Representações de profissionais residentes acerca das estratégias pedagógicas utilizadas no processo formativo da residência multiprofissional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342018000100465 |
Resumo: | RESUMO Objetivo: Avaliar as representações sociais de residentes acerca das estratégias pedagógicas de um programa de Residência Multiprofissional em Saúde. Método: Estudo de caso, com abordagem qualitativa, apoiado na Teoria das Representações Sociais. A coleta dos dados se deu pela aplicação de questionário aos profissionais residentes. Utilizou-se do software ALCESTE para a análise lexical do conteúdo. Resultados: Foram aplicados questionários a 15 profissionais residentes. A análise evidenciou o potencial educativo de uma ferramenta de Educação a Distância, a necessidade de priorizar o conteúdo teórico e seu planejamento, alinhando-os à vivência no território, e a preferência dos sujeitos por espaços dinâmicos que favoreçam a comunicação e a análise crítico-reflexiva do cotidiano. Conclusão: Há a necessidade de valorização de estratégias e metodologias de ensino-aprendizagem significativas para o profissional residente e que contribuam para a formação em saúde. |
id |
USP-24_aa1bbb5acee3f8ed0dd7bc82e5bb18a0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0080-62342018000100465 |
network_acronym_str |
USP-24 |
network_name_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Representações de profissionais residentes acerca das estratégias pedagógicas utilizadas no processo formativo da residência multiprofissionalInternato não MédicoEducação de Pós-GraduaçãoAprendizagemRelações InterprofissionaisPessoal de SaúdeRESUMO Objetivo: Avaliar as representações sociais de residentes acerca das estratégias pedagógicas de um programa de Residência Multiprofissional em Saúde. Método: Estudo de caso, com abordagem qualitativa, apoiado na Teoria das Representações Sociais. A coleta dos dados se deu pela aplicação de questionário aos profissionais residentes. Utilizou-se do software ALCESTE para a análise lexical do conteúdo. Resultados: Foram aplicados questionários a 15 profissionais residentes. A análise evidenciou o potencial educativo de uma ferramenta de Educação a Distância, a necessidade de priorizar o conteúdo teórico e seu planejamento, alinhando-os à vivência no território, e a preferência dos sujeitos por espaços dinâmicos que favoreçam a comunicação e a análise crítico-reflexiva do cotidiano. Conclusão: Há a necessidade de valorização de estratégias e metodologias de ensino-aprendizagem significativas para o profissional residente e que contribuam para a formação em saúde.Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem2018-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342018000100465Revista da Escola de Enfermagem da USP v.52 2018reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/s1980-220x2017024803386info:eu-repo/semantics/openAccessMachado,Lucas Dias SoaresTamboril,Ana Carolina RibeiroMachado,Maria de Fátima Antero SousaMaia,Evanira RodriguesLopes,Maria do Socorro Vieirapor2018-11-26T00:00:00Zoai:scielo:S0080-62342018000100465Revistahttp://www.scielo.br/reeuspPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2018-11-26T00:00Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Representações de profissionais residentes acerca das estratégias pedagógicas utilizadas no processo formativo da residência multiprofissional |
title |
Representações de profissionais residentes acerca das estratégias pedagógicas utilizadas no processo formativo da residência multiprofissional |
spellingShingle |
Representações de profissionais residentes acerca das estratégias pedagógicas utilizadas no processo formativo da residência multiprofissional Machado,Lucas Dias Soares Internato não Médico Educação de Pós-Graduação Aprendizagem Relações Interprofissionais Pessoal de Saúde |
title_short |
Representações de profissionais residentes acerca das estratégias pedagógicas utilizadas no processo formativo da residência multiprofissional |
title_full |
Representações de profissionais residentes acerca das estratégias pedagógicas utilizadas no processo formativo da residência multiprofissional |
title_fullStr |
Representações de profissionais residentes acerca das estratégias pedagógicas utilizadas no processo formativo da residência multiprofissional |
title_full_unstemmed |
Representações de profissionais residentes acerca das estratégias pedagógicas utilizadas no processo formativo da residência multiprofissional |
title_sort |
Representações de profissionais residentes acerca das estratégias pedagógicas utilizadas no processo formativo da residência multiprofissional |
author |
Machado,Lucas Dias Soares |
author_facet |
Machado,Lucas Dias Soares Tamboril,Ana Carolina Ribeiro Machado,Maria de Fátima Antero Sousa Maia,Evanira Rodrigues Lopes,Maria do Socorro Vieira |
author_role |
author |
author2 |
Tamboril,Ana Carolina Ribeiro Machado,Maria de Fátima Antero Sousa Maia,Evanira Rodrigues Lopes,Maria do Socorro Vieira |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado,Lucas Dias Soares Tamboril,Ana Carolina Ribeiro Machado,Maria de Fátima Antero Sousa Maia,Evanira Rodrigues Lopes,Maria do Socorro Vieira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Internato não Médico Educação de Pós-Graduação Aprendizagem Relações Interprofissionais Pessoal de Saúde |
topic |
Internato não Médico Educação de Pós-Graduação Aprendizagem Relações Interprofissionais Pessoal de Saúde |
description |
RESUMO Objetivo: Avaliar as representações sociais de residentes acerca das estratégias pedagógicas de um programa de Residência Multiprofissional em Saúde. Método: Estudo de caso, com abordagem qualitativa, apoiado na Teoria das Representações Sociais. A coleta dos dados se deu pela aplicação de questionário aos profissionais residentes. Utilizou-se do software ALCESTE para a análise lexical do conteúdo. Resultados: Foram aplicados questionários a 15 profissionais residentes. A análise evidenciou o potencial educativo de uma ferramenta de Educação a Distância, a necessidade de priorizar o conteúdo teórico e seu planejamento, alinhando-os à vivência no território, e a preferência dos sujeitos por espaços dinâmicos que favoreçam a comunicação e a análise crítico-reflexiva do cotidiano. Conclusão: Há a necessidade de valorização de estratégias e metodologias de ensino-aprendizagem significativas para o profissional residente e que contribuam para a formação em saúde. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342018000100465 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342018000100465 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/s1980-220x2017024803386 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP v.52 2018 reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
collection |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||nursingscholar@usp.br |
_version_ |
1748936539650392064 |