Elaboração de uma hipermídia educacional para o ensino do procedimento de medida da pressão arterial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alavarce, Debora Cristina
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Pierin, Angela Maria Geraldo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40787
Resumo: A medida da pressão arterial é um procedimento imprescindível na avaliação do sistema cardiovascular. O ambiente digital de aprendizagem tem-se constituído em uma poderosa ferramenta do processo de ensino aprendizagem, pois acrescenta significado e concretude aos conteúdos que precisam ser aprendidos, podendo ser útil para o ensino deste procedimento. O objetivo deste trabalho foi construir uma hipermídia educacional para o ensino da técnica de medida da pressão arterial e descrever as etapas do processo de construção. O referencial pedagógico adotado foi o de Robert Gagné; para a construção, segue-se o modelo proposto por Price. O produto final apresenta vídeos, fotos, animações e simulações demonstrando e ensinando a realização do procedimento. Embora a construção da hipermídia tenha sido complexa, sua utilização pode incrementar positivamente o ensino de procedimentos de enfermagem.
id USP-24_229ff3c1270a3b74782d32a05ee76747
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/40787
network_acronym_str USP-24
network_name_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository_id_str
spelling Elaboração de uma hipermídia educacional para o ensino do procedimento de medida da pressão arterialElaboración de una hipermedia educativa para la enseñanza del procedimiento de medición de la presión arterialDevelopment of educational hypermedia to teach an arterial blood pressure measurement procedureBlood pressure determinationEducational technologyHypermediaEducationdistanceDeterminacíon de la presión sanguíneaTecnologia educacionalHipermediaEducación a distanciaDeterminação da pressão arterialTecnologia educacionalHipermídiaEducação a distânciaA medida da pressão arterial é um procedimento imprescindível na avaliação do sistema cardiovascular. O ambiente digital de aprendizagem tem-se constituído em uma poderosa ferramenta do processo de ensino aprendizagem, pois acrescenta significado e concretude aos conteúdos que precisam ser aprendidos, podendo ser útil para o ensino deste procedimento. O objetivo deste trabalho foi construir uma hipermídia educacional para o ensino da técnica de medida da pressão arterial e descrever as etapas do processo de construção. O referencial pedagógico adotado foi o de Robert Gagné; para a construção, segue-se o modelo proposto por Price. O produto final apresenta vídeos, fotos, animações e simulações demonstrando e ensinando a realização do procedimento. Embora a construção da hipermídia tenha sido complexa, sua utilização pode incrementar positivamente o ensino de procedimentos de enfermagem.La medición de la presión arterial es un procedimiento imprescindible en la evaluación del sistema cardiovascular. El ambiente digital de aprendizaje se ha constituido en una poderosa herramienta del proceso de enseñanza-aprendizaje, ya que incrementa el significado concreto de los contenidos que habrán de aprenderse, pudiendo resultar útil para la enseñanza de este procedimiento. El trabajo objetivó construir una hipermedia educativa para la enseñanza de la técnica de medición de la presión arterial, y describir las etapas del proceso de construcción. Se adoptó el referencial pedagógico de Robert Gagné; para la construcción se siguió el modelo propuesto por Price. El producto final se constituye de videos, fotos, animaciones, simulaciones, mostrando y enseñando la realización del procedimiento. A pesar de que la construcción haya resultado compleja, su utilización puede favorecer positivamente la enseñanza del proceso de enfermería.Arterial blood pressure measurement is an essential conduct to evaluate the condition of the cardiovascular system. Digital teaching environment is a powerful tool for the teaching-learning process, because it adds meaning and concreteness to the content to be learned, and it can be useful to instruct this procedure. The objective of this study was to create educational hypermedia for teaching arterial blood pressure measurement, and to describe the steps of that creation process. The pedagogical framework of Robert Gagné was used; and the construction followed the model proposed by Price. The final product presents videos, photos, animations and simulations that demonstrate and teach the procedure. Although hypermedia construction has been difficult to use, it can positively enhance the teaching of nursing procedures.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2011-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/4078710.1590/S0080-62342011000400021Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 45 n. 4 (2011); 939-944Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 45 No. 4 (2011); 939-944Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 45 Núm. 4 (2011); 939-9441980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40787/44139https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40787/44140http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlavarce, Debora CristinaPierin, Angela Maria Geraldo2012-08-30T14:33:24Zoai:revistas.usp.br:article/40787Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2012-08-30T14:33:24Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Elaboração de uma hipermídia educacional para o ensino do procedimento de medida da pressão arterial
Elaboración de una hipermedia educativa para la enseñanza del procedimiento de medición de la presión arterial
Development of educational hypermedia to teach an arterial blood pressure measurement procedure
title Elaboração de uma hipermídia educacional para o ensino do procedimento de medida da pressão arterial
spellingShingle Elaboração de uma hipermídia educacional para o ensino do procedimento de medida da pressão arterial
Alavarce, Debora Cristina
Blood pressure determination
Educational technology
Hypermedia
Education
distance
Determinacíon de la presión sanguínea
Tecnologia educacional
Hipermedia
Educación a distancia
Determinação da pressão arterial
Tecnologia educacional
Hipermídia
Educação a distância
title_short Elaboração de uma hipermídia educacional para o ensino do procedimento de medida da pressão arterial
title_full Elaboração de uma hipermídia educacional para o ensino do procedimento de medida da pressão arterial
title_fullStr Elaboração de uma hipermídia educacional para o ensino do procedimento de medida da pressão arterial
title_full_unstemmed Elaboração de uma hipermídia educacional para o ensino do procedimento de medida da pressão arterial
title_sort Elaboração de uma hipermídia educacional para o ensino do procedimento de medida da pressão arterial
author Alavarce, Debora Cristina
author_facet Alavarce, Debora Cristina
Pierin, Angela Maria Geraldo
author_role author
author2 Pierin, Angela Maria Geraldo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alavarce, Debora Cristina
Pierin, Angela Maria Geraldo
dc.subject.por.fl_str_mv Blood pressure determination
Educational technology
Hypermedia
Education
distance
Determinacíon de la presión sanguínea
Tecnologia educacional
Hipermedia
Educación a distancia
Determinação da pressão arterial
Tecnologia educacional
Hipermídia
Educação a distância
topic Blood pressure determination
Educational technology
Hypermedia
Education
distance
Determinacíon de la presión sanguínea
Tecnologia educacional
Hipermedia
Educación a distancia
Determinação da pressão arterial
Tecnologia educacional
Hipermídia
Educação a distância
description A medida da pressão arterial é um procedimento imprescindível na avaliação do sistema cardiovascular. O ambiente digital de aprendizagem tem-se constituído em uma poderosa ferramenta do processo de ensino aprendizagem, pois acrescenta significado e concretude aos conteúdos que precisam ser aprendidos, podendo ser útil para o ensino deste procedimento. O objetivo deste trabalho foi construir uma hipermídia educacional para o ensino da técnica de medida da pressão arterial e descrever as etapas do processo de construção. O referencial pedagógico adotado foi o de Robert Gagné; para a construção, segue-se o modelo proposto por Price. O produto final apresenta vídeos, fotos, animações e simulações demonstrando e ensinando a realização do procedimento. Embora a construção da hipermídia tenha sido complexa, sua utilização pode incrementar positivamente o ensino de procedimentos de enfermagem.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40787
10.1590/S0080-62342011000400021
url https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40787
identifier_str_mv 10.1590/S0080-62342011000400021
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40787/44139
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40787/44140
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 45 n. 4 (2011); 939-944
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 45 No. 4 (2011); 939-944
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 45 Núm. 4 (2011); 939-944
1980-220X
0080-6234
reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
collection Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||nursingscholar@usp.br
_version_ 1800221728730775552