Avaliação do apoio social e estresse em estudantes de enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida,Letícia Yamawaka de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Carrer,Marília Orlandelli, Souza,Jacqueline de, Pillon,Sandra Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342018000100469
Resumo: RESUMO Objetivo: Analisar a percepção de estresse e de apoio social dos estudantes de enfermagem, considerando o número de apoiadores e a satisfação com eles. Método: Estudo quantitativo, transversal, realizado com estudantes de enfermagem de uma universidade pública do interior de São Paulo. Utilizou-se da Escala de Avaliação de Estresse em Estudantes de Enfermagem e do Questionário de Suporte Social. Foi empreendido o teste de qui-quadrado, e a estrutura da rede de apoio foi analisada no software Gephi 0.9.1. Resultados: Participaram 192 estudantes. A família e os amigos foram os apoiadores mais mencionados. Apesar de contarem com baixa quantidade de apoiadores, a maioria dos participantes estava satisfeita com o apoio percebido. Os estudantes apresentaram intensidade alta de estresse no domínio “formação profissional”. Além disso, os estudantes que estavam satisfeitos com o apoio social percebido apresentaram baixa intensidade de estresse no cumprimento das atividades teóricas da graduação. Conclusão: A criação de espaços mais acolhedores no ambiente acadêmico, a qualificação do apoio social e as estratégias para melhorar a transição da etapa de estudante para a de profissional são importantes recomendações que contribuirão para desfechos positivos em relação ao enfrentamento do estresse dos estudantes.
id USP-24_99646aec59899581e21805f3212a4573
oai_identifier_str oai:scielo:S0080-62342018000100469
network_acronym_str USP-24
network_name_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository_id_str
spelling Avaliação do apoio social e estresse em estudantes de enfermagemEstudantes de EnfermagemEstresse PsicológicoApoio SocialSaúde MentalRESUMO Objetivo: Analisar a percepção de estresse e de apoio social dos estudantes de enfermagem, considerando o número de apoiadores e a satisfação com eles. Método: Estudo quantitativo, transversal, realizado com estudantes de enfermagem de uma universidade pública do interior de São Paulo. Utilizou-se da Escala de Avaliação de Estresse em Estudantes de Enfermagem e do Questionário de Suporte Social. Foi empreendido o teste de qui-quadrado, e a estrutura da rede de apoio foi analisada no software Gephi 0.9.1. Resultados: Participaram 192 estudantes. A família e os amigos foram os apoiadores mais mencionados. Apesar de contarem com baixa quantidade de apoiadores, a maioria dos participantes estava satisfeita com o apoio percebido. Os estudantes apresentaram intensidade alta de estresse no domínio “formação profissional”. Além disso, os estudantes que estavam satisfeitos com o apoio social percebido apresentaram baixa intensidade de estresse no cumprimento das atividades teóricas da graduação. Conclusão: A criação de espaços mais acolhedores no ambiente acadêmico, a qualificação do apoio social e as estratégias para melhorar a transição da etapa de estudante para a de profissional são importantes recomendações que contribuirão para desfechos positivos em relação ao enfrentamento do estresse dos estudantes.Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem2018-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342018000100469Revista da Escola de Enfermagem da USP v.52 2018reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/s1980-220x2017045703405info:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida,Letícia Yamawaka deCarrer,Marília OrlandelliSouza,Jacqueline dePillon,Sandra Cristinapor2018-11-26T00:00:00Zoai:scielo:S0080-62342018000100469Revistahttp://www.scielo.br/reeuspPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2018-11-26T00:00Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação do apoio social e estresse em estudantes de enfermagem
title Avaliação do apoio social e estresse em estudantes de enfermagem
spellingShingle Avaliação do apoio social e estresse em estudantes de enfermagem
Almeida,Letícia Yamawaka de
Estudantes de Enfermagem
Estresse Psicológico
Apoio Social
Saúde Mental
title_short Avaliação do apoio social e estresse em estudantes de enfermagem
title_full Avaliação do apoio social e estresse em estudantes de enfermagem
title_fullStr Avaliação do apoio social e estresse em estudantes de enfermagem
title_full_unstemmed Avaliação do apoio social e estresse em estudantes de enfermagem
title_sort Avaliação do apoio social e estresse em estudantes de enfermagem
author Almeida,Letícia Yamawaka de
author_facet Almeida,Letícia Yamawaka de
Carrer,Marília Orlandelli
Souza,Jacqueline de
Pillon,Sandra Cristina
author_role author
author2 Carrer,Marília Orlandelli
Souza,Jacqueline de
Pillon,Sandra Cristina
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida,Letícia Yamawaka de
Carrer,Marília Orlandelli
Souza,Jacqueline de
Pillon,Sandra Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Estudantes de Enfermagem
Estresse Psicológico
Apoio Social
Saúde Mental
topic Estudantes de Enfermagem
Estresse Psicológico
Apoio Social
Saúde Mental
description RESUMO Objetivo: Analisar a percepção de estresse e de apoio social dos estudantes de enfermagem, considerando o número de apoiadores e a satisfação com eles. Método: Estudo quantitativo, transversal, realizado com estudantes de enfermagem de uma universidade pública do interior de São Paulo. Utilizou-se da Escala de Avaliação de Estresse em Estudantes de Enfermagem e do Questionário de Suporte Social. Foi empreendido o teste de qui-quadrado, e a estrutura da rede de apoio foi analisada no software Gephi 0.9.1. Resultados: Participaram 192 estudantes. A família e os amigos foram os apoiadores mais mencionados. Apesar de contarem com baixa quantidade de apoiadores, a maioria dos participantes estava satisfeita com o apoio percebido. Os estudantes apresentaram intensidade alta de estresse no domínio “formação profissional”. Além disso, os estudantes que estavam satisfeitos com o apoio social percebido apresentaram baixa intensidade de estresse no cumprimento das atividades teóricas da graduação. Conclusão: A criação de espaços mais acolhedores no ambiente acadêmico, a qualificação do apoio social e as estratégias para melhorar a transição da etapa de estudante para a de profissional são importantes recomendações que contribuirão para desfechos positivos em relação ao enfrentamento do estresse dos estudantes.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342018000100469
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342018000100469
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/s1980-220x2017045703405
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP v.52 2018
reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
collection Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||nursingscholar@usp.br
_version_ 1748936539655634944