Vivências de alunos de enfermagem em estágio hospitalar: subsídios para refletir sobre a humanização em saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Casate,Juliana Cristina
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Corrêa,Adriana Katia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342006000300002
Resumo: A proposta deste estudo qualitativo é compreender as vivências de alunos do Curso de Graduação em Enfermagem nas situações de estágio no cotidiano hospitalar, refletindo sobre o processo de formação, com ênfase na dimensão humana. Essa compreensão pode oferecer subsídios para a reflexão sobre a humanização da prática em saúde/enfermagem. Foram realizadas 13 entrevistas individuais com discentes que finalizavam o 6º e iniciavam o 7º semestre, nos meses de novembro/dezembro de 2003 e fevereiro/março de 2004. Da análise das entrevistas emergiram temas significativos: deparar-se com o sofrimento do outro é experiência "humanizante"; dicotomia saber técnico/saber humano; valorização da dimensão humana: aprendizagem teórica; a equipe de saúde como modelo de (des) aprender; as experiências de estágio despertam sentimentos nos alunos; relação aluno-professor: limites e facilidades. É necessário repensar o processo de formação, investindo em ações articuladas que favoreçam transformações nos serviços e nas escolas, envolvendo professores, alunos e trabalhadores.
id USP-24_9d3647998a82463b9222368a72f6f341
oai_identifier_str oai:scielo:S0080-62342006000300002
network_acronym_str USP-24
network_name_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository_id_str
spelling Vivências de alunos de enfermagem em estágio hospitalar: subsídios para refletir sobre a humanização em saúdeEducação em enfermagemEstudantes de enfermagemHumanismoPesquisa qualitativaA proposta deste estudo qualitativo é compreender as vivências de alunos do Curso de Graduação em Enfermagem nas situações de estágio no cotidiano hospitalar, refletindo sobre o processo de formação, com ênfase na dimensão humana. Essa compreensão pode oferecer subsídios para a reflexão sobre a humanização da prática em saúde/enfermagem. Foram realizadas 13 entrevistas individuais com discentes que finalizavam o 6º e iniciavam o 7º semestre, nos meses de novembro/dezembro de 2003 e fevereiro/março de 2004. Da análise das entrevistas emergiram temas significativos: deparar-se com o sofrimento do outro é experiência "humanizante"; dicotomia saber técnico/saber humano; valorização da dimensão humana: aprendizagem teórica; a equipe de saúde como modelo de (des) aprender; as experiências de estágio despertam sentimentos nos alunos; relação aluno-professor: limites e facilidades. É necessário repensar o processo de formação, investindo em ações articuladas que favoreçam transformações nos serviços e nas escolas, envolvendo professores, alunos e trabalhadores.Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem2006-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342006000300002Revista da Escola de Enfermagem da USP v.40 n.3 2006reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/S0080-62342006000300002info:eu-repo/semantics/openAccessCasate,Juliana CristinaCorrêa,Adriana Katiapor2008-02-26T00:00:00Zoai:scielo:S0080-62342006000300002Revistahttp://www.scielo.br/reeuspPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2008-02-26T00:00Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Vivências de alunos de enfermagem em estágio hospitalar: subsídios para refletir sobre a humanização em saúde
title Vivências de alunos de enfermagem em estágio hospitalar: subsídios para refletir sobre a humanização em saúde
spellingShingle Vivências de alunos de enfermagem em estágio hospitalar: subsídios para refletir sobre a humanização em saúde
Casate,Juliana Cristina
Educação em enfermagem
Estudantes de enfermagem
Humanismo
Pesquisa qualitativa
title_short Vivências de alunos de enfermagem em estágio hospitalar: subsídios para refletir sobre a humanização em saúde
title_full Vivências de alunos de enfermagem em estágio hospitalar: subsídios para refletir sobre a humanização em saúde
title_fullStr Vivências de alunos de enfermagem em estágio hospitalar: subsídios para refletir sobre a humanização em saúde
title_full_unstemmed Vivências de alunos de enfermagem em estágio hospitalar: subsídios para refletir sobre a humanização em saúde
title_sort Vivências de alunos de enfermagem em estágio hospitalar: subsídios para refletir sobre a humanização em saúde
author Casate,Juliana Cristina
author_facet Casate,Juliana Cristina
Corrêa,Adriana Katia
author_role author
author2 Corrêa,Adriana Katia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Casate,Juliana Cristina
Corrêa,Adriana Katia
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em enfermagem
Estudantes de enfermagem
Humanismo
Pesquisa qualitativa
topic Educação em enfermagem
Estudantes de enfermagem
Humanismo
Pesquisa qualitativa
description A proposta deste estudo qualitativo é compreender as vivências de alunos do Curso de Graduação em Enfermagem nas situações de estágio no cotidiano hospitalar, refletindo sobre o processo de formação, com ênfase na dimensão humana. Essa compreensão pode oferecer subsídios para a reflexão sobre a humanização da prática em saúde/enfermagem. Foram realizadas 13 entrevistas individuais com discentes que finalizavam o 6º e iniciavam o 7º semestre, nos meses de novembro/dezembro de 2003 e fevereiro/março de 2004. Da análise das entrevistas emergiram temas significativos: deparar-se com o sofrimento do outro é experiência "humanizante"; dicotomia saber técnico/saber humano; valorização da dimensão humana: aprendizagem teórica; a equipe de saúde como modelo de (des) aprender; as experiências de estágio despertam sentimentos nos alunos; relação aluno-professor: limites e facilidades. É necessário repensar o processo de formação, investindo em ações articuladas que favoreçam transformações nos serviços e nas escolas, envolvendo professores, alunos e trabalhadores.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342006000300002
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342006000300002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0080-62342006000300002
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP v.40 n.3 2006
reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
collection Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||nursingscholar@usp.br
_version_ 1748936531727351808