Cuidando do recém-nascido em UTIN: convivendo com a fragilidade do viver/sobreviver à luz da complexidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Klock, Patricia
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92388
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2009.
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spelling Cuidando do recém-nascido em UTIN: convivendo com a fragilidade do viver/sobreviver à luz da complexidadeEnfermagemRecém-nascidosPrematurosNeonatologiaEnfermagem NeonatalUnidade de tratamento intensivoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2009.Este estudo trata da elaboração de um modelo que contempla o fenômeno do cuidado em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal a partir da compreensão do ser e fazer enquanto enfermeiro neste sistema complexo. Tal compreensão aborda as transformações ocorridas desde a criação das UTINs até a atualidade, vislumbrando sua busca pela integralidade ao oferecer um cuidado sensível e compartilhado. O referencial metodológico da Teoria Fundamentada nos Dados (Grounded theory) associado ao Paradigma da Complexidade de Edgar Morin foi utilizado na análise e na construção do Modelo Teórico: CUIDANDO DO RECÉM-NASCIDO EM UTIN: Convivendo com a fragilidade do viver/sobreviver à luz da complexidade. Participaram da pesquisa 11 sujeitos, entre enfermeiros e mães com bebês internados na UTIN. Utilizou-se a entrevista aberta para coleta dos dados. A análise comparativa dos dados subsidiou o processo de codificação, amostragem, saturação teórica, ordenação e integração dos dados. Os dados foram inseridos no software NVIVO, dando seqüência na organização e agrupamento dos mesmos. A organização dos códigos foi feita de acordo com suas propriedades e, então, agrupados em códigos preliminares, subcategorias e categorias. Através das inter-relações entre categorias, emergente dos dados coletados, identificou-se a categoria central, eixo norteador do Modelo Teórico, e integradora das categorias analíticas denominada: Convivendo com a fragilidade do viver/sobreviver: cuidado altamente complexo, sensível, singular e compartilhado em torno da qual giram as demais categorias: Buscando conhecimentos e competências; Gerenciando o cuidado na UTIN e Vivenciando as singularidades na UTIN. Neste contexto, o cuidado em UTIN se fortalece como uma das áreas da Enfermagem em constante desenvolvimento, visando conciliar os avanços tecnológicos importantes para o sobreviver do bebê prematuro com abordagens que valorizam as inter-relações em seu quotidiano, de modo sistêmico. Busca atuar nas diversas esferas do cuidado complexo em saúde, desde os serviços de apoio da instituição hospitalar e seus gestores até a academia, visando evitar atuações compartimentadas e isoladas, integrando e aplicando conhecimentos científicos, com ganhos para a prática profissional. Oferecer suporte tecnológico já não basta. A pesquisa ressalta que é necessário exercitar as potencialidades já inatas dos profissionais de enfermagem e caminhar para o encontro de outras, um verdadeiro convite a novas percepções de cuidar do neonato, sua família e os membros deste sistema complexo, numa constante inquietação e adaptação para as demandas que surgem. Assim, as indagações norteadoras desta pesquisa convidam para a ampliação de novos horizontes de investigação, de forma que as possibilidades de estudos indicadas permitam o aprofundamento no âmbito das organizações de saúde e da academia.This study deals with the elaboration of a model which contemplates the phenomenon of care in a Neonatal Intensive Care Unit (NICU), based on the comprehension of the human being and human actor as a nurse in this complex system. Such comprehension encompasses the transformations which have occurred since the creation of the NICUs, discerning its search for the entirety to offer sensible and shared care. The methodological reference of the Grounded Theory associated with Edgar Morins Complexity Theory was utilized in analysis and the construction of the Theoretical Model: CARING FOR THE NEWBORN IN THE NICU: Living with the fragility of living/surviving in the light of complexity. The sample was composed of 11 subjects, including nurses and mothers with newborns in the NICU. Open interviews were used in order to collect data. Comparative data analysis subsidized the data codification, sampling, theoretical saturation, ordering, and integration processes. Data was inserted into NVIVO software, providing a sequence in data organization and grouping. Organizing the codes was done according to their properties and thus, grouped in preliminary codes, subcategories, and categories. Through the relationships in these categories which emerged from the data collected, the central category, the guiding axis of the Theoretical Model and the integrating factor of the analytical categories was identified, denominated: Living with the fragility of living/surviving: highly complex, sensitive, singular, and shared care around which are the following categories: Seeking knowledge and competencies; Managing NICU care; and Living the singularities of the NICU. In this context, NICU care is strengthened as one of the Nursing areas in constant development, seeking to conciliate important technological advances towards premature newborn survival with the approaches which systematically value day-to-day relationships. It seeks to enact in the diverse spheres of complex health care, from the support services of the hospital institution and its management to academia, searching to avoid fragmented and isolated care through integrating and applying scientific knowledge with gains for professional practice. Offering technological support is no longer enough. Research highlights that it is necessary to exercise already innate potential in nursing professionals and work towards finding others, a true invitation towards new perceptions for care for the newborn, his/her family, and the members of this complex system in a constant unrest and adaptation of demands which may arise. Thus, the guiding questions of this study invite towards the amplification of new investigative horizons, in such a manner that the possibilities for suggested studies permit more profound in the realm of health care and academic organizations.Erdmann, Alacoque LorenziniUniversidade Federal de Santa CatarinaKlock, Patricia2012-10-24T08:24:51Z2012-10-24T08:24:51Z2012-10-24T08:24:51Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis89 f.| il.application/pdf272435http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92388porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-05T06:52:49Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/92388Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-05T06:52:49Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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