Participation of nurses in the execution of clinical research protocol about technological innovation

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cabral, Luciane Patrícia Andreani
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Scheeren, Eduardo Mendonça, Cubas, Marcia Regina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/106717
Resumo: OBJETIVORelatar a experiência de inclusão do enfermeiro em estudo clínico interdisciplinar de inovação tecnológica, envolvendo pessoas com lesão medular.MÉTODORelato de experiência descritivo. As bases empíricas foram anotações de orientações e prática de pesquisa clínica, com equipe multiprofissional da enfermagem, educação física, fisioterapia e engenharias.RESULTADOA capacitação incluiu a elaboração do documento para Comitê de Ética, familiarização com equipe e tema de estudo e imersão em língua inglesa. O conhecimento do enfermeiro ancorou a captação de participantes e adequação temporal da coleta de dados, preparação e acompanhamento dos participantes durante a intervenção e pós-coleta. As teorias e o processo de enfermagem contribuíram para evidenciar diagnósticos de risco e no planejamento de cuidados. Foi papel do enfermeiro a vigilância do risco de sobreposição do rigor metodológico ao caráter humano. As habilidades para a pesquisa clínica deverão ser objeto de aprendizagem incluindo estudantes em pesquisas multidisciplinares.CONCLUSÃOPara qualificar o enfermeiro para pesquisa clínica e potencializar sua essência de cuidador são necessárias mudanças nos sistemas de ensino, comportamento profissional, atitude e suporte educacional.
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spelling Participation of nurses in the execution of clinical research protocol about technological innovation Participación del enfermero en la ejecución de protocolo de investigación clínica de innovación tecnológica Participação do enfermeiro na execução de protocolo de pesquisa clínica de inovação tecnológica OBJETIVORelatar a experiência de inclusão do enfermeiro em estudo clínico interdisciplinar de inovação tecnológica, envolvendo pessoas com lesão medular.MÉTODORelato de experiência descritivo. As bases empíricas foram anotações de orientações e prática de pesquisa clínica, com equipe multiprofissional da enfermagem, educação física, fisioterapia e engenharias.RESULTADOA capacitação incluiu a elaboração do documento para Comitê de Ética, familiarização com equipe e tema de estudo e imersão em língua inglesa. O conhecimento do enfermeiro ancorou a captação de participantes e adequação temporal da coleta de dados, preparação e acompanhamento dos participantes durante a intervenção e pós-coleta. As teorias e o processo de enfermagem contribuíram para evidenciar diagnósticos de risco e no planejamento de cuidados. Foi papel do enfermeiro a vigilância do risco de sobreposição do rigor metodológico ao caráter humano. As habilidades para a pesquisa clínica deverão ser objeto de aprendizagem incluindo estudantes em pesquisas multidisciplinares.CONCLUSÃOPara qualificar o enfermeiro para pesquisa clínica e potencializar sua essência de cuidador são necessárias mudanças nos sistemas de ensino, comportamento profissional, atitude e suporte educacional. OBJECTIVETo report the nurse's experience of inclusion in interdisciplinary clinical study about technological innovation, involving people with spinal cord injury.METHODDescriptive experience report. The empirical support was based on notes about perspectives and practice of clinical research, with a multi-professional nursing, physical education, physiotherapy and engineering staff.RESULTThe qualification includes the elaboration of the document for the Ethics Committee, familiarization among the members of staff and with the studied topic, and also an immersion into English. The nurse's knowledge gave support to the uptake of participants and time adequacy for data collection, preparation and assistance of the participants during the intervention and after collection. Nursing theories and processes have contributed to reveal risky diagnoses and the plan of care. It was the nurse's role to monitor the risk of overlapping methodological strictness to the human aspect. The skills for the clinical research must be the object of learning, including students in multidisciplinary researches.CONCLUSIONTo qualify the nurse for clinical research and to potentialize its caregiver essence, some changes are needed in the educational system, professional behavior, attitude and educational assistance. OBJETIVORelatar la experiencia de inclusión del enfermero en estudio clínico interdisciplinario de innovación tecnológica, involucrando a personas con lesión medular.MÉTODORelato de experiencia descriptivo. Las bases empíricas fueron apuntes de orientaciones y práctica de investigación clínica, con equipo multiprofesional de enfermería, educación física, fisioterapia e ingenierías.RESULTADOLa capacitación incluyó la elaboración del documento para el Comité de Ética, la familiarización con el equipo y el tema de estudio e inmersión en lengua inglesa. El conocimiento del enfermero ancló la captación de participantes y la adecuación temporal de la recolección de datos, preparación y seguimiento de los participantes durante la intervención y post recolección. Las teorías y el proceso de enfermería contribuyeron a evidenciar diagnósticos de riesgo y la planificación de cuidados.Fue papel del enfermero la vigilancia del riesgo de superposición del rigor metodológico al carácter humano. Las habilidades para la investigación clínica deberán ser objeto de aprendizaje incluyéndose a estudiantes en investigaciones multidisciplinarias.CONCLUSIÓNA fin de cualificar al enfermero para la investigación clínica y potenciar su esencia de cuidados son necesarios cambios en los sistemas de enseñanza, comportamiento profesional, actitud y soporte educativo. Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2015-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/10671710.1590/S0080-623420150000500018Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 49 n. 5 (2015); 834-838Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 49 No. 5 (2015); 834-838Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 49 Núm. 5 (2015); 834-8381980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/106717/105345https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/106717/105346http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCabral, Luciane Patrícia AndreaniScheeren, Eduardo MendonçaCubas, Marcia Regina2015-10-28T10:34:41Zoai:revistas.usp.br:article/106717Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2015-10-28T10:34:41Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
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