A hard relation with cancer: a study of emotions on oncologic's nursing

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Noeli Marchioro Liston Andrade
Data de Publicação: 1996
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/34923
Resumo: O presente estudo é uma tentativa de verificar quais as emoções presentes no trabalho de Enfermagem com o paciente oncológico e identificar de que forma elas são enfrentadas pelos enfermeiros no dia-a-dia da assistência de Enfermagem. Para alcance deste objetivo, foi inicialmente feita a opção por uma abordagem quantitativa que permitisse a contextualização da população estudada e a de suas condições de trabalho. A partir desses dados, foi realizado um aprofundamento da questão com a utilização de metodologia qualitativa, através de técnicas de entrevistas estruturadas e semi- estruturadas, bem como da realização de observação de campo. A análise temática dos discursos dos enfermeiros permitiu a identificação dos núcleos de sentidos que foram destacados pela elaboração dos Mapas de Associação de Idéias, sendo eles: a doença, o paciente, a equipe e a instituição, as emoções emergentes e as formas de enfrentamentos. Estes dados nos permitiu identificar as emoções apresentadas no dia a dia da assistência de enfermagem, as formas como enfrentam as situações consideradas difíceis e a mediação da cultura institucional como elemento controlador da expressão emocional.
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spelling A hard relation with cancer: a study of emotions on oncologic's nursing A difícil convivência com o câncer: um estudo das emoções na enfermagem oncológica Emotional careCancer nursingEmotionsAssistência emocionalEnfermagem oncológicaEmoções O presente estudo é uma tentativa de verificar quais as emoções presentes no trabalho de Enfermagem com o paciente oncológico e identificar de que forma elas são enfrentadas pelos enfermeiros no dia-a-dia da assistência de Enfermagem. Para alcance deste objetivo, foi inicialmente feita a opção por uma abordagem quantitativa que permitisse a contextualização da população estudada e a de suas condições de trabalho. A partir desses dados, foi realizado um aprofundamento da questão com a utilização de metodologia qualitativa, através de técnicas de entrevistas estruturadas e semi- estruturadas, bem como da realização de observação de campo. A análise temática dos discursos dos enfermeiros permitiu a identificação dos núcleos de sentidos que foram destacados pela elaboração dos Mapas de Associação de Idéias, sendo eles: a doença, o paciente, a equipe e a instituição, as emoções emergentes e as formas de enfrentamentos. Estes dados nos permitiu identificar as emoções apresentadas no dia a dia da assistência de enfermagem, as formas como enfrentam as situações consideradas difíceis e a mediação da cultura institucional como elemento controlador da expressão emocional. The present study represents an attempt to verify which emotions are present in nursing activities with cancer patients and how nurses deal with them. In order to reach this goal, a quantitative approach was used in order to allow a comprehension of the population studied and their work conditions. After that, field observations and structured and semiestructured interviews were carried out so as to understand how emotion was experienced and dealt with.Thematic analysis of the nurses discourse was conducted in order to identify the core of the emotional issues and to elaborate the Maps of Association of ideas. The main themes were: the disease, the patient, the team and the health instituition, the emotions that emerged and ways of coping. Data analysis allowed to identfy which emotions are present in every day situations of nursing care, the ways of coping that are used with difficult situation and the mediation of the institutional culture in the control of emotional expressions. Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem1996-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/3492310.1590/S0080-62341996000200005Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 30 n. 2 (1996); 229-253 Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 30 No. 2 (1996); 229-253 Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 30 Núm. 2 (1996); 229-253 1980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/34923/37659http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Noeli Marchioro Liston Andrade2012-08-27T12:01:39Zoai:revistas.usp.br:article/34923Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2012-08-27T12:01:39Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
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