Reações comunicativas dos alunos de enfermagem frente ao primeiro estágio curricular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bosquetti, Lívia Silva
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Braga, Eliana Mara [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342008000400011
http://hdl.handle.net/11449/11916
Resumo: Este estudo tem como objetivo descrever as reações que os alunos de enfermagem apresentaram quando do seu primeiro estágio curricular. É um estudo transversal e de campo, e o tratamento dos dados foi realizado com base no método de análise de conteúdo. Os resultados descrevem o campo de estágio, o relacionamento com a equipe da enfermaria, com os pacientes e com o docente durante este período. Nas conclusões, podemos afirmar que o estresse e as contradições vivenciadas no primeiro estágio são parte do crescimento e aprendizado do aluno. O professor é maior responsável por determinar o tipo de interação que haverá entre ele e o aluno, cabendo-lhe ouvir, incentivar e capacitar-se para apoiar os alunos nas experiências iniciais da prática, para que o primeiro estágio seja um fator motivador ao aluno.
id UNSP_9f63fde21cf68de8432e49df961d2b79
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/11916
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Reações comunicativas dos alunos de enfermagem frente ao primeiro estágio curricularReacciones de comunicación en los alumnos de enfermería frente a la primera práctica curricularCommunicative reactions of nursing students regarding their first curricular internship periodComunicaçãoRelações interpessoaisEducação em enfermagemBolsas e estágiosComunicaciónRelaciones interpersonalesEducación en enfermeríaBecas y pasantíasCommunicationInterpersonal relationsEducation, nursingFellowships and internshipsEste estudo tem como objetivo descrever as reações que os alunos de enfermagem apresentaram quando do seu primeiro estágio curricular. É um estudo transversal e de campo, e o tratamento dos dados foi realizado com base no método de análise de conteúdo. Os resultados descrevem o campo de estágio, o relacionamento com a equipe da enfermaria, com os pacientes e com o docente durante este período. Nas conclusões, podemos afirmar que o estresse e as contradições vivenciadas no primeiro estágio são parte do crescimento e aprendizado do aluno. O professor é maior responsável por determinar o tipo de interação que haverá entre ele e o aluno, cabendo-lhe ouvir, incentivar e capacitar-se para apoiar os alunos nas experiências iniciais da prática, para que o primeiro estágio seja um fator motivador ao aluno.Estudio que tiene por objetivo describir las reacciones que los alumnos de enfermería mostraron durante su primera práctica curricular. Investigación transversal y de campo. El análisis de los datos realizado en base al método de análisis de contenido. Los resultados describen durante este periodo el campo de práctica, la relación con el equipo de enfermería, con los pacientes y con el enfermo. Concluimos que el estrés y los obstáculos vividos durante esta primera práctica son parte del crecimiento y aprendizaje del alumno. El profesor es el mayor responsable por determinar el tipo de interacción establecida entre él y el alumno, responsabilizándose por escuchar, incentivar, capacitar y apoyar a los alumnos durante sus primeras experiencias prácticas, para que este momento sea un factor motivador para el alumno.The objective of the present study is to describe and analyze the reactions of nursing students, presented during their first curricular internship. It is a cross-section field study, with data analyzed according to the method of content analysis. The results describe the training field, the relationship with the nursing team, the patients and the professor in the period of training. In the conclusions, we can affirm that the stress and the contradictions experienced in the first period of internship are part of the student's growth and education. The professor is responsible for determining the type of interaction that the students will experience. He/She needs to be capable of listening, encouraging and for his/her own qualification, in order to support the students with the early experiences of the practice, so that the first internship a becomes motivating factor for the students.Universidade Estadual Paulista Faculdade de Medicina de BotucatuUSP EEUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Medicina de BotucatuUniversidade de São Paulo (USP), Escola de EnfermagemUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Programa de Saúde da Família de Porto Ferreira, SPBosquetti, Lívia SilvaBraga, Eliana Mara [UNESP]2014-05-20T13:34:44Z2014-05-20T13:34:44Z2008-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article690-696application/pdfapplication/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342008000400011Revista da Escola de Enfermagem da USP. Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem, v. 42, n. 4, p. 690-696, 2008.0080-6234http://hdl.handle.net/11449/1191610.1590/S0080-62342008000400011S0080-62342008000400011WOS:0002653555000112-s2.0-581491899162-s2.0-58149189916.pdfS0080-62342008000400011.pdf4670180558948205SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista da Escola de Enfermagem da USP0.7430,279info:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-15T18:47:30Zoai:repositorio.unesp.br:11449/11916Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-15T18:47:30Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Reações comunicativas dos alunos de enfermagem frente ao primeiro estágio curricular
Reacciones de comunicación en los alumnos de enfermería frente a la primera práctica curricular
Communicative reactions of nursing students regarding their first curricular internship period
title Reações comunicativas dos alunos de enfermagem frente ao primeiro estágio curricular
spellingShingle Reações comunicativas dos alunos de enfermagem frente ao primeiro estágio curricular
Bosquetti, Lívia Silva
Comunicação
Relações interpessoais
Educação em enfermagem
Bolsas e estágios
Comunicación
Relaciones interpersonales
Educación en enfermería
Becas y pasantías
Communication
Interpersonal relations
Education, nursing
Fellowships and internships
title_short Reações comunicativas dos alunos de enfermagem frente ao primeiro estágio curricular
title_full Reações comunicativas dos alunos de enfermagem frente ao primeiro estágio curricular
title_fullStr Reações comunicativas dos alunos de enfermagem frente ao primeiro estágio curricular
title_full_unstemmed Reações comunicativas dos alunos de enfermagem frente ao primeiro estágio curricular
title_sort Reações comunicativas dos alunos de enfermagem frente ao primeiro estágio curricular
author Bosquetti, Lívia Silva
author_facet Bosquetti, Lívia Silva
Braga, Eliana Mara [UNESP]
author_role author
author2 Braga, Eliana Mara [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Saúde da Família de Porto Ferreira, SP
dc.contributor.author.fl_str_mv Bosquetti, Lívia Silva
Braga, Eliana Mara [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação
Relações interpessoais
Educação em enfermagem
Bolsas e estágios
Comunicación
Relaciones interpersonales
Educación en enfermería
Becas y pasantías
Communication
Interpersonal relations
Education, nursing
Fellowships and internships
topic Comunicação
Relações interpessoais
Educação em enfermagem
Bolsas e estágios
Comunicación
Relaciones interpersonales
Educación en enfermería
Becas y pasantías
Communication
Interpersonal relations
Education, nursing
Fellowships and internships
description Este estudo tem como objetivo descrever as reações que os alunos de enfermagem apresentaram quando do seu primeiro estágio curricular. É um estudo transversal e de campo, e o tratamento dos dados foi realizado com base no método de análise de conteúdo. Os resultados descrevem o campo de estágio, o relacionamento com a equipe da enfermaria, com os pacientes e com o docente durante este período. Nas conclusões, podemos afirmar que o estresse e as contradições vivenciadas no primeiro estágio são parte do crescimento e aprendizado do aluno. O professor é maior responsável por determinar o tipo de interação que haverá entre ele e o aluno, cabendo-lhe ouvir, incentivar e capacitar-se para apoiar os alunos nas experiências iniciais da prática, para que o primeiro estágio seja um fator motivador ao aluno.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-01
2014-05-20T13:34:44Z
2014-05-20T13:34:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342008000400011
Revista da Escola de Enfermagem da USP. Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem, v. 42, n. 4, p. 690-696, 2008.
0080-6234
http://hdl.handle.net/11449/11916
10.1590/S0080-62342008000400011
S0080-62342008000400011
WOS:000265355500011
2-s2.0-58149189916
2-s2.0-58149189916.pdf
S0080-62342008000400011.pdf
4670180558948205
url http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342008000400011
http://hdl.handle.net/11449/11916
identifier_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP. Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem, v. 42, n. 4, p. 690-696, 2008.
0080-6234
10.1590/S0080-62342008000400011
S0080-62342008000400011
WOS:000265355500011
2-s2.0-58149189916
2-s2.0-58149189916.pdf
S0080-62342008000400011.pdf
4670180558948205
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP
0.743
0,279
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 690-696
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo (USP), Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo (USP), Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128195349708800