Significados do laboratório de enfermagem para estudantes de graduação: repensando a utilização deste cenário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/43810 |
Resumo: | Objetivo: compreender as percepções sobre o Laboratório de Enfermagem como cenário didático para estudantes de graduação em Enfermagem. Métodos: trata-se de estudo exploratório qualitativo. Os dados foram coletados em universidade pública de Minas Gerais. A população foi constituída por estudantes de graduação em Enfermagem e que já cursaram as disciplinas Sistematização da Assistência de Enfermagem e Fundamentos do Cuidado de Enfermagem. A entrevista aberta foi utilizada para coleta de dados. O tamanho da amostra foi estabelecido pelo critério da saturação, alcançada na 12º entrevista. Os dados foram tratados pela análise de conteúdo. Resultados: foram geradas duas categorias: Motivos que levam ao não uso do laboratório e Significados atribuídos ao laboratório pelos estudantes. Conclusão: os estudantes frequentam o Laboratório somente em vésperas de provas práticas. Dessa forma, reitera-se a ideia de que conteúdos didáticos, incluindo os práticos e teórico-práticos despertam maior atenção dos estudantes quando atrelados a situações de cobranças. |
id |
UFMG_4c112789addfb63599e44fdeaea41b2a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/43810 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Significados do laboratório de enfermagem para estudantes de graduação: repensando a utilização deste cenárioLaboratóriosPesquisa QualitativaEstudantes de EnfermagemObjetivo: compreender as percepções sobre o Laboratório de Enfermagem como cenário didático para estudantes de graduação em Enfermagem. Métodos: trata-se de estudo exploratório qualitativo. Os dados foram coletados em universidade pública de Minas Gerais. A população foi constituída por estudantes de graduação em Enfermagem e que já cursaram as disciplinas Sistematização da Assistência de Enfermagem e Fundamentos do Cuidado de Enfermagem. A entrevista aberta foi utilizada para coleta de dados. O tamanho da amostra foi estabelecido pelo critério da saturação, alcançada na 12º entrevista. Os dados foram tratados pela análise de conteúdo. Resultados: foram geradas duas categorias: Motivos que levam ao não uso do laboratório e Significados atribuídos ao laboratório pelos estudantes. Conclusão: os estudantes frequentam o Laboratório somente em vésperas de provas práticas. Dessa forma, reitera-se a ideia de que conteúdos didáticos, incluindo os práticos e teórico-práticos despertam maior atenção dos estudantes quando atrelados a situações de cobranças.Universidade Federal de Minas GeraisBrasilENF - DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM BÁSICAUFMG2022-07-29T21:29:10Z2022-07-29T21:29:10Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlepdfapplication/pdf2236-6091http://hdl.handle.net/1843/43810porRECOM - Revista de Enfermagem do Centro Oeste MineiroMiguir Terezinha DonosoEline Lima BorgesPoliana Cristina SoaresSaymom Fernando Dos SantosAllana Dos Reis CorrêaSalete Maria de Fátima Silqueirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2022-07-29T21:29:10Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/43810Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2022-07-29T21:29:10Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Significados do laboratório de enfermagem para estudantes de graduação: repensando a utilização deste cenário |
title |
Significados do laboratório de enfermagem para estudantes de graduação: repensando a utilização deste cenário |
spellingShingle |
Significados do laboratório de enfermagem para estudantes de graduação: repensando a utilização deste cenário Miguir Terezinha Donoso Laboratórios Pesquisa Qualitativa Estudantes de Enfermagem |
title_short |
Significados do laboratório de enfermagem para estudantes de graduação: repensando a utilização deste cenário |
title_full |
Significados do laboratório de enfermagem para estudantes de graduação: repensando a utilização deste cenário |
title_fullStr |
Significados do laboratório de enfermagem para estudantes de graduação: repensando a utilização deste cenário |
title_full_unstemmed |
Significados do laboratório de enfermagem para estudantes de graduação: repensando a utilização deste cenário |
title_sort |
Significados do laboratório de enfermagem para estudantes de graduação: repensando a utilização deste cenário |
author |
Miguir Terezinha Donoso |
author_facet |
Miguir Terezinha Donoso Eline Lima Borges Poliana Cristina Soares Saymom Fernando Dos Santos Allana Dos Reis Corrêa Salete Maria de Fátima Silqueira |
author_role |
author |
author2 |
Eline Lima Borges Poliana Cristina Soares Saymom Fernando Dos Santos Allana Dos Reis Corrêa Salete Maria de Fátima Silqueira |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Miguir Terezinha Donoso Eline Lima Borges Poliana Cristina Soares Saymom Fernando Dos Santos Allana Dos Reis Corrêa Salete Maria de Fátima Silqueira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Laboratórios Pesquisa Qualitativa Estudantes de Enfermagem |
topic |
Laboratórios Pesquisa Qualitativa Estudantes de Enfermagem |
description |
Objetivo: compreender as percepções sobre o Laboratório de Enfermagem como cenário didático para estudantes de graduação em Enfermagem. Métodos: trata-se de estudo exploratório qualitativo. Os dados foram coletados em universidade pública de Minas Gerais. A população foi constituída por estudantes de graduação em Enfermagem e que já cursaram as disciplinas Sistematização da Assistência de Enfermagem e Fundamentos do Cuidado de Enfermagem. A entrevista aberta foi utilizada para coleta de dados. O tamanho da amostra foi estabelecido pelo critério da saturação, alcançada na 12º entrevista. Os dados foram tratados pela análise de conteúdo. Resultados: foram geradas duas categorias: Motivos que levam ao não uso do laboratório e Significados atribuídos ao laboratório pelos estudantes. Conclusão: os estudantes frequentam o Laboratório somente em vésperas de provas práticas. Dessa forma, reitera-se a ideia de que conteúdos didáticos, incluindo os práticos e teórico-práticos despertam maior atenção dos estudantes quando atrelados a situações de cobranças. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2022-07-29T21:29:10Z 2022-07-29T21:29:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
2236-6091 http://hdl.handle.net/1843/43810 |
identifier_str_mv |
2236-6091 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/43810 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
RECOM - Revista de Enfermagem do Centro Oeste Mineiro |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais Brasil ENF - DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM BÁSICA UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais Brasil ENF - DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM BÁSICA UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufmg.br |
_version_ |
1823248345696567296 |