O cotidiano do enfermeiro em pesquisa clínica: um relato de experiência
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Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40571 |
Resumo: | O presente artigo consiste no relato de experiência das autoras como enfermeiras de um ensaio clínico randomizado, cego, de fase III, realizado na Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca / FIOCRUZ / RJ. Relata as atividades do enfermeiro na operacionalização de uma pesquisa clínica e destaca a sua importância neste novo campo de trabalho. Menciona a rigorosa implementação do protocolo clínico pelo enfermeiro, visando prevenir desvios, falhas e vieses, assim como o compromisso com a autenticidade dos registros, a atenção e o respeito aos direitos e bem-estar dos sujeitos. O enfermeiro pode exercer com qualidade atividades não somente assistenciais, como também de pesquisa, em áreas da saúde, como por exemplo os ensaios clínicos, através de monitoramento, supervisão e capacitação profissional. |
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O cotidiano do enfermeiro em pesquisa clínica: um relato de experiênciaThe daily activity of the nurse in clinical research: an experience reportLa rutina del enfermero en investigación clínica: relato de experienciaNursingClinical trialClinical protocolsPractice guidelineEnfermeríaEnsayo clínicoProtocolos clínicosGuia de práctica clínicaEnfermagemEnsaio clínicoProtocolos clínicosGuia de prática clínicaO presente artigo consiste no relato de experiência das autoras como enfermeiras de um ensaio clínico randomizado, cego, de fase III, realizado na Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca / FIOCRUZ / RJ. Relata as atividades do enfermeiro na operacionalização de uma pesquisa clínica e destaca a sua importância neste novo campo de trabalho. Menciona a rigorosa implementação do protocolo clínico pelo enfermeiro, visando prevenir desvios, falhas e vieses, assim como o compromisso com a autenticidade dos registros, a atenção e o respeito aos direitos e bem-estar dos sujeitos. O enfermeiro pode exercer com qualidade atividades não somente assistenciais, como também de pesquisa, em áreas da saúde, como por exemplo os ensaios clínicos, através de monitoramento, supervisão e capacitação profissional.The present study is a report on the authors' experience working nurses in a randomized, blinded, phase III clinical trial, developed at Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca / FIOCRUZ / RJ. This study describes the participation of nurses in the implementation of a clinical trial, highlighting their importance in this new field of work. The authors state the rigorous implementation of the clinical trial by the nurse, aiming to prevent errors, biases and failures; as well as the commitment to the authenticity of data collection, attention and respect to the rights and welfare of the study subjects. Nurses are not only able to perform with quality their usual patient-related tasks, but also research activities in health science, such as participating in clinical trials, monitoring, supervision and professional training.El presente artículo consiste en el relato de la experiencia de las autoras como enfermeras de un ensayo clínico randomizado, ciego, de fase III, realizado en la Escuela Nacional de Salud Pública Sérgio Arouca / FIOCRUZ / RJ (Brasil). Relata las actividades del enfermero en el marco del proceso operativo de una investigación clínica y destaca su importancia en este nuevo campo de trabajo. Menciona la implementación rigurosa del protocolo clínico por parte del enfermero, apuntando a prevenir desvíos, fallas y deslices, así como el compromiso con la autenticidad de los registros, la atención y el respeto a los derechos y al bienestar de los sujetos. El enfermero está calificado para ejercer otras actividades además de las típicas de carácter asistencial. Puede, por ejemplo, trabajar también en investigaciones en el área de salud, como los ensayos clínicos, a través del monitoreo, supervisión y capacitación profesional.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2010-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/4057110.1590/S0080-62342010000200040Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 44 n. 2 (2010); 526-530Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 44 No. 2 (2010); 526-530Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 44 Núm. 2 (2010); 526-5301980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40571/43711https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40571/43712http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAguiar, Daniele Fernandes deCamacho, Karla Gonçalves2012-08-29T20:47:17Zoai:revistas.usp.br:article/40571Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2012-08-29T20:47:17Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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