O ensino do cuidar na Graduação em Enfermagem sob a perspectiva da complexidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva,Ana Lúcia da
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Freitas,Marlene Gomes de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342010000300019
Resumo: Trata-se de estudo que destaca o ensino do cuidar na Graduação em Enfermagem sob a perspectiva da Complexidade, defendida e pesquisada por Edgar Morin. Optou-se pela pesquisa qualitativa, utilizando a Análise de Conteúdo Temática. Realizaram-se doze entrevistas individuais semiestruturadas, tendo como cenário uma universidade particular da cidade de São Paulo, Brasil. Os dados foram coletados entre 2004 e 2005, a partir da questão norteadora. A análise dos dados conduziu para as seguintes categorias, aqui denominadas de Sinalizadores Pedagógicos Complexos, que deram sentido ao significado de cuidar complexo. Os resultados evidenciaram que os entrevistados perceberam e expressaram o cuidar sensível em enfermagem, relacionando e inter-relacionando as partes ao todo e o todo às partes, aproximando-se de um cuidar complexo.
id USP-24_902a61c472725031189cbf4f2671d043
oai_identifier_str oai:scielo:S0080-62342010000300019
network_acronym_str USP-24
network_name_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository_id_str
spelling O ensino do cuidar na Graduação em Enfermagem sob a perspectiva da complexidadeFilosofia em enfermagemCuidados de enfermagemConhecimentoEducação em enfermagemTrata-se de estudo que destaca o ensino do cuidar na Graduação em Enfermagem sob a perspectiva da Complexidade, defendida e pesquisada por Edgar Morin. Optou-se pela pesquisa qualitativa, utilizando a Análise de Conteúdo Temática. Realizaram-se doze entrevistas individuais semiestruturadas, tendo como cenário uma universidade particular da cidade de São Paulo, Brasil. Os dados foram coletados entre 2004 e 2005, a partir da questão norteadora. A análise dos dados conduziu para as seguintes categorias, aqui denominadas de Sinalizadores Pedagógicos Complexos, que deram sentido ao significado de cuidar complexo. Os resultados evidenciaram que os entrevistados perceberam e expressaram o cuidar sensível em enfermagem, relacionando e inter-relacionando as partes ao todo e o todo às partes, aproximando-se de um cuidar complexo.Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem2010-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342010000300019Revista da Escola de Enfermagem da USP v.44 n.3 2010reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/S0080-62342010000300019info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Ana Lúcia daFreitas,Marlene Gomes depor2010-10-07T00:00:00Zoai:scielo:S0080-62342010000300019Revistahttp://www.scielo.br/reeuspPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2010-10-07T00:00Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino do cuidar na Graduação em Enfermagem sob a perspectiva da complexidade
title O ensino do cuidar na Graduação em Enfermagem sob a perspectiva da complexidade
spellingShingle O ensino do cuidar na Graduação em Enfermagem sob a perspectiva da complexidade
Silva,Ana Lúcia da
Filosofia em enfermagem
Cuidados de enfermagem
Conhecimento
Educação em enfermagem
title_short O ensino do cuidar na Graduação em Enfermagem sob a perspectiva da complexidade
title_full O ensino do cuidar na Graduação em Enfermagem sob a perspectiva da complexidade
title_fullStr O ensino do cuidar na Graduação em Enfermagem sob a perspectiva da complexidade
title_full_unstemmed O ensino do cuidar na Graduação em Enfermagem sob a perspectiva da complexidade
title_sort O ensino do cuidar na Graduação em Enfermagem sob a perspectiva da complexidade
author Silva,Ana Lúcia da
author_facet Silva,Ana Lúcia da
Freitas,Marlene Gomes de
author_role author
author2 Freitas,Marlene Gomes de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva,Ana Lúcia da
Freitas,Marlene Gomes de
dc.subject.por.fl_str_mv Filosofia em enfermagem
Cuidados de enfermagem
Conhecimento
Educação em enfermagem
topic Filosofia em enfermagem
Cuidados de enfermagem
Conhecimento
Educação em enfermagem
description Trata-se de estudo que destaca o ensino do cuidar na Graduação em Enfermagem sob a perspectiva da Complexidade, defendida e pesquisada por Edgar Morin. Optou-se pela pesquisa qualitativa, utilizando a Análise de Conteúdo Temática. Realizaram-se doze entrevistas individuais semiestruturadas, tendo como cenário uma universidade particular da cidade de São Paulo, Brasil. Os dados foram coletados entre 2004 e 2005, a partir da questão norteadora. A análise dos dados conduziu para as seguintes categorias, aqui denominadas de Sinalizadores Pedagógicos Complexos, que deram sentido ao significado de cuidar complexo. Os resultados evidenciaram que os entrevistados perceberam e expressaram o cuidar sensível em enfermagem, relacionando e inter-relacionando as partes ao todo e o todo às partes, aproximando-se de um cuidar complexo.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342010000300019
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342010000300019
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0080-62342010000300019
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP v.44 n.3 2010
reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
collection Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||nursingscholar@usp.br
_version_ 1748936533739569152