The accompany at hospital institution: meaning and perceptions
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2000 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41141 |
Resumo: | Estudo realizado no referencial fenomenológico, modalidade "fenômeno situado", para compreender a experiência de ser acompanhante de paciente adulto hospitalizado. Emergiram 4 temas da análise fenomenológica dos 8 discursos: "O Ajudar", "O Acompanhar", "Os Sentimentos" e "As Mudanças na Vida Pessoal /Familiar". As proposições desvelaram que o acompanhar, o estar com, emerge da necessidade de ajudar o paciente com dependência ou limitação física; demonstrar amor, gratidão; dar apoio emocional; transmitir força, coragem, otimismo; identificar e atender suas necessidades; facilitar a comunicação; assegurar e fiscalizar o atendimento da equipe e acompanhar a evolução clínica. O acompanhar foi permeado pela preocupação e gerou transtornos para toda a família. |
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The accompany at hospital institution: meaning and perceptionsO acompanhante na instituição hospitalar: significado e percepçõesFamilyPatient Escort serviceFamíliaAcompanhantes de pacientesEstudo realizado no referencial fenomenológico, modalidade "fenômeno situado", para compreender a experiência de ser acompanhante de paciente adulto hospitalizado. Emergiram 4 temas da análise fenomenológica dos 8 discursos: "O Ajudar", "O Acompanhar", "Os Sentimentos" e "As Mudanças na Vida Pessoal /Familiar". As proposições desvelaram que o acompanhar, o estar com, emerge da necessidade de ajudar o paciente com dependência ou limitação física; demonstrar amor, gratidão; dar apoio emocional; transmitir força, coragem, otimismo; identificar e atender suas necessidades; facilitar a comunicação; assegurar e fiscalizar o atendimento da equipe e acompanhar a evolução clínica. O acompanhar foi permeado pela preocupação e gerou transtornos para toda a família.The study was performed within the phenomenological referendum following the modality of situated phenomenom in order to understand the experience of being the hospitalized adult patient's accompany. The phenomenological analyisis of 8 speeches led to 4 themes: "The Approach", "The Accompany", "The Feelings" and "The Changes in the Family' and Personal's Life". The purposes reveal the accompany, to be with the patient rises from the need to help him/her with physical limitation or dependence; give care, gratitude; give emotional support; transmit enthusiasm and optimism; identify and fulfill his/her needs; favor the comunication; observe and verify the assistance rendered and follow his/ her clinical evolution. The accompany was permeated by the preocupation and generated upsets all family.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2000-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/4114110.1590/S0080-62342000000100013Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 34 n. 1 (2000); 99-107Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 34 No. 1 (2000); 99-107Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 34 Núm. 1 (2000); 99-1071980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41141/44687http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessShiotsu, Celia HiromiTakahashi, Regina Toshie2012-08-31T18:23:43Zoai:revistas.usp.br:article/41141Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2012-08-31T18:23:43Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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