A construção da competência ética na percepção de enfermeiros da Atenção Primária
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng por |
Título da fonte: | Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/84096 |
Resumo: | O estudo buscou entender a percepção de enfermeiros da atenção primária sobre a construção da competência ética. A pesquisa foi qualitativa, de cunho fenomenológico interpretativo, tendo sido realizadas entrevistas com 10 enfermeiros de serviços de atenção primária de Porto Alegre, RS. Os resultados mostram que os profissionais entrevistados já haviam vivenciado situações eticamente conflitivas e tinham domínio da definição de competência ética. Os temas centrais apontam para três pilares fundamentais na construção da competência ética: os valores pessoais, o ensino e a prática. Tendo presente que a competência ética é algo em permanente construção, o estudo mostra a importância de promover iniciativas educacionais e organizacionais de forma transversal, como ferramenta de enfrentamento do stress moral e contribuir para melhorar a qualidade do cuidado em atenção primária à saúde. |
id |
USP-24_ac158d9bfc45aaffdd617df9118b15b4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/84096 |
network_acronym_str |
USP-24 |
network_name_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A construção da competência ética na percepção de enfermeiros da Atenção Primária La Construcción De La Competencia Éética En La Percepción De Enfermeros De La Atención Primaria The Construction Of Ethical Competence In The Perception Of Primary Care Nurses O estudo buscou entender a percepção de enfermeiros da atenção primária sobre a construção da competência ética. A pesquisa foi qualitativa, de cunho fenomenológico interpretativo, tendo sido realizadas entrevistas com 10 enfermeiros de serviços de atenção primária de Porto Alegre, RS. Os resultados mostram que os profissionais entrevistados já haviam vivenciado situações eticamente conflitivas e tinham domínio da definição de competência ética. Os temas centrais apontam para três pilares fundamentais na construção da competência ética: os valores pessoais, o ensino e a prática. Tendo presente que a competência ética é algo em permanente construção, o estudo mostra a importância de promover iniciativas educacionais e organizacionais de forma transversal, como ferramenta de enfrentamento do stress moral e contribuir para melhorar a qualidade do cuidado em atenção primária à saúde.
Estudio cualitativo con abordaje fenomenológico interpretativo cuyo objetivo fue entender la percepción de los enfermeros de atención primaria sobre la construcción de la competencia ética en su formación y práctica. Se llevaron a cabo entrevistas a 10 enfermeros de distintos servicios de atención primaria de Porto Alegre, RS. Los resultados demostraron que los profesionales entrevistados ya habían vivido situaciones éticamente conflictivas y conocían el significado de competencia ética. Los temas centrales apuntaron hacia tres pilares fundamentales en la construcción de la competencia ética: los valores personales, la enseñanza y la práctica. Teniendo en cuenta que la competencia ética está en permanente construcción, el estudio muestra la importancia de promover transversalmente iniciativas educacionales y organizacionales, así como herramientas del enfrentamiento del estrés moral y contribuye a mejorar la calidad del cuidado en la atención primaria en salud.
The study intended to understand the perception of nurses of Primary Care Services about the construction of ethical competence on their formation and practices. This is a qualitative study, with an interpretative phenomenological approach and interviews with ten nurses of the community health services of Porto Alegre, RS. The results showed that the interviewed professionals had already experienced situations with ethical conflicts and knew what ethical competence means. The central themes point out three fundamental issues in the construction of the ethical competence: personal values, education and practice. Taking into account that ethical competence is in permanent construction, the study shows the importance to promote organizational and educational activities in a transversal manner, as a tool to cope the moral stress and contribute in improving the quality of care in the primary health attention.
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2014-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/8409610.1590/S0080-6234201400002000019Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 48 n. 2 (2014); 329-334Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 48 No. 2 (2014); 329-334Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 48 Núm. 2 (2014); 329-3341980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/84096/86947https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/84096/86948http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSchaefer, Rafaela Junges, José Roque 2014-08-28T12:20:42Zoai:revistas.usp.br:article/84096Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2014-08-28T12:20:42Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A construção da competência ética na percepção de enfermeiros da Atenção Primária La Construcción De La Competencia Éética En La Percepción De Enfermeros De La Atención Primaria The Construction Of Ethical Competence In The Perception Of Primary Care Nurses |
title |
A construção da competência ética na percepção de enfermeiros da Atenção Primária |
spellingShingle |
A construção da competência ética na percepção de enfermeiros da Atenção Primária Schaefer, Rafaela |
title_short |
A construção da competência ética na percepção de enfermeiros da Atenção Primária |
title_full |
A construção da competência ética na percepção de enfermeiros da Atenção Primária |
title_fullStr |
A construção da competência ética na percepção de enfermeiros da Atenção Primária |
title_full_unstemmed |
A construção da competência ética na percepção de enfermeiros da Atenção Primária |
title_sort |
A construção da competência ética na percepção de enfermeiros da Atenção Primária |
author |
Schaefer, Rafaela |
author_facet |
Schaefer, Rafaela Junges, José Roque |
author_role |
author |
author2 |
Junges, José Roque |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schaefer, Rafaela Junges, José Roque |
description |
O estudo buscou entender a percepção de enfermeiros da atenção primária sobre a construção da competência ética. A pesquisa foi qualitativa, de cunho fenomenológico interpretativo, tendo sido realizadas entrevistas com 10 enfermeiros de serviços de atenção primária de Porto Alegre, RS. Os resultados mostram que os profissionais entrevistados já haviam vivenciado situações eticamente conflitivas e tinham domínio da definição de competência ética. Os temas centrais apontam para três pilares fundamentais na construção da competência ética: os valores pessoais, o ensino e a prática. Tendo presente que a competência ética é algo em permanente construção, o estudo mostra a importância de promover iniciativas educacionais e organizacionais de forma transversal, como ferramenta de enfrentamento do stress moral e contribuir para melhorar a qualidade do cuidado em atenção primária à saúde.
|
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/84096 10.1590/S0080-6234201400002000019 |
url |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/84096 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0080-6234201400002000019 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng por |
language |
eng por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/84096/86947 https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/84096/86948 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 48 n. 2 (2014); 329-334 Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 48 No. 2 (2014); 329-334 Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 48 Núm. 2 (2014); 329-334 1980-220X 0080-6234 reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
collection |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||nursingscholar@usp.br |
_version_ |
1800221736956854272 |