos enfermeiros: revisão bibliográfica Antunes, Maria José Moraes Health education Nursing education Educação em Saúde Educação em Enfermagem |
title_short |
Métodos pedagógicos que influenciaram o planejamento das ações educativas dos enfermeiros: revisão bibliográfica |
title_full |
Métodos pedagógicos que influenciaram o planejamento das ações educativas dos enfermeiros: revisão bibliográfica |
title_fullStr |
Métodos pedagógicos que influenciaram o planejamento das ações educativas dos enfermeiros: revisão bibliográfica |
title_full_unstemmed |
Métodos pedagógicos que influenciaram o planejamento das ações educativas dos enfermeiros: revisão bibliográfica |
title_sort |
Métodos pedagógicos que influenciaram o planejamento das ações educativas dos enfermeiros: revisão bibliográfica |
author |
Antunes, Maria José Moraes |
author_facet |
Antunes, Maria José Moraes Shigueno, Luiza Y. Okudaira Meneghin, Paolo |
author_role |
author |
author2 |
Shigueno, Luiza Y. Okudaira Meneghin, Paolo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Antunes, Maria José Moraes Shigueno, Luiza Y. Okudaira Meneghin, Paolo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Health education Nursing education Educação em Saúde Educação em Enfermagem |
topic |
Health education Nursing education Educação em Saúde Educação em Enfermagem |
description |
Este trabalho busca identificar, em cinco períodos da História do Brasil, o uso, pelos enfermeiros, de metodologias pedagógicas nas ações educativas de saúde em enfermagem. Esta revisão procura resgatar a historicidade do processo educativo trilhado pela Enfermagem e propõe a incorporação, no planejamento das práticas educativas do enfermeiro, do uso de metodologias pedagógicas problematizadoras, concordando com os enfermeiros pesquisadores e assistenciais que defendem aplicação de ações educativas que permitam ao aprendiz apropriar-se de conhecimento técnico aliado à conscientização política de si e do mundo, permitindo-lhe criar e recriar ações cotidianas. |
publishDate |
1999 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1999-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41097 10.1590/S0080-62341999000200008 |
url |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41097 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0080-62341999000200008 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41097/44643 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 33 n. 2 (1999); 165-174 Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 33 No. 2 (1999); 165-174 Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 33 Núm. 2 (1999); 165-174 1980-220X 0080-6234 reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
collection |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||nursingscholar@usp.br |
_version_ |
1800221730383331328 |