A percepção do escolar sobre a hospitalização: contribuições para o cuidado de enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lapa,Danielle de Freitas
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Souza,Tania Vignuda de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342011000400003
Resumo: O estudo teve por objetivo descrever os sentimentos do escolar no que se refere à hospitalização e discutir a sua percepção sobre esse fato. Abordagem qualitativa com dados coletados por meio de gravação, utilizando entrevista semiestruturada, da qual obteve-se o tópico de análise: percepções e sentimentos apontados pelo escolar durante a hospitalização. Constatou-se que os sentimentos apontados pelas crianças, durante a hospitalização, são de restrição, medo, dor, preocupação, saudades e ansiedade. A maioria percebeu a hospitalização como algo negativo, contudo, esses sujeitos apontaram também aspectos positivos, como carinho exclusivo da mãe; acesso a produtos alimentares que não estão disponíveis em seu domicílio e compensações recebidas por estar doente. O brincar apareceu como uma atividade importante que ameniza os aspectos negativos da hospitalização. Concluiu-se que, apesar dos sentimentos negativos, o escolar é capaz de perceber que a hospitalização é importante para a sua recuperação.
id USP-24_7a69525ebe4e5eabe427dc82939dc74c
oai_identifier_str oai:scielo:S0080-62342011000400003
network_acronym_str USP-24
network_name_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository_id_str
spelling A percepção do escolar sobre a hospitalização: contribuições para o cuidado de enfermagemCriança hospitalizadaPercepçãoEnfermagem pediátricaJogos e brinquedosO estudo teve por objetivo descrever os sentimentos do escolar no que se refere à hospitalização e discutir a sua percepção sobre esse fato. Abordagem qualitativa com dados coletados por meio de gravação, utilizando entrevista semiestruturada, da qual obteve-se o tópico de análise: percepções e sentimentos apontados pelo escolar durante a hospitalização. Constatou-se que os sentimentos apontados pelas crianças, durante a hospitalização, são de restrição, medo, dor, preocupação, saudades e ansiedade. A maioria percebeu a hospitalização como algo negativo, contudo, esses sujeitos apontaram também aspectos positivos, como carinho exclusivo da mãe; acesso a produtos alimentares que não estão disponíveis em seu domicílio e compensações recebidas por estar doente. O brincar apareceu como uma atividade importante que ameniza os aspectos negativos da hospitalização. Concluiu-se que, apesar dos sentimentos negativos, o escolar é capaz de perceber que a hospitalização é importante para a sua recuperação.Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem2011-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342011000400003Revista da Escola de Enfermagem da USP v.45 n.4 2011reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/S0080-62342011000400003info:eu-repo/semantics/openAccessLapa,Danielle de FreitasSouza,Tania Vignuda depor2011-11-25T00:00:00Zoai:scielo:S0080-62342011000400003Revistahttp://www.scielo.br/reeuspPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2011-11-25T00:00Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A percepção do escolar sobre a hospitalização: contribuições para o cuidado de enfermagem
title A percepção do escolar sobre a hospitalização: contribuições para o cuidado de enfermagem
spellingShingle A percepção do escolar sobre a hospitalização: contribuições para o cuidado de enfermagem
Lapa,Danielle de Freitas
Criança hospitalizada
Percepção
Enfermagem pediátrica
Jogos e brinquedos
title_short A percepção do escolar sobre a hospitalização: contribuições para o cuidado de enfermagem
title_full A percepção do escolar sobre a hospitalização: contribuições para o cuidado de enfermagem
title_fullStr A percepção do escolar sobre a hospitalização: contribuições para o cuidado de enfermagem
title_full_unstemmed A percepção do escolar sobre a hospitalização: contribuições para o cuidado de enfermagem
title_sort A percepção do escolar sobre a hospitalização: contribuições para o cuidado de enfermagem
author Lapa,Danielle de Freitas
author_facet Lapa,Danielle de Freitas
Souza,Tania Vignuda de
author_role author
author2 Souza,Tania Vignuda de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lapa,Danielle de Freitas
Souza,Tania Vignuda de
dc.subject.por.fl_str_mv Criança hospitalizada
Percepção
Enfermagem pediátrica
Jogos e brinquedos
topic Criança hospitalizada
Percepção
Enfermagem pediátrica
Jogos e brinquedos
description O estudo teve por objetivo descrever os sentimentos do escolar no que se refere à hospitalização e discutir a sua percepção sobre esse fato. Abordagem qualitativa com dados coletados por meio de gravação, utilizando entrevista semiestruturada, da qual obteve-se o tópico de análise: percepções e sentimentos apontados pelo escolar durante a hospitalização. Constatou-se que os sentimentos apontados pelas crianças, durante a hospitalização, são de restrição, medo, dor, preocupação, saudades e ansiedade. A maioria percebeu a hospitalização como algo negativo, contudo, esses sujeitos apontaram também aspectos positivos, como carinho exclusivo da mãe; acesso a produtos alimentares que não estão disponíveis em seu domicílio e compensações recebidas por estar doente. O brincar apareceu como uma atividade importante que ameniza os aspectos negativos da hospitalização. Concluiu-se que, apesar dos sentimentos negativos, o escolar é capaz de perceber que a hospitalização é importante para a sua recuperação.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342011000400003
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342011000400003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0080-62342011000400003
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP v.45 n.4 2011
reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
collection Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||nursingscholar@usp.br
_version_ 1748936534495592448