Significados do laboratório de enfermagem para estudantes de graduação: repensando a utilização deste cenário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miguir Terezinha Donoso
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Eline Lima Borges, Poliana Cristina Soares, Saymom Fernando Dos Santos, Allana Dos Reis Corrêa, Salete Maria de Fátima Silqueira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/43810
Resumo: Objetivo: compreender as percepções sobre o Laboratório de Enfermagem como cenário didático para estudantes de graduação em Enfermagem. Métodos: trata-se de estudo exploratório qualitativo. Os dados foram coletados em universidade pública de Minas Gerais. A população foi constituída por estudantes de graduação em Enfermagem e que já cursaram as disciplinas Sistematização da Assistência de Enfermagem e Fundamentos do Cuidado de Enfermagem. A entrevista aberta foi utilizada para coleta de dados. O tamanho da amostra foi estabelecido pelo critério da saturação, alcançada na 12º entrevista. Os dados foram tratados pela análise de conteúdo. Resultados: foram geradas duas categorias: Motivos que levam ao não uso do laboratório e Significados atribuídos ao laboratório pelos estudantes. Conclusão: os estudantes frequentam o Laboratório somente em vésperas de provas práticas. Dessa forma, reitera-se a ideia de que conteúdos didáticos, incluindo os práticos e teórico-práticos despertam maior atenção dos estudantes quando atrelados a situações de cobranças.
id UFMG_4c112789addfb63599e44fdeaea41b2a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/43810
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Significados do laboratório de enfermagem para estudantes de graduação: repensando a utilização deste cenárioLaboratóriosPesquisa QualitativaEstudantes de EnfermagemObjetivo: compreender as percepções sobre o Laboratório de Enfermagem como cenário didático para estudantes de graduação em Enfermagem. Métodos: trata-se de estudo exploratório qualitativo. Os dados foram coletados em universidade pública de Minas Gerais. A população foi constituída por estudantes de graduação em Enfermagem e que já cursaram as disciplinas Sistematização da Assistência de Enfermagem e Fundamentos do Cuidado de Enfermagem. A entrevista aberta foi utilizada para coleta de dados. O tamanho da amostra foi estabelecido pelo critério da saturação, alcançada na 12º entrevista. Os dados foram tratados pela análise de conteúdo. Resultados: foram geradas duas categorias: Motivos que levam ao não uso do laboratório e Significados atribuídos ao laboratório pelos estudantes. Conclusão: os estudantes frequentam o Laboratório somente em vésperas de provas práticas. Dessa forma, reitera-se a ideia de que conteúdos didáticos, incluindo os práticos e teórico-práticos despertam maior atenção dos estudantes quando atrelados a situações de cobranças.Universidade Federal de Minas GeraisBrasilENF - DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM BÁSICAUFMG2022-07-29T21:29:10Z2022-07-29T21:29:10Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlepdfapplication/pdf2236-6091http://hdl.handle.net/1843/43810porRECOM - Revista de Enfermagem do Centro Oeste MineiroMiguir Terezinha DonosoEline Lima BorgesPoliana Cristina SoaresSaymom Fernando Dos SantosAllana Dos Reis CorrêaSalete Maria de Fátima Silqueirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2022-07-29T21:29:10Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/43810Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2022-07-29T21:29:10Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Significados do laboratório de enfermagem para estudantes de graduação: repensando a utilização deste cenário
title Significados do laboratório de enfermagem para estudantes de graduação: repensando a utilização deste cenário
spellingShingle Significados do laboratório de enfermagem para estudantes de graduação: repensando a utilização deste cenário
Miguir Terezinha Donoso
Laboratórios
Pesquisa Qualitativa
Estudantes de Enfermagem
title_short Significados do laboratório de enfermagem para estudantes de graduação: repensando a utilização deste cenário
title_full Significados do laboratório de enfermagem para estudantes de graduação: repensando a utilização deste cenário
title_fullStr Significados do laboratório de enfermagem para estudantes de graduação: repensando a utilização deste cenário
title_full_unstemmed Significados do laboratório de enfermagem para estudantes de graduação: repensando a utilização deste cenário
title_sort Significados do laboratório de enfermagem para estudantes de graduação: repensando a utilização deste cenário
author Miguir Terezinha Donoso
author_facet Miguir Terezinha Donoso
Eline Lima Borges
Poliana Cristina Soares
Saymom Fernando Dos Santos
Allana Dos Reis Corrêa
Salete Maria de Fátima Silqueira
author_role author
author2 Eline Lima Borges
Poliana Cristina Soares
Saymom Fernando Dos Santos
Allana Dos Reis Corrêa
Salete Maria de Fátima Silqueira
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Miguir Terezinha Donoso
Eline Lima Borges
Poliana Cristina Soares
Saymom Fernando Dos Santos
Allana Dos Reis Corrêa
Salete Maria de Fátima Silqueira
dc.subject.por.fl_str_mv Laboratórios
Pesquisa Qualitativa
Estudantes de Enfermagem
topic Laboratórios
Pesquisa Qualitativa
Estudantes de Enfermagem
description Objetivo: compreender as percepções sobre o Laboratório de Enfermagem como cenário didático para estudantes de graduação em Enfermagem. Métodos: trata-se de estudo exploratório qualitativo. Os dados foram coletados em universidade pública de Minas Gerais. A população foi constituída por estudantes de graduação em Enfermagem e que já cursaram as disciplinas Sistematização da Assistência de Enfermagem e Fundamentos do Cuidado de Enfermagem. A entrevista aberta foi utilizada para coleta de dados. O tamanho da amostra foi estabelecido pelo critério da saturação, alcançada na 12º entrevista. Os dados foram tratados pela análise de conteúdo. Resultados: foram geradas duas categorias: Motivos que levam ao não uso do laboratório e Significados atribuídos ao laboratório pelos estudantes. Conclusão: os estudantes frequentam o Laboratório somente em vésperas de provas práticas. Dessa forma, reitera-se a ideia de que conteúdos didáticos, incluindo os práticos e teórico-práticos despertam maior atenção dos estudantes quando atrelados a situações de cobranças.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2022-07-29T21:29:10Z
2022-07-29T21:29:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 2236-6091
http://hdl.handle.net/1843/43810
identifier_str_mv 2236-6091
url http://hdl.handle.net/1843/43810
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv RECOM - Revista de Enfermagem do Centro Oeste Mineiro
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
ENF - DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM BÁSICA
UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
ENF - DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM BÁSICA
UFMG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufmg.br
_version_ 1823248345696567296