A pesquisa e a articulação ensino-serviço na consolidação do Sistema Único de Saúde
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342011000800010 |
Resumo: | Esse texto se constitui de reflexões teóricas e vivenciais das autoras acerca da articulação entre pesquisa, ensino e serviços de saúde para a consolidação do Sistema Único de Saúde. As pesquisas de enfermagem na saúde coletiva possuem como desafio romper com as formas tradicionais em que se separa quem pesquisa, aprende, ensina e cuida. É da produção investigativa e reflexiva que se processa o movimento de transformação do processo de cuidar e de ensinar. Assim, as pesquisas para a consolidação do Sistema Único de Saúde clamam por uma intensa articulação entre o ensino-serviço e a produção de conhecimento. Desafia-nos a constituir projetos de pesquisa junto com os trabalhadores e isso implica em avançar da coleta de dados para a produção de dados, do levar estudantes para atividades e estágio para parceria e co-responsabilização pelas ações. Propomos assunção do não saber para criarmos práticas instituintes. |
id |
USP-24_75ffb72c10673a00f73284ae143b6b36 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0080-62342011000800010 |
network_acronym_str |
USP-24 |
network_name_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A pesquisa e a articulação ensino-serviço na consolidação do Sistema Único de SaúdeEnfermagem em saúde comunitáriaEducação em enfermagemPesquisa em enfermagemSistema Único de SaúdeEsse texto se constitui de reflexões teóricas e vivenciais das autoras acerca da articulação entre pesquisa, ensino e serviços de saúde para a consolidação do Sistema Único de Saúde. As pesquisas de enfermagem na saúde coletiva possuem como desafio romper com as formas tradicionais em que se separa quem pesquisa, aprende, ensina e cuida. É da produção investigativa e reflexiva que se processa o movimento de transformação do processo de cuidar e de ensinar. Assim, as pesquisas para a consolidação do Sistema Único de Saúde clamam por uma intensa articulação entre o ensino-serviço e a produção de conhecimento. Desafia-nos a constituir projetos de pesquisa junto com os trabalhadores e isso implica em avançar da coleta de dados para a produção de dados, do levar estudantes para atividades e estágio para parceria e co-responsabilização pelas ações. Propomos assunção do não saber para criarmos práticas instituintes.Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem2011-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342011000800010Revista da Escola de Enfermagem da USP v.45 n.spe2 2011reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/S0080-62342011000800010info:eu-repo/semantics/openAccessFortuna,Cinira MagaliMishima,Silvana MartinsMatumoto,SilviaPereira,Maria José BistafaOgata,Marcia Niitumapor2012-05-04T00:00:00Zoai:scielo:S0080-62342011000800010Revistahttp://www.scielo.br/reeuspPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2012-05-04T00:00Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A pesquisa e a articulação ensino-serviço na consolidação do Sistema Único de Saúde |
title |
A pesquisa e a articulação ensino-serviço na consolidação do Sistema Único de Saúde |
spellingShingle |
A pesquisa e a articulação ensino-serviço na consolidação do Sistema Único de Saúde Fortuna,Cinira Magali Enfermagem em saúde comunitária Educação em enfermagem Pesquisa em enfermagem Sistema Único de Saúde |
title_short |
A pesquisa e a articulação ensino-serviço na consolidação do Sistema Único de Saúde |
title_full |
A pesquisa e a articulação ensino-serviço na consolidação do Sistema Único de Saúde |
title_fullStr |
A pesquisa e a articulação ensino-serviço na consolidação do Sistema Único de Saúde |
title_full_unstemmed |
A pesquisa e a articulação ensino-serviço na consolidação do Sistema Único de Saúde |
title_sort |
A pesquisa e a articulação ensino-serviço na consolidação do Sistema Único de Saúde |
author |
Fortuna,Cinira Magali |
author_facet |
Fortuna,Cinira Magali Mishima,Silvana Martins Matumoto,Silvia Pereira,Maria José Bistafa Ogata,Marcia Niituma |
author_role |
author |
author2 |
Mishima,Silvana Martins Matumoto,Silvia Pereira,Maria José Bistafa Ogata,Marcia Niituma |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fortuna,Cinira Magali Mishima,Silvana Martins Matumoto,Silvia Pereira,Maria José Bistafa Ogata,Marcia Niituma |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enfermagem em saúde comunitária Educação em enfermagem Pesquisa em enfermagem Sistema Único de Saúde |
topic |
Enfermagem em saúde comunitária Educação em enfermagem Pesquisa em enfermagem Sistema Único de Saúde |
description |
Esse texto se constitui de reflexões teóricas e vivenciais das autoras acerca da articulação entre pesquisa, ensino e serviços de saúde para a consolidação do Sistema Único de Saúde. As pesquisas de enfermagem na saúde coletiva possuem como desafio romper com as formas tradicionais em que se separa quem pesquisa, aprende, ensina e cuida. É da produção investigativa e reflexiva que se processa o movimento de transformação do processo de cuidar e de ensinar. Assim, as pesquisas para a consolidação do Sistema Único de Saúde clamam por uma intensa articulação entre o ensino-serviço e a produção de conhecimento. Desafia-nos a constituir projetos de pesquisa junto com os trabalhadores e isso implica em avançar da coleta de dados para a produção de dados, do levar estudantes para atividades e estágio para parceria e co-responsabilização pelas ações. Propomos assunção do não saber para criarmos práticas instituintes. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342011000800010 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342011000800010 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0080-62342011000800010 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP v.45 n.spe2 2011 reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
collection |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||nursingscholar@usp.br |
_version_ |
1748936534918168576 |