Cotidiano laboral docente: enfrentamientos de los profesores de enfermería en la contemporaneidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: D’Oliveira, Camila Arantes Ferreira Brecht
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Souza, Norma Valéria Dantas de Oliveira, Varella, Thereza Christina Mó Y Mó Loureiro, Vargens, Octávio Muniz da Costa, Noronha, Isabela da Rosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/182071
Resumo: Objetivo: Descrever a organização do trabalho do docente de enfermagem e analisar seus aspectos limitadores e facilitadores. Método: Pesquisa qualitativa e descritiva, composta por docentes de universidades públicas federais do Rio de Janeiro. A coleta de dados ocorreu em por meio de entrevista semiestruturada. A técnica para o tratamento dos dados foi a análise de conteúdo. Resultados: Participaram 27 docentes. Os elementos facilitadores do trabalho docente foram: ambiente de trabalho; autonomia e flexibilidade; gosto pelo que faz; uso das tecnologias; e solidariedade do coletivo profissional. Os elementos dificultadores foram: alta demanda de trabalho; ritmo laboral intenso; escassez de recursos material e humano; e competitividade acadêmica. Conclusão: A configuração da organização laboral docente é complexa e multifacetada, apresentando alta exigência psicoafetiva, cognitiva e física, o que potencializa o adoecimento desses trabalhadores.
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