Reações comunicativas dos alunos de enfermagem frente ao primeiro estágio curricular
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342008000400011 http://hdl.handle.net/11449/11916 |
Resumo: | Este estudo tem como objetivo descrever as reações que os alunos de enfermagem apresentaram quando do seu primeiro estágio curricular. É um estudo transversal e de campo, e o tratamento dos dados foi realizado com base no método de análise de conteúdo. Os resultados descrevem o campo de estágio, o relacionamento com a equipe da enfermaria, com os pacientes e com o docente durante este período. Nas conclusões, podemos afirmar que o estresse e as contradições vivenciadas no primeiro estágio são parte do crescimento e aprendizado do aluno. O professor é maior responsável por determinar o tipo de interação que haverá entre ele e o aluno, cabendo-lhe ouvir, incentivar e capacitar-se para apoiar os alunos nas experiências iniciais da prática, para que o primeiro estágio seja um fator motivador ao aluno. |
id |
UNSP_9f63fde21cf68de8432e49df961d2b79 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/11916 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Reações comunicativas dos alunos de enfermagem frente ao primeiro estágio curricularReacciones de comunicación en los alumnos de enfermería frente a la primera práctica curricularCommunicative reactions of nursing students regarding their first curricular internship periodComunicaçãoRelações interpessoaisEducação em enfermagemBolsas e estágiosComunicaciónRelaciones interpersonalesEducación en enfermeríaBecas y pasantíasCommunicationInterpersonal relationsEducation, nursingFellowships and internshipsEste estudo tem como objetivo descrever as reações que os alunos de enfermagem apresentaram quando do seu primeiro estágio curricular. É um estudo transversal e de campo, e o tratamento dos dados foi realizado com base no método de análise de conteúdo. Os resultados descrevem o campo de estágio, o relacionamento com a equipe da enfermaria, com os pacientes e com o docente durante este período. Nas conclusões, podemos afirmar que o estresse e as contradições vivenciadas no primeiro estágio são parte do crescimento e aprendizado do aluno. O professor é maior responsável por determinar o tipo de interação que haverá entre ele e o aluno, cabendo-lhe ouvir, incentivar e capacitar-se para apoiar os alunos nas experiências iniciais da prática, para que o primeiro estágio seja um fator motivador ao aluno.Estudio que tiene por objetivo describir las reacciones que los alumnos de enfermería mostraron durante su primera práctica curricular. Investigación transversal y de campo. El análisis de los datos realizado en base al método de análisis de contenido. Los resultados describen durante este periodo el campo de práctica, la relación con el equipo de enfermería, con los pacientes y con el enfermo. Concluimos que el estrés y los obstáculos vividos durante esta primera práctica son parte del crecimiento y aprendizaje del alumno. El profesor es el mayor responsable por determinar el tipo de interacción establecida entre él y el alumno, responsabilizándose por escuchar, incentivar, capacitar y apoyar a los alumnos durante sus primeras experiencias prácticas, para que este momento sea un factor motivador para el alumno.The objective of the present study is to describe and analyze the reactions of nursing students, presented during their first curricular internship. It is a cross-section field study, with data analyzed according to the method of content analysis. The results describe the training field, the relationship with the nursing team, the patients and the professor in the period of training. In the conclusions, we can affirm that the stress and the contradictions experienced in the first period of internship are part of the student's growth and education. The professor is responsible for determining the type of interaction that the students will experience. He/She needs to be capable of listening, encouraging and for his/her own qualification, in order to support the students with the early experiences of the practice, so that the first internship a becomes motivating factor for the students.Universidade Estadual Paulista Faculdade de Medicina de BotucatuUSP EEUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Medicina de BotucatuUniversidade de São Paulo (USP), Escola de EnfermagemUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Programa de Saúde da Família de Porto Ferreira, SPBosquetti, Lívia SilvaBraga, Eliana Mara [UNESP]2014-05-20T13:34:44Z2014-05-20T13:34:44Z2008-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article690-696application/pdfapplication/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342008000400011Revista da Escola de Enfermagem da USP. Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem, v. 42, n. 4, p. 690-696, 2008.0080-6234http://hdl.handle.net/11449/1191610.1590/S0080-62342008000400011S0080-62342008000400011WOS:0002653555000112-s2.0-581491899162-s2.0-58149189916.pdfS0080-62342008000400011.pdf4670180558948205SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista da Escola de Enfermagem da USP0.7430,279info:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-15T18:47:30Zoai:repositorio.unesp.br:11449/11916Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-15T18:47:30Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reações comunicativas dos alunos de enfermagem frente ao primeiro estágio curricular Reacciones de comunicación en los alumnos de enfermería frente a la primera práctica curricular Communicative reactions of nursing students regarding their first curricular internship period |
title |
Reações comunicativas dos alunos de enfermagem frente ao primeiro estágio curricular |
spellingShingle |
Reações comunicativas dos alunos de enfermagem frente ao primeiro estágio curricular Bosquetti, Lívia Silva Comunicação Relações interpessoais Educação em enfermagem Bolsas e estágios Comunicación Relaciones interpersonales Educación en enfermería Becas y pasantías Communication Interpersonal relations Education, nursing Fellowships and internships |
title_short |
Reações comunicativas dos alunos de enfermagem frente ao primeiro estágio curricular |
title_full |
Reações comunicativas dos alunos de enfermagem frente ao primeiro estágio curricular |
title_fullStr |
Reações comunicativas dos alunos de enfermagem frente ao primeiro estágio curricular |
title_full_unstemmed |
Reações comunicativas dos alunos de enfermagem frente ao primeiro estágio curricular |
title_sort |
Reações comunicativas dos alunos de enfermagem frente ao primeiro estágio curricular |
author |
Bosquetti, Lívia Silva |
author_facet |
Bosquetti, Lívia Silva Braga, Eliana Mara [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Braga, Eliana Mara [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Programa de Saúde da Família de Porto Ferreira, SP |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bosquetti, Lívia Silva Braga, Eliana Mara [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação Relações interpessoais Educação em enfermagem Bolsas e estágios Comunicación Relaciones interpersonales Educación en enfermería Becas y pasantías Communication Interpersonal relations Education, nursing Fellowships and internships |
topic |
Comunicação Relações interpessoais Educação em enfermagem Bolsas e estágios Comunicación Relaciones interpersonales Educación en enfermería Becas y pasantías Communication Interpersonal relations Education, nursing Fellowships and internships |
description |
Este estudo tem como objetivo descrever as reações que os alunos de enfermagem apresentaram quando do seu primeiro estágio curricular. É um estudo transversal e de campo, e o tratamento dos dados foi realizado com base no método de análise de conteúdo. Os resultados descrevem o campo de estágio, o relacionamento com a equipe da enfermaria, com os pacientes e com o docente durante este período. Nas conclusões, podemos afirmar que o estresse e as contradições vivenciadas no primeiro estágio são parte do crescimento e aprendizado do aluno. O professor é maior responsável por determinar o tipo de interação que haverá entre ele e o aluno, cabendo-lhe ouvir, incentivar e capacitar-se para apoiar os alunos nas experiências iniciais da prática, para que o primeiro estágio seja um fator motivador ao aluno. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-12-01 2014-05-20T13:34:44Z 2014-05-20T13:34:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342008000400011 Revista da Escola de Enfermagem da USP. Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem, v. 42, n. 4, p. 690-696, 2008. 0080-6234 http://hdl.handle.net/11449/11916 10.1590/S0080-62342008000400011 S0080-62342008000400011 WOS:000265355500011 2-s2.0-58149189916 2-s2.0-58149189916.pdf S0080-62342008000400011.pdf 4670180558948205 |
url |
http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342008000400011 http://hdl.handle.net/11449/11916 |
identifier_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP. Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem, v. 42, n. 4, p. 690-696, 2008. 0080-6234 10.1590/S0080-62342008000400011 S0080-62342008000400011 WOS:000265355500011 2-s2.0-58149189916 2-s2.0-58149189916.pdf S0080-62342008000400011.pdf 4670180558948205 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP 0.743 0,279 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
690-696 application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo (USP), Escola de Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo (USP), Escola de Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
SciELO reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128195349708800 |