Enfermería y gestantes de alto riesgo hospitalizadas: desafíos para integralidad del cuidado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Bruna Felisberto de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Bussadori, Jamile Claro de Castro, Ayres, José Ricardo de Carvalho Mesquita, Fabbro, Márcia Regina Cangiani, Wernet, Monika
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/182674
Resumo: Objetivo: Analisar as interações entre enfermagem e gestantes de alto risco hospitalizadas quanto às possibilidades e limites de realização de um cuidado orientado pelo princípio da integralidade. Método: Estudo qualitativo, fundamentado na base conceitual da integralidade e desenvolvido a partir dos preceitos da análise de conteúdo temática. A coleta dos dados se deu através de entrevistas abertas e observação da cena assistencial de doze profissionais de enfermagem junto a gestantes de alto risco hospitalizadas. Resultados: Participaram do estudo 12 profissionais de enfermagem. As práticas de enfermagem estão retratadas a partir de duas categorias temáticas: “Acolhimento: apoio emocional e informacional” e “Avaliação e monitoramento do risco gestacional”. Os achados revelaram intenções de acolher a mulher, provendo suporte informal e emocional, contudo sob fragilidades nas relações intersubjetivas. Há uma ênfase no “êxito técnico”, nem sempre suficientemente articulado ao “sucesso prático” nas ações de cuidado, com prejuízos para o alcance da integralidade. Conclusão: Os achados revelaram que a ênfase no manejo biomédico do risco obstétrico e limitações estruturais e organizacionais do trabalho acabam por dificultar a incorporação ao cotidiano do cuidado de preocupações e saberes necessários à construção de sua integralidade.
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A coleta dos dados se deu através de entrevistas abertas e observação da cena assistencial de doze profissionais de enfermagem junto a gestantes de alto risco hospitalizadas. Resultados: Participaram do estudo 12 profissionais de enfermagem. As práticas de enfermagem estão retratadas a partir de duas categorias temáticas: “Acolhimento: apoio emocional e informacional” e “Avaliação e monitoramento do risco gestacional”. Os achados revelaram intenções de acolher a mulher, provendo suporte informal e emocional, contudo sob fragilidades nas relações intersubjetivas. Há uma ênfase no “êxito técnico”, nem sempre suficientemente articulado ao “sucesso prático” nas ações de cuidado, com prejuízos para o alcance da integralidade. Conclusão: Os achados revelaram que a ênfase no manejo biomédico do risco obstétrico e limitações estruturais e organizacionais do trabalho acabam por dificultar a incorporação ao cotidiano do cuidado de preocupações e saberes necessários à construção de sua integralidade.Objective: To analyze the interactions between nursing and hospitalized high-risk pregnant women regarding the possibilities and limits of providing care guided by the principle of comprehensiveness. Method: A qualitative study based on the conceptual framework of comprehensiveness and developed from the precepts of thematic content analysis. Data were collected through open interviews and observation of the care scenario of twelve nursing professionals with hospitalized high-risk pregnant women. Results: Twelve (12) nursing professionals participated in the study. Nursing practices are portrayed from two thematic categories: “Embracement: emotional and informational support” and “Assessing and monitoring gestational risk”. The findings revealed intentions to embrace women, providing informal and emotional support, but under weaknesses in intersubjective relationships. There is an emphasis on “technical success”, not always sufficiently articulated with “practical success” in care actions, with harm to achieving comprehensiveness. Conclusion: The findings revealed that an emphasis on the biomedical management of obstetric risk and structural and organizational limitations of work end up hindering incorporating into daily care the concerns and knowledge necessary for constructing its comprehensiveness.Objetivo: Analizar las interacciones entre enfermería y gestantes de alto riesgo hospitalizadas en cuanto a las posibilidades y límites de realización de un cuidado orientado por el principio de la integralidad. Método: Estudio cualitativo, fundado en la base conceptual de la integralidad y desarrollado a partir de preceptos del análisis de contenido temático. La recolección de datos se dio mediante entrevistas abiertas y observación de la escena asistencial de doce profesionales de enfermería junto a gestantes de alto riesgo hospitalizadas. Resultados: Participaron en el estudio 12 profesionales de enfermería. La prácticas de enfermería están retratadas mediante dos categorías temáticas: “Acogida: apoyo emotivo e informativo” y “Evaluación y monitoreo del riesgo gestacional”. Los hallazgos revelaron intenciones de acoger a la mujer, brindando soporte informal y emotivo, sin embargo bajo fragilidades en las relaciones intersubjetivas. Existe una énfasis en el “éxito técnico”, no siempre articulado lo bastante con el “éxito práctico” en las acciones de cuidado, con perjuicios para el alcance de la integralidad. Conclusión: Los hallazgos desvelaron que el énfasis en el manejo biomédico del riesgo obstétrico y limitaciones estructurales y organizativas del trabajo terminan por dificultar la incorporación al cotidiano del cuidado de preocupaciones y saberes necesarios a la construcción de su integralidad.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2020-05-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/18267410.1590/s1980-220x2018036903557 Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 54 (2020); e03557Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 54 (2020); e03557Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 54 (2020); e035571980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/182674/169522https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/182674/169521https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.eninfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Bruna Felisberto de Bussadori, Jamile Claro de Castro Ayres, José Ricardo de Carvalho Mesquita Fabbro, Márcia Regina Cangiani Wernet, Monika 2021-03-01T21:10:18Zoai:revistas.usp.br:article/182674Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2021-03-01T21:10:18Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
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