Elaboração de uma hipermídia educacional para o ensino do procedimento de medida da pressão arterial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alavarce,Debora Cristina
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Pierin,Angela Maria Geraldo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342011000400021
Resumo: A medida da pressão arterial é um procedimento imprescindível na avaliação do sistema cardiovascular. O ambiente digital de aprendizagem tem-se constituído em uma poderosa ferramenta do processo de ensino aprendizagem, pois acrescenta significado e concretude aos conteúdos que precisam ser aprendidos, podendo ser útil para o ensino deste procedimento. O objetivo deste trabalho foi construir uma hipermídia educacional para o ensino da técnica de medida da pressão arterial e descrever as etapas do processo de construção. O referencial pedagógico adotado foi o de Robert Gagné; para a construção, segue-se o modelo proposto por Price. O produto final apresenta vídeos, fotos, animações e simulações demonstrando e ensinando a realização do procedimento. Embora a construção da hipermídia tenha sido complexa, sua utilização pode incrementar positivamente o ensino de procedimentos de enfermagem.
id USP-24_a812102175e8725df305fc4fe57406c1
oai_identifier_str oai:scielo:S0080-62342011000400021
network_acronym_str USP-24
network_name_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository_id_str
spelling Elaboração de uma hipermídia educacional para o ensino do procedimento de medida da pressão arterialDeterminação da pressão arterialTecnologia educacionalHipermídiaEducação a distânciaA medida da pressão arterial é um procedimento imprescindível na avaliação do sistema cardiovascular. O ambiente digital de aprendizagem tem-se constituído em uma poderosa ferramenta do processo de ensino aprendizagem, pois acrescenta significado e concretude aos conteúdos que precisam ser aprendidos, podendo ser útil para o ensino deste procedimento. O objetivo deste trabalho foi construir uma hipermídia educacional para o ensino da técnica de medida da pressão arterial e descrever as etapas do processo de construção. O referencial pedagógico adotado foi o de Robert Gagné; para a construção, segue-se o modelo proposto por Price. O produto final apresenta vídeos, fotos, animações e simulações demonstrando e ensinando a realização do procedimento. Embora a construção da hipermídia tenha sido complexa, sua utilização pode incrementar positivamente o ensino de procedimentos de enfermagem.Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem2011-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342011000400021Revista da Escola de Enfermagem da USP v.45 n.4 2011reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/S0080-62342011000400021info:eu-repo/semantics/openAccessAlavarce,Debora CristinaPierin,Angela Maria Geraldopor2011-11-25T00:00:00Zoai:scielo:S0080-62342011000400021Revistahttp://www.scielo.br/reeuspPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2011-11-25T00:00Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Elaboração de uma hipermídia educacional para o ensino do procedimento de medida da pressão arterial
title Elaboração de uma hipermídia educacional para o ensino do procedimento de medida da pressão arterial
spellingShingle Elaboração de uma hipermídia educacional para o ensino do procedimento de medida da pressão arterial
Alavarce,Debora Cristina
Determinação da pressão arterial
Tecnologia educacional
Hipermídia
Educação a distância
title_short Elaboração de uma hipermídia educacional para o ensino do procedimento de medida da pressão arterial
title_full Elaboração de uma hipermídia educacional para o ensino do procedimento de medida da pressão arterial
title_fullStr Elaboração de uma hipermídia educacional para o ensino do procedimento de medida da pressão arterial
title_full_unstemmed Elaboração de uma hipermídia educacional para o ensino do procedimento de medida da pressão arterial
title_sort Elaboração de uma hipermídia educacional para o ensino do procedimento de medida da pressão arterial
author Alavarce,Debora Cristina
author_facet Alavarce,Debora Cristina
Pierin,Angela Maria Geraldo
author_role author
author2 Pierin,Angela Maria Geraldo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alavarce,Debora Cristina
Pierin,Angela Maria Geraldo
dc.subject.por.fl_str_mv Determinação da pressão arterial
Tecnologia educacional
Hipermídia
Educação a distância
topic Determinação da pressão arterial
Tecnologia educacional
Hipermídia
Educação a distância
description A medida da pressão arterial é um procedimento imprescindível na avaliação do sistema cardiovascular. O ambiente digital de aprendizagem tem-se constituído em uma poderosa ferramenta do processo de ensino aprendizagem, pois acrescenta significado e concretude aos conteúdos que precisam ser aprendidos, podendo ser útil para o ensino deste procedimento. O objetivo deste trabalho foi construir uma hipermídia educacional para o ensino da técnica de medida da pressão arterial e descrever as etapas do processo de construção. O referencial pedagógico adotado foi o de Robert Gagné; para a construção, segue-se o modelo proposto por Price. O produto final apresenta vídeos, fotos, animações e simulações demonstrando e ensinando a realização do procedimento. Embora a construção da hipermídia tenha sido complexa, sua utilização pode incrementar positivamente o ensino de procedimentos de enfermagem.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342011000400021
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342011000400021
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0080-62342011000400021
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP v.45 n.4 2011
reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
collection Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||nursingscholar@usp.br
_version_ 1748936534520758272