A educação em enfermagem à luz do paradigma da complexidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ana Lúcia da
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Camillo, Simone de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41635
Resumo: Os objetivos desta pesquisa foram reconhecer, interpretar e discutir temas oriundos dos discursos de docentes de um Curso de Graduação em Enfermagem, como fontes orientadoras para um ensino-aprendizagem humanizado, à luz da Teoria da Complexidade defendida por Edgar Morin. Tratase de pesquisa qualitativa, tipo exploratória e analítica. Buscou-se verificar princípios do paradigma da complexidade por meio da análise de conteúdo, modalidade temática , em discursos de onze docentes, obtidos no ano de 2004. Os temas encontrados foram: ensinar: responsabilidade do docente; unir saberes: ligações e interrelações para o enfrentamento da realidade; ensinar a complexidade humana; estimular a criatividade e a curiosidade; enfrentar as incertezas: construindo o conhecimento contínuo e dinâmico da vida; viver o processo ensino-aprendizagem por meio da transdisciplinaridade e ensinar a cidadania. Este estudo nos mostrou que é possível fazer acontecer um ensino superior pautado na condição humana, na solidariedade e na interligação dos saberes.
id USP-24_b0b6e2515e2f9054cabbf02a3a2cbcff
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/41635
network_acronym_str USP-24
network_name_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository_id_str
spelling A educação em enfermagem à luz do paradigma da complexidadeLa educación en enfermería bajo el paradigma de la complejidadNursing education in the light of the complexity paradigmEducationnursingPhilosophyKnowledgeEducación en enfermeríaFilosofía en enfermeríaConocimientoEducação em enfermagemFilosofia em enfermagemConhecimentoOs objetivos desta pesquisa foram reconhecer, interpretar e discutir temas oriundos dos discursos de docentes de um Curso de Graduação em Enfermagem, como fontes orientadoras para um ensino-aprendizagem humanizado, à luz da Teoria da Complexidade defendida por Edgar Morin. Tratase de pesquisa qualitativa, tipo exploratória e analítica. Buscou-se verificar princípios do paradigma da complexidade por meio da análise de conteúdo, modalidade temática , em discursos de onze docentes, obtidos no ano de 2004. Os temas encontrados foram: ensinar: responsabilidade do docente; unir saberes: ligações e interrelações para o enfrentamento da realidade; ensinar a complexidade humana; estimular a criatividade e a curiosidade; enfrentar as incertezas: construindo o conhecimento contínuo e dinâmico da vida; viver o processo ensino-aprendizagem por meio da transdisciplinaridade e ensinar a cidadania. Este estudo nos mostrou que é possível fazer acontecer um ensino superior pautado na condição humana, na solidariedade e na interligação dos saberes.Los objetivos de esta investigación han sido los de reconocer, interpretar y discutir temas oriundos de los discursos de docentes de un Curso de Graduación en Enfermería, como fuentes de orientación para una enseñanzaaprendizaje humanizados bajo la Teoría de la Complejidad defendida por Edgar Morin. Se trata de una investigación cualitativa, tipo exploratoria y analítica. Se buscó verificar principios del paradigma de la complejidad a través del análisis de contenido , modalidad temática en discursos de once docentes, obtenidos en el año de 2004. Los temas encontrados han sido: enseñar: responsabilidad del docente; unir sabidurías: relaciones e interrelaciones para hacer frente a la realidad; enseñar la complejidad humana; estimular la creatividad y la curiosidad; hacer frente a la incertidumbre: construyendo el conocimiento continuado y dinámico de la vida; vivir el proceso de enseñanzaaprendizaje por medio de la trans= disciplinariedad y enseñar la ciudadanía. Este estudio nos ha mostrado que es posible que haya una enseñanza superior pautada en la condición humana, en la solidaridad y en la interrelación de los conocimientos.The objectives of this research were to recognize, interpret and discuss themes that arise out of the speeches of instructors of an undergraduate course of Nursing as guiding sources to a humanized teaching-learning experience in the light of Edgard Morin's Theory of Complexity. It is a qualitative, exploratory and analytic research. The study tried to verify principles of the paradigm of complexity through content analysis, theme modality, in the speeches of 11 instructors, obtained in 2004. The themes that were found were: teaching the instructor's responsibility; combining knowledge: connections and interrelations to face reality; teaching human complexity; stimulating creativity and curiosity; facing uncertainty: building life's continuous, dynamic knowledge; experiencing the teaching-learning process through transdisciplinarity; and teaching citizenship. This study shows that it is possible to have a university education based on the human condition, solidarity and knowledge interconnection.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2007-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/4163510.1590/S0080-62342007000300009Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 41 n. 3 (2007); 403-410Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 41 No. 3 (2007); 403-410Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 41 Núm. 3 (2007); 403-4101980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41635/45242http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Ana Lúcia daCamillo, Simone de Oliveira2012-09-03T17:33:02Zoai:revistas.usp.br:article/41635Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2012-09-03T17:33:02Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A educação em enfermagem à luz do paradigma da complexidade
La educación en enfermería bajo el paradigma de la complejidad
Nursing education in the light of the complexity paradigm
title A educação em enfermagem à luz do paradigma da complexidade
spellingShingle A educação em enfermagem à luz do paradigma da complexidade
Silva, Ana Lúcia da
Education
nursing
Philosophy
Knowledge
Educación en enfermería
Filosofía en enfermería
Conocimiento
Educação em enfermagem
Filosofia em enfermagem
Conhecimento
title_short A educação em enfermagem à luz do paradigma da complexidade
title_full A educação em enfermagem à luz do paradigma da complexidade
title_fullStr A educação em enfermagem à luz do paradigma da complexidade
title_full_unstemmed A educação em enfermagem à luz do paradigma da complexidade
title_sort A educação em enfermagem à luz do paradigma da complexidade
author Silva, Ana Lúcia da
author_facet Silva, Ana Lúcia da
Camillo, Simone de Oliveira
author_role author
author2 Camillo, Simone de Oliveira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ana Lúcia da
Camillo, Simone de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Education
nursing
Philosophy
Knowledge
Educación en enfermería
Filosofía en enfermería
Conocimiento
Educação em enfermagem
Filosofia em enfermagem
Conhecimento
topic Education
nursing
Philosophy
Knowledge
Educación en enfermería
Filosofía en enfermería
Conocimiento
Educação em enfermagem
Filosofia em enfermagem
Conhecimento
description Os objetivos desta pesquisa foram reconhecer, interpretar e discutir temas oriundos dos discursos de docentes de um Curso de Graduação em Enfermagem, como fontes orientadoras para um ensino-aprendizagem humanizado, à luz da Teoria da Complexidade defendida por Edgar Morin. Tratase de pesquisa qualitativa, tipo exploratória e analítica. Buscou-se verificar princípios do paradigma da complexidade por meio da análise de conteúdo, modalidade temática , em discursos de onze docentes, obtidos no ano de 2004. Os temas encontrados foram: ensinar: responsabilidade do docente; unir saberes: ligações e interrelações para o enfrentamento da realidade; ensinar a complexidade humana; estimular a criatividade e a curiosidade; enfrentar as incertezas: construindo o conhecimento contínuo e dinâmico da vida; viver o processo ensino-aprendizagem por meio da transdisciplinaridade e ensinar a cidadania. Este estudo nos mostrou que é possível fazer acontecer um ensino superior pautado na condição humana, na solidariedade e na interligação dos saberes.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41635
10.1590/S0080-62342007000300009
url https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41635
identifier_str_mv 10.1590/S0080-62342007000300009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41635/45242
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 41 n. 3 (2007); 403-410
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 41 No. 3 (2007); 403-410
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 41 Núm. 3 (2007); 403-410
1980-220X
0080-6234
reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
collection Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||nursingscholar@usp.br
_version_ 1800221733492359168