Ensino do processo de enfermagem: planejamento e inserção em matrizes curriculares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leadebal,Oriana Deyze Correia Paiva
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Fontes,Wilma Dias de, Silva,César Cavalcanti da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342010000100027
Resumo: Este trabalho objetiva analisar a abordagem do ensino do processo de enfermagem, a partir dos planos de curso das disciplinas que evidenciam as bases conceituais e metodológicas do processo de enfermagem em instituições de Ensino Superior, em uma capital do Nordeste brasileiro. Os resultados evidenciaram que as disciplinas têm natureza prevalentemente teórica, apresentam ementas e bases conceituais com ênfase no suporte teórico-filosófico do processo de enfermagem, bem como no estudo das fases que o compõe. Evidenciou-se ainda a expressão e prevalência dos objetivos de domínio cognitivo e psicomotor e a utilização da metodologia tradicional.
id USP-24_ab70437414edc6638b09ba5adf76628d
oai_identifier_str oai:scielo:S0080-62342010000100027
network_acronym_str USP-24
network_name_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository_id_str
spelling Ensino do processo de enfermagem: planejamento e inserção em matrizes curricularesEnsinoEducação em enfermagemProcessos de enfermagemEste trabalho objetiva analisar a abordagem do ensino do processo de enfermagem, a partir dos planos de curso das disciplinas que evidenciam as bases conceituais e metodológicas do processo de enfermagem em instituições de Ensino Superior, em uma capital do Nordeste brasileiro. Os resultados evidenciaram que as disciplinas têm natureza prevalentemente teórica, apresentam ementas e bases conceituais com ênfase no suporte teórico-filosófico do processo de enfermagem, bem como no estudo das fases que o compõe. Evidenciou-se ainda a expressão e prevalência dos objetivos de domínio cognitivo e psicomotor e a utilização da metodologia tradicional.Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem2010-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342010000100027Revista da Escola de Enfermagem da USP v.44 n.1 2010reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/S0080-62342010000100027info:eu-repo/semantics/openAccessLeadebal,Oriana Deyze Correia PaivaFontes,Wilma Dias deSilva,César Cavalcanti dapor2010-03-22T00:00:00Zoai:scielo:S0080-62342010000100027Revistahttp://www.scielo.br/reeuspPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2010-03-22T00:00Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino do processo de enfermagem: planejamento e inserção em matrizes curriculares
title Ensino do processo de enfermagem: planejamento e inserção em matrizes curriculares
spellingShingle Ensino do processo de enfermagem: planejamento e inserção em matrizes curriculares
Leadebal,Oriana Deyze Correia Paiva
Ensino
Educação em enfermagem
Processos de enfermagem
title_short Ensino do processo de enfermagem: planejamento e inserção em matrizes curriculares
title_full Ensino do processo de enfermagem: planejamento e inserção em matrizes curriculares
title_fullStr Ensino do processo de enfermagem: planejamento e inserção em matrizes curriculares
title_full_unstemmed Ensino do processo de enfermagem: planejamento e inserção em matrizes curriculares
title_sort Ensino do processo de enfermagem: planejamento e inserção em matrizes curriculares
author Leadebal,Oriana Deyze Correia Paiva
author_facet Leadebal,Oriana Deyze Correia Paiva
Fontes,Wilma Dias de
Silva,César Cavalcanti da
author_role author
author2 Fontes,Wilma Dias de
Silva,César Cavalcanti da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leadebal,Oriana Deyze Correia Paiva
Fontes,Wilma Dias de
Silva,César Cavalcanti da
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Educação em enfermagem
Processos de enfermagem
topic Ensino
Educação em enfermagem
Processos de enfermagem
description Este trabalho objetiva analisar a abordagem do ensino do processo de enfermagem, a partir dos planos de curso das disciplinas que evidenciam as bases conceituais e metodológicas do processo de enfermagem em instituições de Ensino Superior, em uma capital do Nordeste brasileiro. Os resultados evidenciaram que as disciplinas têm natureza prevalentemente teórica, apresentam ementas e bases conceituais com ênfase no suporte teórico-filosófico do processo de enfermagem, bem como no estudo das fases que o compõe. Evidenciou-se ainda a expressão e prevalência dos objetivos de domínio cognitivo e psicomotor e a utilização da metodologia tradicional.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342010000100027
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342010000100027
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0080-62342010000100027
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP v.44 n.1 2010
reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
collection Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||nursingscholar@usp.br
_version_ 1748936533650440192