O ambiente estimulador ao desenvolvimento da criança hospitalizada
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41753 |
Resumo: | O estudo, sob uma abordagem qualitativa, utilizou o método de Observação Simples. Foi realizado com oito crianças internadas em duas unidades pediátricas de um hospital-escola do município de São Paulo. Seu objetivo foi identificar elementos estimuladores ao desenvolvimento da criança em um ambiente hospitalar. O estudo teve o propósito de motivar o profissional de enfermagem a adequar o ambiente hospitalar às necessidades da criança. Após análise dos dados coletados, as categorias desvelaram-se em: objetos e situações estimuladoras, procedimentos e inter-relacionamentos. Concluímos que a pessoa que compõe uma equipe de enfermagem desempenha importante função como um dos elementos estimuladores na assistência à criança hospitalizada, se for consciente desse papel. |
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O ambiente estimulador ao desenvolvimento da criança hospitalizadaEl ambiente que estimule el desarrolo del niño hospitalizadoThe stimulating environment for the development of hospitalized childrenHospitalized childChild developmentPediatric nursingNiño hospitalizadoDesarrollo infantilEnfermería pediátricaCriança hospitalizadaDesenvolvimento infantilEnfermagem pediátricaO estudo, sob uma abordagem qualitativa, utilizou o método de Observação Simples. Foi realizado com oito crianças internadas em duas unidades pediátricas de um hospital-escola do município de São Paulo. Seu objetivo foi identificar elementos estimuladores ao desenvolvimento da criança em um ambiente hospitalar. O estudo teve o propósito de motivar o profissional de enfermagem a adequar o ambiente hospitalar às necessidades da criança. Após análise dos dados coletados, as categorias desvelaram-se em: objetos e situações estimuladoras, procedimentos e inter-relacionamentos. Concluímos que a pessoa que compõe uma equipe de enfermagem desempenha importante função como um dos elementos estimuladores na assistência à criança hospitalizada, se for consciente desse papel.Estudio con enfoque cualitativo que utilizó el método de la observación simple. Realizado con ocho niños internados en dos servicios de pediatría de un hospital-escuela de la ciudad de São Paulo. El objetivo fue identificar elementos que estimulen el desarrollo del niño en un hospital. La finalidad fue motivar al profesional de enfermería para adaptar el ambiente hospitalario a las necesidades del niño. Posterior al análisis de los datos recolectados, las categorías fueron: objetos y situaciones que estimulen, procedimientos e interrelaciones. Concluyese que la persona que conforma un equipo de enfermería tiene una función importante, al ser elemento que estimula al niño durante su atención, sobretodo si es consciente de ese rol.This study presents a qualitative approach, and used the method of Simple Observation. It was carried out with eight children who were hospitalized in two pediatric units of a school hospital in São Paulo. Its purpose was to learn the stimulating elements for the development of a child in a hospital environment. Besides, it aimed at motivating nursing professionals to adapt the hospital environment to the child. After the analysis of the collected data, categories were organized as: stimulating objects and situations, procedures and inter-relationships. The conclusion is that the nursing team performs an important role as one of the stimulating elements in the hospitalized child care, since they are aware of this role.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2008-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/4175310.1590/S0080-62342008000300002Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 42 n. 3 (2008); 422-429Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 42 No. 3 (2008); 422-429Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 42 Núm. 3 (2008); 422-4291980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41753/45370https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41753/45371http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBortolote, Giovana SoaresBrêtas, José Roberto da Silva2012-09-03T17:47:55Zoai:revistas.usp.br:article/41753Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2012-09-03T17:47:55Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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O estudo, sob uma abordagem qualitativa, utilizou o método de Observação Simples. Foi realizado com oito crianças internadas em duas unidades pediátricas de um hospital-escola do município de São Paulo. Seu objetivo foi identificar elementos estimuladores ao desenvolvimento da criança em um ambiente hospitalar. O estudo teve o propósito de motivar o profissional de enfermagem a adequar o ambiente hospitalar às necessidades da criança. Após análise dos dados coletados, as categorias desvelaram-se em: objetos e situações estimuladoras, procedimentos e inter-relacionamentos. Concluímos que a pessoa que compõe uma equipe de enfermagem desempenha importante função como um dos elementos estimuladores na assistência à criança hospitalizada, se for consciente desse papel. |
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