Espaço virtual de um grupo de pesquisa: o olhar dos tutores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Prado, Cláudia
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Casteli, Christiane Pereira Martins, Lopes, Tania Oliveira, Kobayashi, Rika M., Peres, Heloísa Helena Ciqueto, Leite, Maria Madalena Januário
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40943
Resumo: O Grupo de Estudos e Pesquisas de Tecnologia da Informação nos Processos de Trabalho em Enfermagem (GEPETE) visa produzir e socializar o conhecimento na área de tecnologia da informação e comunicação na saúde e enfermagem, articular a integração com grupos de pesquisas desta área e propiciar a participação de alunos. O estudo realizado pelos tutores teve como objetivo relatar a construção do ambiente virtual de aprendizagem (AVA) e a experiência dos tutores como mediadores de um grupo de pesquisa na plataforma Moodle. Para tanto, foi construído um AVA, realizada a mediação pedagógica sob a temática tutoria e o diagnóstico inicial em relação às dificuldades na utilização da tecnologia na interatividade e na comunicação, o que permitiu a proposição da continuidade da utilização da plataforma como um recurso para apoiar as atividades de pesquisa, oferecer aos líderes pesquisadores mecanismos para socialização dos projetos e possibilidades de orientação à distância.
id USP-24_b55f56ec6b276f8ab514374f13865a87
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/40943
network_acronym_str USP-24
network_name_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository_id_str
spelling Espaço virtual de um grupo de pesquisa: o olhar dos tutoresEspacio virtual de un grupo de investigación: la visión de los tutoresThe virtual environment of a research group: the tutors' perspectiveGrupos de InvestigaciónInvestigación en enfermeríaEducación a distanciaTutoriaTecnologíaGrupos de PesquisaPesquisa em enfermagemEducação a distânciaTutoriaTecnologiaResearch GroupsNursing researchEducationdistancePreceptorshipTechnologyO Grupo de Estudos e Pesquisas de Tecnologia da Informação nos Processos de Trabalho em Enfermagem (GEPETE) visa produzir e socializar o conhecimento na área de tecnologia da informação e comunicação na saúde e enfermagem, articular a integração com grupos de pesquisas desta área e propiciar a participação de alunos. O estudo realizado pelos tutores teve como objetivo relatar a construção do ambiente virtual de aprendizagem (AVA) e a experiência dos tutores como mediadores de um grupo de pesquisa na plataforma Moodle. Para tanto, foi construído um AVA, realizada a mediação pedagógica sob a temática tutoria e o diagnóstico inicial em relação às dificuldades na utilização da tecnologia na interatividade e na comunicação, o que permitiu a proposição da continuidade da utilização da plataforma como um recurso para apoiar as atividades de pesquisa, oferecer aos líderes pesquisadores mecanismos para socialização dos projetos e possibilidades de orientação à distância.The Grupo de Estudos e Pesquisas de Tecnologia da Informação nos Processos de Trabalho em Enfermagem (Study and Research Group for Information Technology in the Nursing Working Processes, GEPETE) has the purpose of producing and socializing knowledge in information technology and health and nursing communication, making associations with research groups in this field and promoting student participation. This study was performed by the group tutors with the objective to report on the development of the virtual learning environment (VLE) and the tutors' experience as mediators of a research group using the Moodle platform. To do this, a VLE was developed and pedagogical mediation was performed following the theme of mentoring. An initial diagnosis was made of the difficulties in using this technology in interaction and communication, which permitted the proposal of continuing to use the platform as a resource to support research activities, offer lead researchers the mechanisms to socialize projects and offer the possibility of giving advice at a distance.El Grupo de Estudios e Investigaciones de Tecnología de la Información en Procesos de Trabajo de Enfermería (GEPETE) apunta a producir y socializar conocimiento en el área de tecnología de información y comunicación en salud y enfermería, articular la integración con grupos de investigación del área y facilitar la participación de alumnos. El estudio realizado por tutores objetivó relatar la construcción del ambiente virtual de aprendizaje (AVA) y la experiencia del tutor como mediador de un grupo de investigación en plataforma Moodle. Para ello se construyó un AVA, realizándose la mediación pedagógica bajo la temática tutoría y el diagnóstico inicial en relación a las dificultades de utilización de tecnología en interactividad y comunicación, lo que permitió la proposición de continuidad de utilización de la plataforma como recurso de apoyo a las actividades investigativas, ofreciendo a los líderes investigadores mecanismos para socialización de proyectos y posibilidades de orientación a distancia.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2012-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/4094310.1590/S0080-62342012000100033Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 46 n. 1 (2012); 246-251Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 46 No. 1 (2012); 246-251Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 46 Núm. 1 (2012); 246-2511980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40943/44453https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40943/44454http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPrado, CláudiaCasteli, Christiane Pereira MartinsLopes, Tania OliveiraKobayashi, Rika M.Peres, Heloísa Helena CiquetoLeite, Maria Madalena Januário2012-08-30T16:27:55Zoai:revistas.usp.br:article/40943Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2012-08-30T16:27:55Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Espaço virtual de um grupo de pesquisa: o olhar dos tutores
Espacio virtual de un grupo de investigación: la visión de los tutores
The virtual environment of a research group: the tutors' perspective
title Espaço virtual de um grupo de pesquisa: o olhar dos tutores
spellingShingle Espaço virtual de um grupo de pesquisa: o olhar dos tutores
Prado, Cláudia
Grupos de Investigación
Investigación en enfermería
Educación a distancia
Tutoria
Tecnología
Grupos de Pesquisa
Pesquisa em enfermagem
Educação a distância
Tutoria
Tecnologia
Research Groups
Nursing research
Education
distance
Preceptorship
Technology
title_short Espaço virtual de um grupo de pesquisa: o olhar dos tutores
title_full Espaço virtual de um grupo de pesquisa: o olhar dos tutores
title_fullStr Espaço virtual de um grupo de pesquisa: o olhar dos tutores
title_full_unstemmed Espaço virtual de um grupo de pesquisa: o olhar dos tutores
title_sort Espaço virtual de um grupo de pesquisa: o olhar dos tutores
author Prado, Cláudia
author_facet Prado, Cláudia
Casteli, Christiane Pereira Martins
Lopes, Tania Oliveira
Kobayashi, Rika M.
Peres, Heloísa Helena Ciqueto
Leite, Maria Madalena Januário
author_role author
author2 Casteli, Christiane Pereira Martins
Lopes, Tania Oliveira
Kobayashi, Rika M.
Peres, Heloísa Helena Ciqueto
Leite, Maria Madalena Januário
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Prado, Cláudia
Casteli, Christiane Pereira Martins
Lopes, Tania Oliveira
Kobayashi, Rika M.
Peres, Heloísa Helena Ciqueto
Leite, Maria Madalena Januário
dc.subject.por.fl_str_mv Grupos de Investigación
Investigación en enfermería
Educación a distancia
Tutoria
Tecnología
Grupos de Pesquisa
Pesquisa em enfermagem
Educação a distância
Tutoria
Tecnologia
Research Groups
Nursing research
Education
distance
Preceptorship
Technology
topic Grupos de Investigación
Investigación en enfermería
Educación a distancia
Tutoria
Tecnología
Grupos de Pesquisa
Pesquisa em enfermagem
Educação a distância
Tutoria
Tecnologia
Research Groups
Nursing research
Education
distance
Preceptorship
Technology
description O Grupo de Estudos e Pesquisas de Tecnologia da Informação nos Processos de Trabalho em Enfermagem (GEPETE) visa produzir e socializar o conhecimento na área de tecnologia da informação e comunicação na saúde e enfermagem, articular a integração com grupos de pesquisas desta área e propiciar a participação de alunos. O estudo realizado pelos tutores teve como objetivo relatar a construção do ambiente virtual de aprendizagem (AVA) e a experiência dos tutores como mediadores de um grupo de pesquisa na plataforma Moodle. Para tanto, foi construído um AVA, realizada a mediação pedagógica sob a temática tutoria e o diagnóstico inicial em relação às dificuldades na utilização da tecnologia na interatividade e na comunicação, o que permitiu a proposição da continuidade da utilização da plataforma como um recurso para apoiar as atividades de pesquisa, oferecer aos líderes pesquisadores mecanismos para socialização dos projetos e possibilidades de orientação à distância.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-02-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40943
10.1590/S0080-62342012000100033
url https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40943
identifier_str_mv 10.1590/S0080-62342012000100033
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40943/44453
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40943/44454
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 46 n. 1 (2012); 246-251
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 46 No. 1 (2012); 246-251
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 46 Núm. 1 (2012); 246-251
1980-220X
0080-6234
reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
collection Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||nursingscholar@usp.br
_version_ 1800221729687076864