Representações de profissionais residentes acerca das estratégias pedagógicas utilizadas no processo formativo da residência multiprofissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado,Lucas Dias Soares
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Tamboril,Ana Carolina Ribeiro, Machado,Maria de Fátima Antero Sousa, Maia,Evanira Rodrigues, Lopes,Maria do Socorro Vieira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342018000100465
Resumo: RESUMO Objetivo: Avaliar as representações sociais de residentes acerca das estratégias pedagógicas de um programa de Residência Multiprofissional em Saúde. Método: Estudo de caso, com abordagem qualitativa, apoiado na Teoria das Representações Sociais. A coleta dos dados se deu pela aplicação de questionário aos profissionais residentes. Utilizou-se do software ALCESTE para a análise lexical do conteúdo. Resultados: Foram aplicados questionários a 15 profissionais residentes. A análise evidenciou o potencial educativo de uma ferramenta de Educação a Distância, a necessidade de priorizar o conteúdo teórico e seu planejamento, alinhando-os à vivência no território, e a preferência dos sujeitos por espaços dinâmicos que favoreçam a comunicação e a análise crítico-reflexiva do cotidiano. Conclusão: Há a necessidade de valorização de estratégias e metodologias de ensino-aprendizagem significativas para o profissional residente e que contribuam para a formação em saúde.
id USP-24_aa1bbb5acee3f8ed0dd7bc82e5bb18a0
oai_identifier_str oai:scielo:S0080-62342018000100465
network_acronym_str USP-24
network_name_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository_id_str
spelling Representações de profissionais residentes acerca das estratégias pedagógicas utilizadas no processo formativo da residência multiprofissionalInternato não MédicoEducação de Pós-GraduaçãoAprendizagemRelações InterprofissionaisPessoal de SaúdeRESUMO Objetivo: Avaliar as representações sociais de residentes acerca das estratégias pedagógicas de um programa de Residência Multiprofissional em Saúde. Método: Estudo de caso, com abordagem qualitativa, apoiado na Teoria das Representações Sociais. A coleta dos dados se deu pela aplicação de questionário aos profissionais residentes. Utilizou-se do software ALCESTE para a análise lexical do conteúdo. Resultados: Foram aplicados questionários a 15 profissionais residentes. A análise evidenciou o potencial educativo de uma ferramenta de Educação a Distância, a necessidade de priorizar o conteúdo teórico e seu planejamento, alinhando-os à vivência no território, e a preferência dos sujeitos por espaços dinâmicos que favoreçam a comunicação e a análise crítico-reflexiva do cotidiano. Conclusão: Há a necessidade de valorização de estratégias e metodologias de ensino-aprendizagem significativas para o profissional residente e que contribuam para a formação em saúde.Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem2018-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342018000100465Revista da Escola de Enfermagem da USP v.52 2018reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/s1980-220x2017024803386info:eu-repo/semantics/openAccessMachado,Lucas Dias SoaresTamboril,Ana Carolina RibeiroMachado,Maria de Fátima Antero SousaMaia,Evanira RodriguesLopes,Maria do Socorro Vieirapor2018-11-26T00:00:00Zoai:scielo:S0080-62342018000100465Revistahttp://www.scielo.br/reeuspPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2018-11-26T00:00Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Representações de profissionais residentes acerca das estratégias pedagógicas utilizadas no processo formativo da residência multiprofissional
title Representações de profissionais residentes acerca das estratégias pedagógicas utilizadas no processo formativo da residência multiprofissional
spellingShingle Representações de profissionais residentes acerca das estratégias pedagógicas utilizadas no processo formativo da residência multiprofissional
Machado,Lucas Dias Soares
Internato não Médico
Educação de Pós-Graduação
Aprendizagem
Relações Interprofissionais
Pessoal de Saúde
title_short Representações de profissionais residentes acerca das estratégias pedagógicas utilizadas no processo formativo da residência multiprofissional
title_full Representações de profissionais residentes acerca das estratégias pedagógicas utilizadas no processo formativo da residência multiprofissional
title_fullStr Representações de profissionais residentes acerca das estratégias pedagógicas utilizadas no processo formativo da residência multiprofissional
title_full_unstemmed Representações de profissionais residentes acerca das estratégias pedagógicas utilizadas no processo formativo da residência multiprofissional
title_sort Representações de profissionais residentes acerca das estratégias pedagógicas utilizadas no processo formativo da residência multiprofissional
author Machado,Lucas Dias Soares
author_facet Machado,Lucas Dias Soares
Tamboril,Ana Carolina Ribeiro
Machado,Maria de Fátima Antero Sousa
Maia,Evanira Rodrigues
Lopes,Maria do Socorro Vieira
author_role author
author2 Tamboril,Ana Carolina Ribeiro
Machado,Maria de Fátima Antero Sousa
Maia,Evanira Rodrigues
Lopes,Maria do Socorro Vieira
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado,Lucas Dias Soares
Tamboril,Ana Carolina Ribeiro
Machado,Maria de Fátima Antero Sousa
Maia,Evanira Rodrigues
Lopes,Maria do Socorro Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Internato não Médico
Educação de Pós-Graduação
Aprendizagem
Relações Interprofissionais
Pessoal de Saúde
topic Internato não Médico
Educação de Pós-Graduação
Aprendizagem
Relações Interprofissionais
Pessoal de Saúde
description RESUMO Objetivo: Avaliar as representações sociais de residentes acerca das estratégias pedagógicas de um programa de Residência Multiprofissional em Saúde. Método: Estudo de caso, com abordagem qualitativa, apoiado na Teoria das Representações Sociais. A coleta dos dados se deu pela aplicação de questionário aos profissionais residentes. Utilizou-se do software ALCESTE para a análise lexical do conteúdo. Resultados: Foram aplicados questionários a 15 profissionais residentes. A análise evidenciou o potencial educativo de uma ferramenta de Educação a Distância, a necessidade de priorizar o conteúdo teórico e seu planejamento, alinhando-os à vivência no território, e a preferência dos sujeitos por espaços dinâmicos que favoreçam a comunicação e a análise crítico-reflexiva do cotidiano. Conclusão: Há a necessidade de valorização de estratégias e metodologias de ensino-aprendizagem significativas para o profissional residente e que contribuam para a formação em saúde.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342018000100465
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342018000100465
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/s1980-220x2017024803386
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP v.52 2018
reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
collection Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||nursingscholar@usp.br
_version_ 1748936539650392064