Elaboração de uma hipermídia educacional para o ensino do procedimento de medida da pressão arterial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40787 |
Resumo: | A medida da pressão arterial é um procedimento imprescindível na avaliação do sistema cardiovascular. O ambiente digital de aprendizagem tem-se constituído em uma poderosa ferramenta do processo de ensino aprendizagem, pois acrescenta significado e concretude aos conteúdos que precisam ser aprendidos, podendo ser útil para o ensino deste procedimento. O objetivo deste trabalho foi construir uma hipermídia educacional para o ensino da técnica de medida da pressão arterial e descrever as etapas do processo de construção. O referencial pedagógico adotado foi o de Robert Gagné; para a construção, segue-se o modelo proposto por Price. O produto final apresenta vídeos, fotos, animações e simulações demonstrando e ensinando a realização do procedimento. Embora a construção da hipermídia tenha sido complexa, sua utilização pode incrementar positivamente o ensino de procedimentos de enfermagem. |
id |
USP-24_229ff3c1270a3b74782d32a05ee76747 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/40787 |
network_acronym_str |
USP-24 |
network_name_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Elaboração de uma hipermídia educacional para o ensino do procedimento de medida da pressão arterialElaboración de una hipermedia educativa para la enseñanza del procedimiento de medición de la presión arterialDevelopment of educational hypermedia to teach an arterial blood pressure measurement procedureBlood pressure determinationEducational technologyHypermediaEducationdistanceDeterminacíon de la presión sanguíneaTecnologia educacionalHipermediaEducación a distanciaDeterminação da pressão arterialTecnologia educacionalHipermídiaEducação a distânciaA medida da pressão arterial é um procedimento imprescindível na avaliação do sistema cardiovascular. O ambiente digital de aprendizagem tem-se constituído em uma poderosa ferramenta do processo de ensino aprendizagem, pois acrescenta significado e concretude aos conteúdos que precisam ser aprendidos, podendo ser útil para o ensino deste procedimento. O objetivo deste trabalho foi construir uma hipermídia educacional para o ensino da técnica de medida da pressão arterial e descrever as etapas do processo de construção. O referencial pedagógico adotado foi o de Robert Gagné; para a construção, segue-se o modelo proposto por Price. O produto final apresenta vídeos, fotos, animações e simulações demonstrando e ensinando a realização do procedimento. Embora a construção da hipermídia tenha sido complexa, sua utilização pode incrementar positivamente o ensino de procedimentos de enfermagem.La medición de la presión arterial es un procedimiento imprescindible en la evaluación del sistema cardiovascular. El ambiente digital de aprendizaje se ha constituido en una poderosa herramienta del proceso de enseñanza-aprendizaje, ya que incrementa el significado concreto de los contenidos que habrán de aprenderse, pudiendo resultar útil para la enseñanza de este procedimiento. El trabajo objetivó construir una hipermedia educativa para la enseñanza de la técnica de medición de la presión arterial, y describir las etapas del proceso de construcción. Se adoptó el referencial pedagógico de Robert Gagné; para la construcción se siguió el modelo propuesto por Price. El producto final se constituye de videos, fotos, animaciones, simulaciones, mostrando y enseñando la realización del procedimiento. A pesar de que la construcción haya resultado compleja, su utilización puede favorecer positivamente la enseñanza del proceso de enfermería.Arterial blood pressure measurement is an essential conduct to evaluate the condition of the cardiovascular system. Digital teaching environment is a powerful tool for the teaching-learning process, because it adds meaning and concreteness to the content to be learned, and it can be useful to instruct this procedure. The objective of this study was to create educational hypermedia for teaching arterial blood pressure measurement, and to describe the steps of that creation process. The pedagogical framework of Robert Gagné was used; and the construction followed the model proposed by Price. The final product presents videos, photos, animations and simulations that demonstrate and teach the procedure. Although hypermedia construction has been difficult to use, it can positively enhance the teaching of nursing procedures.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2011-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/4078710.1590/S0080-62342011000400021Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 45 n. 4 (2011); 939-944Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 45 No. 4 (2011); 939-944Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 45 Núm. 4 (2011); 939-9441980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40787/44139https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40787/44140http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlavarce, Debora CristinaPierin, Angela Maria Geraldo2012-08-30T14:33:24Zoai:revistas.usp.br:article/40787Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2012-08-30T14:33:24Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Elaboração de uma hipermídia educacional para o ensino do procedimento de medida da pressão arterial Elaboración de una hipermedia educativa para la enseñanza del procedimiento de medición de la presión arterial Development of educational hypermedia to teach an arterial blood pressure measurement procedure |
title |
Elaboração de uma hipermídia educacional para o ensino do procedimento de medida da pressão arterial |
spellingShingle |
Elaboração de uma hipermídia educacional para o ensino do procedimento de medida da pressão arterial Alavarce, Debora Cristina Blood pressure determination Educational technology Hypermedia Education distance Determinacíon de la presión sanguínea Tecnologia educacional Hipermedia Educación a distancia Determinação da pressão arterial Tecnologia educacional Hipermídia Educação a distância |
title_short |
Elaboração de uma hipermídia educacional para o ensino do procedimento de medida da pressão arterial |
title_full |
Elaboração de uma hipermídia educacional para o ensino do procedimento de medida da pressão arterial |
title_fullStr |
Elaboração de uma hipermídia educacional para o ensino do procedimento de medida da pressão arterial |
title_full_unstemmed |
Elaboração de uma hipermídia educacional para o ensino do procedimento de medida da pressão arterial |
title_sort |
Elaboração de uma hipermídia educacional para o ensino do procedimento de medida da pressão arterial |
author |
Alavarce, Debora Cristina |
author_facet |
Alavarce, Debora Cristina Pierin, Angela Maria Geraldo |
author_role |
author |
author2 |
Pierin, Angela Maria Geraldo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alavarce, Debora Cristina Pierin, Angela Maria Geraldo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Blood pressure determination Educational technology Hypermedia Education distance Determinacíon de la presión sanguínea Tecnologia educacional Hipermedia Educación a distancia Determinação da pressão arterial Tecnologia educacional Hipermídia Educação a distância |
topic |
Blood pressure determination Educational technology Hypermedia Education distance Determinacíon de la presión sanguínea Tecnologia educacional Hipermedia Educación a distancia Determinação da pressão arterial Tecnologia educacional Hipermídia Educação a distância |
description |
A medida da pressão arterial é um procedimento imprescindível na avaliação do sistema cardiovascular. O ambiente digital de aprendizagem tem-se constituído em uma poderosa ferramenta do processo de ensino aprendizagem, pois acrescenta significado e concretude aos conteúdos que precisam ser aprendidos, podendo ser útil para o ensino deste procedimento. O objetivo deste trabalho foi construir uma hipermídia educacional para o ensino da técnica de medida da pressão arterial e descrever as etapas do processo de construção. O referencial pedagógico adotado foi o de Robert Gagné; para a construção, segue-se o modelo proposto por Price. O produto final apresenta vídeos, fotos, animações e simulações demonstrando e ensinando a realização do procedimento. Embora a construção da hipermídia tenha sido complexa, sua utilização pode incrementar positivamente o ensino de procedimentos de enfermagem. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40787 10.1590/S0080-62342011000400021 |
url |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40787 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0080-62342011000400021 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40787/44139 https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40787/44140 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 45 n. 4 (2011); 939-944 Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 45 No. 4 (2011); 939-944 Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 45 Núm. 4 (2011); 939-944 1980-220X 0080-6234 reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
collection |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||nursingscholar@usp.br |
_version_ |
1800221728730775552 |