Los incidentes de seguridad del paciente y el fenómeno de la segunda víctima entre estudiantes de enfermeira
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/203535 |
Resumo: | Objetivo: mapear os fatores envolvidos em incidentes que fragilizam a segurança dos pacientes e que colaboram para o fenômeno da segunda vítima entre os estudantes de enfermagem. Método: estudo de abordagem qualitativa, de caráter exploratório-descritivo, realizado com 23 estudantes de enfermagem de uma Universidade Federal do Sul do Brasil. As entrevistas foram analisadas através da análise textual discursiva. O software Iramuteq auxiliou no processamento dos textos. Resultado: falhas na comunicação entre a equipe de saúde, ausência de protocolos e de equipamentos que priorizem a segurança do paciente e os fatores relacionados ao processo de ensino-aprendizagem favorecem a ocorrência de incidentes de segurança do paciente e corroboram para o fenômeno da segunda vítima entre estudantes de enfermagem. Conclusão a incorporação da temática sobre segurança do paciente no curso de enfermagem pode auxiliar o desenvolvimento de uma cultura de segurança do paciente, ao incentivar a cultura do relato, admitir a possibilidade do erro e o aprendizado a partir dele, estratégias que podem propiciar na mitigação dos efeitos da segunda vítima. |
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Los incidentes de seguridad del paciente y el fenómeno de la segunda víctima entre estudiantes de enfermeiraPatient Safety Incidents and the second victim phenomenon among nursing studentsIncidentes de segurança do paciente e o fenômeno da segunda vítima entre estudantes de enfermagemStudents, nursingEducation, nursingPatient SafetySafety managementClinical ClerkshipEstudantes de enfermagemEducação em enfermagemSegurança do pacienteGestão de segurançaEstágio clínicoEstudiantes de EnfermeríaEducación en EnfermeríaSeguridad del PacienteAdministración de la SeguridadPrácticas clínicasObjetivo: mapear os fatores envolvidos em incidentes que fragilizam a segurança dos pacientes e que colaboram para o fenômeno da segunda vítima entre os estudantes de enfermagem. Método: estudo de abordagem qualitativa, de caráter exploratório-descritivo, realizado com 23 estudantes de enfermagem de uma Universidade Federal do Sul do Brasil. As entrevistas foram analisadas através da análise textual discursiva. O software Iramuteq auxiliou no processamento dos textos. Resultado: falhas na comunicação entre a equipe de saúde, ausência de protocolos e de equipamentos que priorizem a segurança do paciente e os fatores relacionados ao processo de ensino-aprendizagem favorecem a ocorrência de incidentes de segurança do paciente e corroboram para o fenômeno da segunda vítima entre estudantes de enfermagem. Conclusão a incorporação da temática sobre segurança do paciente no curso de enfermagem pode auxiliar o desenvolvimento de uma cultura de segurança do paciente, ao incentivar a cultura do relato, admitir a possibilidade do erro e o aprendizado a partir dele, estratégias que podem propiciar na mitigação dos efeitos da segunda vítima.Objective: To map the factors involved in incidents that harm patient safety and contribute to the second victim phenomenon among nursing students. Method: Qualitative, exploratory-descriptive study addressing 23 nursing students attending a Federal University in the South of Brazil. The interviews were analyzed using text and discoursive analysis. The Iramuteq software supported the processing of texts. Results: Communication failures within the health staff, a lack of protocols and equipment that prioritize patient safety, and factors related to the teaching-learning process favor the occurrence of patient safety incidents and the second victim phenomenon among nursing students. Conclusion: Addressing the topic concerning patient safety in nursing programs can promote the patient safety culture by encouraging reporting and admitting the possibility of errors and learning from them, strategies that can mitigate second victim effects.Objetivo: mapear los factores que participan en incidentes que fragilizan la seguridad de los pacientes y que colaboran para el fenómeno de la segunda víctima entre los estudiantes de enfermería. Método: estudio de abordaje cualitativo, de carácter exploratorio y descriptivo, realizado en 23 estudiantes de enfermería de una Universidad Federal del sur de Brasil. Las entrevistas fueron analizadas a través del análisis textual discursivo. El software Iramuteq auxilió en el procesamiento de los textos. Resultado: las fallas en la comunicación entre el equipo de la salud; la ausencia de protocolos y de equipamientos que den prioridad a la seguridad del paciente; y, los factores relacionados al proceso de enseñanza y aprendizaje, favorecen la ocurrencia de incidentes de seguridad del paciente y corroboran el fenómeno de la segunda víctima entre estudiantes de enfermería. Conclusión: la incorporación de la temática sobre seguridad del paciente, en el curso de enfermería, puede auxiliar a desarrollar una cultura de seguridad del paciente al incentivar la cultura del relato, admitir la posibilidad del error e incentivar el aprendizaje; y, partiendo de este, crear estrategias que puedan auxiliar a mitigar los efectos de la segunda víctima.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2022-10-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/20353510.1590/1980-220X-REEUSP-2022-0005enRevista da Escola de Enfermagem da USP; v. 56 (2022); e20220005Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 56 (2022); e20220005Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 56 (2022); e202200051980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/203535/187487https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/203535/187486http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTavares, Ana Paula MousinhoBarlem, Jamila Geri TomaschewskiRocha, Laurelize PereiraOliveira, Aline Cristina Calçada deAvelino, Fernanda Valéria Silva DantasPaloski, Gabriela do Rosário2022-10-14T17:50:48Zoai:revistas.usp.br:article/203535Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2022-10-14T17:50:48Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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