Conhecimento de mulheres sobre o exame de Papanicolaou
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40438 |
Resumo: | Estudo epidemiológico, quantitativo, descritivo, transversal. Realizado com mulheres, estudantes do ensino médio noturno em escolas públicas para identificar conhecimentos sobre o exame de Papanicolaou. Participaram 1035 mulheres sendo 476 maiores de 18 anos, que compuseram o grupo de sujeitos. Após consentimento foi aplicado questionário com questões objetivas, capazes de identificar conhecimentos a respeito do exame de Papanicolaou, bem como perfil sócio-epidemiológico do grupo; foi realizada uma atividade de educação em saúde com simulação da realização do exame. Após, foi reaplicado o questionário e concluímos que 198 alunas (51,3%) acertaram todas as questões do 1º questionário e 360 (75,63%) ao reaplicarmos o mesmo, havendo agregação de conhecimento. Destaca-se que a maioria das mulheres abordadas no desenvolvimento do estudo conhece o exame e sabe que é preciso realizá-lo periodicamente, porém este conhecimento não é homogêneo. |
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Conhecimento de mulheres sobre o exame de PapanicolaouConocimiento de mujeres sobre el examen de PapanicolaouWomen's knowledge about the Papanicolaou examEsfregaço vaginalSaúde da mulherNeoplasias do colo do úteroEnfermagemFrotis vaginalSalud de la mujerNeoplasias del cuello uterinoEnfermeríaVaginal smearsWomen's healthUterine cervical neoplasmsNursingEstudo epidemiológico, quantitativo, descritivo, transversal. Realizado com mulheres, estudantes do ensino médio noturno em escolas públicas para identificar conhecimentos sobre o exame de Papanicolaou. Participaram 1035 mulheres sendo 476 maiores de 18 anos, que compuseram o grupo de sujeitos. Após consentimento foi aplicado questionário com questões objetivas, capazes de identificar conhecimentos a respeito do exame de Papanicolaou, bem como perfil sócio-epidemiológico do grupo; foi realizada uma atividade de educação em saúde com simulação da realização do exame. Após, foi reaplicado o questionário e concluímos que 198 alunas (51,3%) acertaram todas as questões do 1º questionário e 360 (75,63%) ao reaplicarmos o mesmo, havendo agregação de conhecimento. Destaca-se que a maioria das mulheres abordadas no desenvolvimento do estudo conhece o exame e sabe que é preciso realizá-lo periodicamente, porém este conhecimento não é homogêneo.Estudio epidemiológico, cuantitativo, descriptivo, transversal. Realizado con mujeres, estudiantes del enseño medio nocturno en escuelas públicas para identificar conocimientos sobre el examen de Papanicolaou. Participaron 1035 mujeres siendo 476 mayores de 18 años, que compusieron el grupo de sujetos. Pos consentimiento fue aplicado cuestionario con cuestiones objetivas, capases de identificar conocimientos a respecto del examen de Papanicolaou, así como perfil socio-epidemiológico del grupo; fue realizada una actividad de educación en salud con simulación de la realización del examen. Pos, fue reaplicado el cuestionario y concluimos que 198 alumnas (51,3%) acertaron todas las cuestiones del 1º cuestionario y 360 (75,63%) al reaplicar el mismo, habiendo agregación de conocimiento. Se destaca que la mayoría conoce el examen y sabe que es preciso realizarlo periódicamente, pero este conocimiento no es homogéneo.Epidemiologic, quantitative, descriptive, transversal study. Carried out on nighttime public school, female students to assess their knowledge level regarding the Papanicolaou exam. Out of the 1035 women who were queried, 476 were over 18 and signed a release form to be part of the study. The questionnaire consisted of objective questions capable of identifying the women's a awareness regarding the exam, as well as the social epidemiologic profile of the target group. A health educational activity simulated the exam to inform the women. After the simulation, the questionnaire was repeated and it has been concluded that while 51,3% of all the women answered all questions correctly on the first instance, 75,63% of then got it right on the second time. The activity helped the women understand, to an extent, the importance of this particular exam, but this understand do not is linear.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2009-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/4043810.1590/S0080-62342009000600008Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 43 (2009): Número Especial 2; 1193-1198Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 43 (2009): special issue 2; 1193-1198Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 43 (2009): Número especial 2; 1193-11981980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40438/43444https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40438/43445http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessValente, Carolina AmancioAndrade, VivianeSoares, Maurícia Brochado OliveiraSilva, Sueli Riul da2012-08-29T20:28:40Zoai:revistas.usp.br:article/40438Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2012-08-29T20:28:40Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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