O ensino do cuidar na Graduação em Enfermagem sob a perspectiva da complexidade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40593 |
Resumo: | Trata-se de estudo que destaca o ensino do cuidar na Graduação em Enfermagem sob a perspectiva da Complexidade, defendida e pesquisada por Edgar Morin. Optou-se pela pesquisa qualitativa, utilizando a Análise de Conteúdo Temática. Realizaram-se doze entrevistas individuais semiestruturadas, tendo como cenário uma universidade particular da cidade de São Paulo, Brasil. Os dados foram coletados entre 2004 e 2005, a partir da questão norteadora. A análise dos dados conduziu para as seguintes categorias, aqui denominadas de Sinalizadores Pedagógicos Complexos, que deram sentido ao significado de cuidar complexo. Os resultados evidenciaram que os entrevistados perceberam e expressaram o cuidar sensível em enfermagem, relacionando e inter-relacionando as partes ao todo e o todo às partes, aproximando-se de um cuidar complexo. |
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O ensino do cuidar na Graduação em Enfermagem sob a perspectiva da complexidadeLa enseñanza del cuidar en la graduación en enfermería bajo la perspectiva de la integralidadTeaching care in nursing graduation according to the perspective of complexityPhilosophynursingNursing careKnowledgeEducationFilosofía en enfermeríaAtención de enfermeríaConocimientoEducación en enfermeríaFilosofia em enfermagemCuidados de enfermagemConhecimentoEducação em enfermagemTrata-se de estudo que destaca o ensino do cuidar na Graduação em Enfermagem sob a perspectiva da Complexidade, defendida e pesquisada por Edgar Morin. Optou-se pela pesquisa qualitativa, utilizando a Análise de Conteúdo Temática. Realizaram-se doze entrevistas individuais semiestruturadas, tendo como cenário uma universidade particular da cidade de São Paulo, Brasil. Os dados foram coletados entre 2004 e 2005, a partir da questão norteadora. A análise dos dados conduziu para as seguintes categorias, aqui denominadas de Sinalizadores Pedagógicos Complexos, que deram sentido ao significado de cuidar complexo. Os resultados evidenciaram que os entrevistados perceberam e expressaram o cuidar sensível em enfermagem, relacionando e inter-relacionando as partes ao todo e o todo às partes, aproximando-se de um cuidar complexo.Se trata de un estudio que destaca la enseñanza del cuidar en la Graduación en Enfermería bajo la perspectiva de la Integralidad, defendida e investigada por Edgar Morin. Se optó por la investigación cualitativa, utilizándose el Análisis de Contenido, modalidad Temática. Se realizaron doce entrevistas individuales semiestructuradas, con escenario en una Universidad privada de la ciudad de San Pablo, Brasil. Los datos fueron recolectados entre 2004 y 2005, a partir de una pregunta orientadora. El análisis de los datos derivó en las siguientes categorías, aquí denominadas como Señalizadores Pedagógicos, que dieron sentido al significado del cuidar integral. Los resultados evidenciaron que los entrevistados percibían o expresaban el cuidar sensible en enfermería, relacionando e interrelacionando las partes al todo y el todo a las partes, aproximándose de tal modo al cuidar integralizado.This study highlights the teaching of care in Nursing Graduation according to the Complexity Theory, supported by Edgar Morin. This is a qualitative study using Thematic Content Analysis. Twelve individual semi-structured interviews were performed at a private university in the city of São Paulo, Brazil. Data collection was performed between 2004 and 2005, using a guiding question. Data analysis revealed categories, herein referred to as Complex Pedagogical Indicators, which assigned meanings to complex care. Results showed that the interviewees realized and expressed sensitive care in nursing, making relations and interrelations of the parts with the whole and the whole with the parts, thus approaching complex care.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2010-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/4059310.1590/S0080-62342010000300019Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 44 n. 3 (2010); 687-693Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 44 No. 3 (2010); 687-693Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 44 Núm. 3 (2010); 687-6931980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40593/43754https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40593/43755http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Ana Lúcia daFreitas, Marlene Gomes de2012-08-30T13:40:44Zoai:revistas.usp.br:article/40593Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2012-08-30T13:40:44Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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