Ensino do processo de enfermagem: planejamento e inserção em matrizes curriculares
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342010000100027 |
Resumo: | Este trabalho objetiva analisar a abordagem do ensino do processo de enfermagem, a partir dos planos de curso das disciplinas que evidenciam as bases conceituais e metodológicas do processo de enfermagem em instituições de Ensino Superior, em uma capital do Nordeste brasileiro. Os resultados evidenciaram que as disciplinas têm natureza prevalentemente teórica, apresentam ementas e bases conceituais com ênfase no suporte teórico-filosófico do processo de enfermagem, bem como no estudo das fases que o compõe. Evidenciou-se ainda a expressão e prevalência dos objetivos de domínio cognitivo e psicomotor e a utilização da metodologia tradicional. |
id |
USP-24_ab70437414edc6638b09ba5adf76628d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0080-62342010000100027 |
network_acronym_str |
USP-24 |
network_name_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino do processo de enfermagem: planejamento e inserção em matrizes curricularesEnsinoEducação em enfermagemProcessos de enfermagemEste trabalho objetiva analisar a abordagem do ensino do processo de enfermagem, a partir dos planos de curso das disciplinas que evidenciam as bases conceituais e metodológicas do processo de enfermagem em instituições de Ensino Superior, em uma capital do Nordeste brasileiro. Os resultados evidenciaram que as disciplinas têm natureza prevalentemente teórica, apresentam ementas e bases conceituais com ênfase no suporte teórico-filosófico do processo de enfermagem, bem como no estudo das fases que o compõe. Evidenciou-se ainda a expressão e prevalência dos objetivos de domínio cognitivo e psicomotor e a utilização da metodologia tradicional.Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem2010-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342010000100027Revista da Escola de Enfermagem da USP v.44 n.1 2010reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/S0080-62342010000100027info:eu-repo/semantics/openAccessLeadebal,Oriana Deyze Correia PaivaFontes,Wilma Dias deSilva,César Cavalcanti dapor2010-03-22T00:00:00Zoai:scielo:S0080-62342010000100027Revistahttp://www.scielo.br/reeuspPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2010-03-22T00:00Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino do processo de enfermagem: planejamento e inserção em matrizes curriculares |
title |
Ensino do processo de enfermagem: planejamento e inserção em matrizes curriculares |
spellingShingle |
Ensino do processo de enfermagem: planejamento e inserção em matrizes curriculares Leadebal,Oriana Deyze Correia Paiva Ensino Educação em enfermagem Processos de enfermagem |
title_short |
Ensino do processo de enfermagem: planejamento e inserção em matrizes curriculares |
title_full |
Ensino do processo de enfermagem: planejamento e inserção em matrizes curriculares |
title_fullStr |
Ensino do processo de enfermagem: planejamento e inserção em matrizes curriculares |
title_full_unstemmed |
Ensino do processo de enfermagem: planejamento e inserção em matrizes curriculares |
title_sort |
Ensino do processo de enfermagem: planejamento e inserção em matrizes curriculares |
author |
Leadebal,Oriana Deyze Correia Paiva |
author_facet |
Leadebal,Oriana Deyze Correia Paiva Fontes,Wilma Dias de Silva,César Cavalcanti da |
author_role |
author |
author2 |
Fontes,Wilma Dias de Silva,César Cavalcanti da |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leadebal,Oriana Deyze Correia Paiva Fontes,Wilma Dias de Silva,César Cavalcanti da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Educação em enfermagem Processos de enfermagem |
topic |
Ensino Educação em enfermagem Processos de enfermagem |
description |
Este trabalho objetiva analisar a abordagem do ensino do processo de enfermagem, a partir dos planos de curso das disciplinas que evidenciam as bases conceituais e metodológicas do processo de enfermagem em instituições de Ensino Superior, em uma capital do Nordeste brasileiro. Os resultados evidenciaram que as disciplinas têm natureza prevalentemente teórica, apresentam ementas e bases conceituais com ênfase no suporte teórico-filosófico do processo de enfermagem, bem como no estudo das fases que o compõe. Evidenciou-se ainda a expressão e prevalência dos objetivos de domínio cognitivo e psicomotor e a utilização da metodologia tradicional. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-03-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342010000100027 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342010000100027 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0080-62342010000100027 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP v.44 n.1 2010 reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
collection |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||nursingscholar@usp.br |
_version_ |
1748936533650440192 |