Espaço virtual de um grupo de pesquisa: o olhar dos tutores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40943 |
Resumo: | O Grupo de Estudos e Pesquisas de Tecnologia da Informação nos Processos de Trabalho em Enfermagem (GEPETE) visa produzir e socializar o conhecimento na área de tecnologia da informação e comunicação na saúde e enfermagem, articular a integração com grupos de pesquisas desta área e propiciar a participação de alunos. O estudo realizado pelos tutores teve como objetivo relatar a construção do ambiente virtual de aprendizagem (AVA) e a experiência dos tutores como mediadores de um grupo de pesquisa na plataforma Moodle. Para tanto, foi construído um AVA, realizada a mediação pedagógica sob a temática tutoria e o diagnóstico inicial em relação às dificuldades na utilização da tecnologia na interatividade e na comunicação, o que permitiu a proposição da continuidade da utilização da plataforma como um recurso para apoiar as atividades de pesquisa, oferecer aos líderes pesquisadores mecanismos para socialização dos projetos e possibilidades de orientação à distância. |
id |
USP-24_b55f56ec6b276f8ab514374f13865a87 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/40943 |
network_acronym_str |
USP-24 |
network_name_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Espaço virtual de um grupo de pesquisa: o olhar dos tutoresEspacio virtual de un grupo de investigación: la visión de los tutoresThe virtual environment of a research group: the tutors' perspectiveGrupos de InvestigaciónInvestigación en enfermeríaEducación a distanciaTutoriaTecnologíaGrupos de PesquisaPesquisa em enfermagemEducação a distânciaTutoriaTecnologiaResearch GroupsNursing researchEducationdistancePreceptorshipTechnologyO Grupo de Estudos e Pesquisas de Tecnologia da Informação nos Processos de Trabalho em Enfermagem (GEPETE) visa produzir e socializar o conhecimento na área de tecnologia da informação e comunicação na saúde e enfermagem, articular a integração com grupos de pesquisas desta área e propiciar a participação de alunos. O estudo realizado pelos tutores teve como objetivo relatar a construção do ambiente virtual de aprendizagem (AVA) e a experiência dos tutores como mediadores de um grupo de pesquisa na plataforma Moodle. Para tanto, foi construído um AVA, realizada a mediação pedagógica sob a temática tutoria e o diagnóstico inicial em relação às dificuldades na utilização da tecnologia na interatividade e na comunicação, o que permitiu a proposição da continuidade da utilização da plataforma como um recurso para apoiar as atividades de pesquisa, oferecer aos líderes pesquisadores mecanismos para socialização dos projetos e possibilidades de orientação à distância.The Grupo de Estudos e Pesquisas de Tecnologia da Informação nos Processos de Trabalho em Enfermagem (Study and Research Group for Information Technology in the Nursing Working Processes, GEPETE) has the purpose of producing and socializing knowledge in information technology and health and nursing communication, making associations with research groups in this field and promoting student participation. This study was performed by the group tutors with the objective to report on the development of the virtual learning environment (VLE) and the tutors' experience as mediators of a research group using the Moodle platform. To do this, a VLE was developed and pedagogical mediation was performed following the theme of mentoring. An initial diagnosis was made of the difficulties in using this technology in interaction and communication, which permitted the proposal of continuing to use the platform as a resource to support research activities, offer lead researchers the mechanisms to socialize projects and offer the possibility of giving advice at a distance.El Grupo de Estudios e Investigaciones de Tecnología de la Información en Procesos de Trabajo de Enfermería (GEPETE) apunta a producir y socializar conocimiento en el área de tecnología de información y comunicación en salud y enfermería, articular la integración con grupos de investigación del área y facilitar la participación de alumnos. El estudio realizado por tutores objetivó relatar la construcción del ambiente virtual de aprendizaje (AVA) y la experiencia del tutor como mediador de un grupo de investigación en plataforma Moodle. Para ello se construyó un AVA, realizándose la mediación pedagógica bajo la temática tutoría y el diagnóstico inicial en relación a las dificultades de utilización de tecnología en interactividad y comunicación, lo que permitió la proposición de continuidad de utilización de la plataforma como recurso de apoyo a las actividades investigativas, ofreciendo a los líderes investigadores mecanismos para socialización de proyectos y posibilidades de orientación a distancia.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2012-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/4094310.1590/S0080-62342012000100033Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 46 n. 1 (2012); 246-251Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 46 No. 1 (2012); 246-251Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 46 Núm. 1 (2012); 246-2511980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40943/44453https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40943/44454http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPrado, CláudiaCasteli, Christiane Pereira MartinsLopes, Tania OliveiraKobayashi, Rika M.Peres, Heloísa Helena CiquetoLeite, Maria Madalena Januário2012-08-30T16:27:55Zoai:revistas.usp.br:article/40943Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2012-08-30T16:27:55Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Espaço virtual de um grupo de pesquisa: o olhar dos tutores Espacio virtual de un grupo de investigación: la visión de los tutores The virtual environment of a research group: the tutors' perspective |
title |
Espaço virtual de um grupo de pesquisa: o olhar dos tutores |
spellingShingle |
Espaço virtual de um grupo de pesquisa: o olhar dos tutores Prado, Cláudia Grupos de Investigación Investigación en enfermería Educación a distancia Tutoria Tecnología Grupos de Pesquisa Pesquisa em enfermagem Educação a distância Tutoria Tecnologia Research Groups Nursing research Education distance Preceptorship Technology |
title_short |
Espaço virtual de um grupo de pesquisa: o olhar dos tutores |
title_full |
Espaço virtual de um grupo de pesquisa: o olhar dos tutores |
title_fullStr |
Espaço virtual de um grupo de pesquisa: o olhar dos tutores |
title_full_unstemmed |
Espaço virtual de um grupo de pesquisa: o olhar dos tutores |
title_sort |
Espaço virtual de um grupo de pesquisa: o olhar dos tutores |
author |
Prado, Cláudia |
author_facet |
Prado, Cláudia Casteli, Christiane Pereira Martins Lopes, Tania Oliveira Kobayashi, Rika M. Peres, Heloísa Helena Ciqueto Leite, Maria Madalena Januário |
author_role |
author |
author2 |
Casteli, Christiane Pereira Martins Lopes, Tania Oliveira Kobayashi, Rika M. Peres, Heloísa Helena Ciqueto Leite, Maria Madalena Januário |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Prado, Cláudia Casteli, Christiane Pereira Martins Lopes, Tania Oliveira Kobayashi, Rika M. Peres, Heloísa Helena Ciqueto Leite, Maria Madalena Januário |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Grupos de Investigación Investigación en enfermería Educación a distancia Tutoria Tecnología Grupos de Pesquisa Pesquisa em enfermagem Educação a distância Tutoria Tecnologia Research Groups Nursing research Education distance Preceptorship Technology |
topic |
Grupos de Investigación Investigación en enfermería Educación a distancia Tutoria Tecnología Grupos de Pesquisa Pesquisa em enfermagem Educação a distância Tutoria Tecnologia Research Groups Nursing research Education distance Preceptorship Technology |
description |
O Grupo de Estudos e Pesquisas de Tecnologia da Informação nos Processos de Trabalho em Enfermagem (GEPETE) visa produzir e socializar o conhecimento na área de tecnologia da informação e comunicação na saúde e enfermagem, articular a integração com grupos de pesquisas desta área e propiciar a participação de alunos. O estudo realizado pelos tutores teve como objetivo relatar a construção do ambiente virtual de aprendizagem (AVA) e a experiência dos tutores como mediadores de um grupo de pesquisa na plataforma Moodle. Para tanto, foi construído um AVA, realizada a mediação pedagógica sob a temática tutoria e o diagnóstico inicial em relação às dificuldades na utilização da tecnologia na interatividade e na comunicação, o que permitiu a proposição da continuidade da utilização da plataforma como um recurso para apoiar as atividades de pesquisa, oferecer aos líderes pesquisadores mecanismos para socialização dos projetos e possibilidades de orientação à distância. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-02-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40943 10.1590/S0080-62342012000100033 |
url |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40943 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0080-62342012000100033 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40943/44453 https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40943/44454 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 46 n. 1 (2012); 246-251 Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 46 No. 1 (2012); 246-251 Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 46 Núm. 1 (2012); 246-251 1980-220X 0080-6234 reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
collection |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||nursingscholar@usp.br |
_version_ |
1800221729687076864 |