Escolas de Nível Médio de Enfermagem: convergências e divergências das ações para sua criação e implementação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342012000200024 |
Resumo: | Estudo histórico-documental, interpretado à luz da teoria de Pierre Bourdieu, cujos objetivos são: identificar e descrever as convergências e divergências entre os movimentos que propiciaram a criação e implementação de escolas/cursos de nível médio de enfermagem, em sete hospitais privados modelo-referência da cidade de São Paulo, de 1945 a 1989, e explicar a intencionalidade das instituições estudadas na criação e implementação dessas escolas/cursos. Os resultados evidenciaram convergências e divergências sintetizadas nos itens: abertura e encerramento dos cursos, mantenedoras e vinculação religiosa de sua direção, fontes de financiamento, objetivos e finalidades, número de alunos formados e impacto na força de trabalho. Concluiu-se que os hospitais criaram suas escolas em momentos diferentes, mas com objetivos convergentes, quais sejam: preparar sua mão de obra, usufruir de serviços dos alunos, conquistar isenções fiscais e auxílios e agregar capital cultural, social e econômico e, consequentemente, poder simbólico, na luta travada por prestígio. |
id |
USP-24_8e187d0ded30e0e0d8de93e84151e2aa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0080-62342012000200024 |
network_acronym_str |
USP-24 |
network_name_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Escolas de Nível Médio de Enfermagem: convergências e divergências das ações para sua criação e implementaçãoEducação em enfermagemEnsino fundamental e médioEscolas de EnfermagemHistória da enfermagemEstudo histórico-documental, interpretado à luz da teoria de Pierre Bourdieu, cujos objetivos são: identificar e descrever as convergências e divergências entre os movimentos que propiciaram a criação e implementação de escolas/cursos de nível médio de enfermagem, em sete hospitais privados modelo-referência da cidade de São Paulo, de 1945 a 1989, e explicar a intencionalidade das instituições estudadas na criação e implementação dessas escolas/cursos. Os resultados evidenciaram convergências e divergências sintetizadas nos itens: abertura e encerramento dos cursos, mantenedoras e vinculação religiosa de sua direção, fontes de financiamento, objetivos e finalidades, número de alunos formados e impacto na força de trabalho. Concluiu-se que os hospitais criaram suas escolas em momentos diferentes, mas com objetivos convergentes, quais sejam: preparar sua mão de obra, usufruir de serviços dos alunos, conquistar isenções fiscais e auxílios e agregar capital cultural, social e econômico e, consequentemente, poder simbólico, na luta travada por prestígio.Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem2012-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342012000200024Revista da Escola de Enfermagem da USP v.46 n.2 2012reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/S0080-62342012000200024info:eu-repo/semantics/openAccessCaverni,Leila Maria RissiSanna,Maria Cristinapor2012-05-07T00:00:00Zoai:scielo:S0080-62342012000200024Revistahttp://www.scielo.br/reeuspPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2012-05-07T00:00Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Escolas de Nível Médio de Enfermagem: convergências e divergências das ações para sua criação e implementação |
title |
Escolas de Nível Médio de Enfermagem: convergências e divergências das ações para sua criação e implementação |
spellingShingle |
Escolas de Nível Médio de Enfermagem: convergências e divergências das ações para sua criação e implementação Caverni,Leila Maria Rissi Educação em enfermagem Ensino fundamental e médio Escolas de Enfermagem História da enfermagem |
title_short |
Escolas de Nível Médio de Enfermagem: convergências e divergências das ações para sua criação e implementação |
title_full |
Escolas de Nível Médio de Enfermagem: convergências e divergências das ações para sua criação e implementação |
title_fullStr |
Escolas de Nível Médio de Enfermagem: convergências e divergências das ações para sua criação e implementação |
title_full_unstemmed |
Escolas de Nível Médio de Enfermagem: convergências e divergências das ações para sua criação e implementação |
title_sort |
Escolas de Nível Médio de Enfermagem: convergências e divergências das ações para sua criação e implementação |
author |
Caverni,Leila Maria Rissi |
author_facet |
Caverni,Leila Maria Rissi Sanna,Maria Cristina |
author_role |
author |
author2 |
Sanna,Maria Cristina |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Caverni,Leila Maria Rissi Sanna,Maria Cristina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em enfermagem Ensino fundamental e médio Escolas de Enfermagem História da enfermagem |
topic |
Educação em enfermagem Ensino fundamental e médio Escolas de Enfermagem História da enfermagem |
description |
Estudo histórico-documental, interpretado à luz da teoria de Pierre Bourdieu, cujos objetivos são: identificar e descrever as convergências e divergências entre os movimentos que propiciaram a criação e implementação de escolas/cursos de nível médio de enfermagem, em sete hospitais privados modelo-referência da cidade de São Paulo, de 1945 a 1989, e explicar a intencionalidade das instituições estudadas na criação e implementação dessas escolas/cursos. Os resultados evidenciaram convergências e divergências sintetizadas nos itens: abertura e encerramento dos cursos, mantenedoras e vinculação religiosa de sua direção, fontes de financiamento, objetivos e finalidades, número de alunos formados e impacto na força de trabalho. Concluiu-se que os hospitais criaram suas escolas em momentos diferentes, mas com objetivos convergentes, quais sejam: preparar sua mão de obra, usufruir de serviços dos alunos, conquistar isenções fiscais e auxílios e agregar capital cultural, social e econômico e, consequentemente, poder simbólico, na luta travada por prestígio. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342012000200024 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342012000200024 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0080-62342012000200024 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP v.46 n.2 2012 reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
collection |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||nursingscholar@usp.br |
_version_ |
1748936535285170176 |