SEGURIDAD DEL PACIENTE EN LA PERCEPCIÓN DE ESTUDIANTES DE ENFERMERÍA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Cogitare Enfermagem (Online) |
DOI: | 10.5380/ce.v21i5.43620 |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/43620 |
Resumo: | O estudo buscou conhecer a compreensão de acadêmicos em enfermagem a respeito da segurança do paciente a partir de seu contato com a prática. Estudo exploratório e descritivo, de natureza qualitativa, realizado em 2014, com 103 alunos do curso de graduação em Enfermagem de uma universidade federal do Sul do Brasil. Os alunos relataram como principais ações para a segurança do paciente, os cuidados com medicações e a integridade do paciente. Em relação à prática, consideraram o cuidado com o paciente e o comportamento individual e coletivo. Também citaram os erros de outros profissionais e a empatia com o paciente. Demonstram conhecimento sobre a cultura de segurança do paciente, mas esse ainda está relacionado ao empirismo, precisando de maior aprofundamento teórico-científico. Além disso, consideraram a segurança como algo pontual, e não processual e onipresente. |
id |
UFPR-15_f24e52cf31b4c278883d50557b25cef0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/43620 |
network_acronym_str |
UFPR-15 |
network_name_str |
Cogitare Enfermagem (Online) |
spelling |
SEGURIDAD DEL PACIENTE EN LA PERCEPCIÓN DE ESTUDIANTES DE ENFERMERÍASEGURANÇA DO PACIENTE NA PERCEPÇÃO DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEMPATIENT SAFETY FROM THE PERSPECTIVE OF NURSING STUDENTSPatient Safety; Nursing; Nursing Education; Culture; Nursing Students.Seguridad del Paciente; Enfermería; Educación en Enfermería; Cultura; Estudiantes de Enfermería.Enfermagem; Educação em Enfermagem; Segurança do PacienteSegurança do Paciente; Enfermagem; Educação em Enfermagem; Cultura; Estudantes de Enfermagem.O estudo buscou conhecer a compreensão de acadêmicos em enfermagem a respeito da segurança do paciente a partir de seu contato com a prática. Estudo exploratório e descritivo, de natureza qualitativa, realizado em 2014, com 103 alunos do curso de graduação em Enfermagem de uma universidade federal do Sul do Brasil. Os alunos relataram como principais ações para a segurança do paciente, os cuidados com medicações e a integridade do paciente. Em relação à prática, consideraram o cuidado com o paciente e o comportamento individual e coletivo. Também citaram os erros de outros profissionais e a empatia com o paciente. Demonstram conhecimento sobre a cultura de segurança do paciente, mas esse ainda está relacionado ao empirismo, precisando de maior aprofundamento teórico-científico. Além disso, consideraram a segurança como algo pontual, e não processual e onipresente.The study sought to determine the understanding of nursing students in relation to patient safety based on their practical nursing experience. This was an exploratory, descriptive, qualitative study conducted in 2014, with 103 undergraduate nursing students from a federal university in southern Brazil. The students reported that the main patient safety actions entailed precautions with medications and patient integrity. With regard to practices, they referred to precautions with patients and their individual and collective behaviors. They also mentioned errors committed by other professionals and the quality of empathy toward patients. They demonstrated knowledge of the patient safety culture, but more on an empirical level, with a need to delve deeper on a theoretical and scientific level. They also view safety as something ad hoc, not as procedural or pervasive.El estudio buscó conocer la comprensión de estudiantes de enfermería respecto de la seguridad del paciente a partir de su contacto con la práctica. Estudio exploratorio y descriptivo, de naturaleza cualitativa, realizado en 2014 con 103 alumnos del curso de grado en Enfermería de una universidad federal del Sur de Brasil. Los alumnos mencionaron como principales acciones de seguridad del paciente el cuidado con medicaciones y la integridad del paciente. Respecto de la práctica, consideran el cuidado con el paciente y el comportamiento individual y colectivo. También citaron los errores de otros profesionales y la empatía con el paciente. Demuestran conocimiento sobre la cultura de seguridad del paciente, pero este aún está relacionado al empirismo, necesitando de mayor profundización teórica y científica. Además, consideran a la seguridad como aspecto puntual, y no procesal y omnipresente.Universidade Federal do ParanáIlha, PatríciaRadünz, VeraTourinho, Francis Solange VieiraMarinho, Monique Mendes2016-08-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Originalapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/4362010.5380/ce.v21i5.43620Cogitare Enfermagem; v. 21, n. 5 (2016)Cogitare Enfermagem; v. 21, n. 5 (2016)Cogitare Enfermagem; v. 21, n. 5 (2016)2176-91331414-853610.5380/ce.v21i5reponame:Cogitare Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporenghttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/43620/pdfhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/43620/pdf_1https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/43620/22513https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/43620/22514https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/43620/22515https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/43620/22529https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/43620/25509https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/43620/25587https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/43620/25588info:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-07T20:34:44Zoai:revistas.ufpr.br:article/43620Revistahttps://revistas.ufpr.br/cogitare/indexPUBhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/oaicogitare@ufpr.br2176-91331414-8536opendoar:2021-12-07T20:34:44Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
SEGURIDAD DEL PACIENTE EN LA PERCEPCIÓN DE ESTUDIANTES DE ENFERMERÍA SEGURANÇA DO PACIENTE NA PERCEPÇÃO DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM PATIENT SAFETY FROM THE PERSPECTIVE OF NURSING STUDENTS |
title |
SEGURIDAD DEL PACIENTE EN LA PERCEPCIÓN DE ESTUDIANTES DE ENFERMERÍA |
spellingShingle |
SEGURIDAD DEL PACIENTE EN LA PERCEPCIÓN DE ESTUDIANTES DE ENFERMERÍA SEGURIDAD DEL PACIENTE EN LA PERCEPCIÓN DE ESTUDIANTES DE ENFERMERÍA Ilha, Patrícia Patient Safety; Nursing; Nursing Education; Culture; Nursing Students. Seguridad del Paciente; Enfermería; Educación en Enfermería; Cultura; Estudiantes de Enfermería. Enfermagem; Educação em Enfermagem; Segurança do Paciente Segurança do Paciente; Enfermagem; Educação em Enfermagem; Cultura; Estudantes de Enfermagem. Ilha, Patrícia Patient Safety; Nursing; Nursing Education; Culture; Nursing Students. Seguridad del Paciente; Enfermería; Educación en Enfermería; Cultura; Estudiantes de Enfermería. Enfermagem; Educação em Enfermagem; Segurança do Paciente Segurança do Paciente; Enfermagem; Educação em Enfermagem; Cultura; Estudantes de Enfermagem. |
title_short |
SEGURIDAD DEL PACIENTE EN LA PERCEPCIÓN DE ESTUDIANTES DE ENFERMERÍA |
title_full |
SEGURIDAD DEL PACIENTE EN LA PERCEPCIÓN DE ESTUDIANTES DE ENFERMERÍA |
title_fullStr |
SEGURIDAD DEL PACIENTE EN LA PERCEPCIÓN DE ESTUDIANTES DE ENFERMERÍA SEGURIDAD DEL PACIENTE EN LA PERCEPCIÓN DE ESTUDIANTES DE ENFERMERÍA |
title_full_unstemmed |
SEGURIDAD DEL PACIENTE EN LA PERCEPCIÓN DE ESTUDIANTES DE ENFERMERÍA SEGURIDAD DEL PACIENTE EN LA PERCEPCIÓN DE ESTUDIANTES DE ENFERMERÍA |
title_sort |
SEGURIDAD DEL PACIENTE EN LA PERCEPCIÓN DE ESTUDIANTES DE ENFERMERÍA |
author |
Ilha, Patrícia |
author_facet |
Ilha, Patrícia Ilha, Patrícia Radünz, Vera Tourinho, Francis Solange Vieira Marinho, Monique Mendes Radünz, Vera Tourinho, Francis Solange Vieira Marinho, Monique Mendes |
author_role |
author |
author2 |
Radünz, Vera Tourinho, Francis Solange Vieira Marinho, Monique Mendes |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ilha, Patrícia Radünz, Vera Tourinho, Francis Solange Vieira Marinho, Monique Mendes |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Patient Safety; Nursing; Nursing Education; Culture; Nursing Students. Seguridad del Paciente; Enfermería; Educación en Enfermería; Cultura; Estudiantes de Enfermería. Enfermagem; Educação em Enfermagem; Segurança do Paciente Segurança do Paciente; Enfermagem; Educação em Enfermagem; Cultura; Estudantes de Enfermagem. |
topic |
Patient Safety; Nursing; Nursing Education; Culture; Nursing Students. Seguridad del Paciente; Enfermería; Educación en Enfermería; Cultura; Estudiantes de Enfermería. Enfermagem; Educação em Enfermagem; Segurança do Paciente Segurança do Paciente; Enfermagem; Educação em Enfermagem; Cultura; Estudantes de Enfermagem. |
description |
O estudo buscou conhecer a compreensão de acadêmicos em enfermagem a respeito da segurança do paciente a partir de seu contato com a prática. Estudo exploratório e descritivo, de natureza qualitativa, realizado em 2014, com 103 alunos do curso de graduação em Enfermagem de uma universidade federal do Sul do Brasil. Os alunos relataram como principais ações para a segurança do paciente, os cuidados com medicações e a integridade do paciente. Em relação à prática, consideraram o cuidado com o paciente e o comportamento individual e coletivo. Também citaram os erros de outros profissionais e a empatia com o paciente. Demonstram conhecimento sobre a cultura de segurança do paciente, mas esse ainda está relacionado ao empirismo, precisando de maior aprofundamento teórico-científico. Além disso, consideraram a segurança como algo pontual, e não processual e onipresente. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-08-17 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Original |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/43620 10.5380/ce.v21i5.43620 |
url |
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/43620 |
identifier_str_mv |
10.5380/ce.v21i5.43620 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/43620/pdf https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/43620/pdf_1 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/43620/22513 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/43620/22514 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/43620/22515 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/43620/22529 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/43620/25509 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/43620/25587 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/43620/25588 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cogitare Enfermagem; v. 21, n. 5 (2016) Cogitare Enfermagem; v. 21, n. 5 (2016) Cogitare Enfermagem; v. 21, n. 5 (2016) 2176-9133 1414-8536 10.5380/ce.v21i5 reponame:Cogitare Enfermagem (Online) instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Cogitare Enfermagem (Online) |
collection |
Cogitare Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
cogitare@ufpr.br |
_version_ |
1822180356636278784 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.5380/ce.v21i5.43620 |