Grupo de familiares na prática de ensino de graduação em enfermagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40614 |
Resumo: | Atualmente, os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) são dispositivos estratégicos para assistência em saúde mental no Brasil. Os enfermeiros são profissionais exigidos na equipe mínima deste dispositivo, que valoriza as atividades grupais na abordagem dos usuários. Relato de experiência de alunos do Curso de Graduação em Enfermagem da UFMT, na realização de grupo de sala de espera com familiares de usuários de um CAPS de Cuiabá-MT. Justifica-se em virtude das poucas oportunidades que alunos de enfermagem têm para desenvolver habilidades de abordagem grupal na sua formação, voltada prioritariamente para o cuidado clínico individual. O objetivo da experiência foi proporcionar aprendizado teórico-prático de todas as etapas do trabalho com grupos: reconhecimento da necessidade e possibilidade da atividade, planejamento, coordenação e avaliação do grupo. Os resultados confirmam a necessidade e possibilidade da realização de experiências grupais na assistência em saúde mental e no ensino de enfermagem. |
id |
USP-24_bb3464221adc93e0dc4ecc4bb26476f3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/40614 |
network_acronym_str |
USP-24 |
network_name_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Grupo de familiares na prática de ensino de graduação em enfermagemGrupo de familiares en la práctica de enseñanza de graduación en enfermeríaFamily groups in nursing graduation teaching practiceMental healthNursing careMental Health ServicesEducationnursingGroup processesSalud mentalAtención de enfermeríaServicios de Salud MentalEducación em enfermeríaProcesos de grupoSaúde mentalCuidados de enfermagemServiços de Saúde MentalEducação em enfermagemProcessos grupaisAtualmente, os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) são dispositivos estratégicos para assistência em saúde mental no Brasil. Os enfermeiros são profissionais exigidos na equipe mínima deste dispositivo, que valoriza as atividades grupais na abordagem dos usuários. Relato de experiência de alunos do Curso de Graduação em Enfermagem da UFMT, na realização de grupo de sala de espera com familiares de usuários de um CAPS de Cuiabá-MT. Justifica-se em virtude das poucas oportunidades que alunos de enfermagem têm para desenvolver habilidades de abordagem grupal na sua formação, voltada prioritariamente para o cuidado clínico individual. O objetivo da experiência foi proporcionar aprendizado teórico-prático de todas as etapas do trabalho com grupos: reconhecimento da necessidade e possibilidade da atividade, planejamento, coordenação e avaliação do grupo. Os resultados confirmam a necessidade e possibilidade da realização de experiências grupais na assistência em saúde mental e no ensino de enfermagem.The Centers of Psychosocial Care (CAPS, acronym in Portuguese) are strategic devices for mental health care currently available in Brazil. Nurses are professionals required to compose the minimum staff of this device, which values the group activities involving users. This study presents a r report of the experience of nursing undergraduates from Universidade Federal do Mato Grosso(UFMT) on their conducting waiting-room group sessions with relatives of users of a CAPS from Cuiabá, Mato Grosso state. This experience is justified by the fact that nursing students have few opportunities to develop group approach abilities during their graduation course, which focuses mainly on clinical individual care. The aim of the experience was to provide theoretical-practical learning of all the work stages of group work: recognizing the need and possibility of conducting the activity, planning, coordination and group evaluation. The results confirm the need and possibility of performing group experiences in mental health care and in nursing education.Los Centros de Atención Psicosocial (CAPS) son dispositivos estratégicos para la asistencia a la salud mental en Brasil en la actualidad. Los enfermeros son profesionales exigidos en el mínimo equipo de este dispositivo que valoriza las actividades grupales en el abordaje de los usuarios. Relato de experiencia de alumnos del Curso de Graduación en Enfermería de la UFMT en la realización de grupo de sala de espera con familiares de usuarios de un CAPS de Cuiabá, MT, Brasil. Se justifica en virtud de las pocas oportunidades que tienen los estudiantes de enfermería en el desarrollo de competencias de abordaje grupal en su formación, focalizada principalmente para la atención clínica individual. El objetivo de la experiencia era proporcionar aprendizaje teórico-práctico de todas las etapas del trabajo con grupos: reconocimiento de la necesidad y posibilidad de la actividad, planificación, coordinación y evaluación del grupo. Los resultados confirman la necesidad y la viabilidad de la realización de experiencias de grupo en el cuidado de la salud mental y la educación de enfermería.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2010-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/4061410.1590/S0080-62342010000300040Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 44 n. 3 (2010); 833-838Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 44 No. 3 (2010); 833-838Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 44 Núm. 3 (2010); 833-8381980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40614/43795https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40614/43796http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAssis, Aisllan Diego deSilva, Priscila Patrícia daClaudino, Talita XavierOliveira, Alice Guimarães Bottaro de2012-08-30T13:43:33Zoai:revistas.usp.br:article/40614Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2012-08-30T13:43:33Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Grupo de familiares na prática de ensino de graduação em enfermagem Grupo de familiares en la práctica de enseñanza de graduación en enfermería Family groups in nursing graduation teaching practice |
title |
Grupo de familiares na prática de ensino de graduação em enfermagem |
spellingShingle |
Grupo de familiares na prática de ensino de graduação em enfermagem Assis, Aisllan Diego de Mental health Nursing care Mental Health Services Education nursing Group processes Salud mental Atención de enfermería Servicios de Salud Mental Educación em enfermería Procesos de grupo Saúde mental Cuidados de enfermagem Serviços de Saúde Mental Educação em enfermagem Processos grupais |
title_short |
Grupo de familiares na prática de ensino de graduação em enfermagem |
title_full |
Grupo de familiares na prática de ensino de graduação em enfermagem |
title_fullStr |
Grupo de familiares na prática de ensino de graduação em enfermagem |
title_full_unstemmed |
Grupo de familiares na prática de ensino de graduação em enfermagem |
title_sort |
Grupo de familiares na prática de ensino de graduação em enfermagem |
author |
Assis, Aisllan Diego de |
author_facet |
Assis, Aisllan Diego de Silva, Priscila Patrícia da Claudino, Talita Xavier Oliveira, Alice Guimarães Bottaro de |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Priscila Patrícia da Claudino, Talita Xavier Oliveira, Alice Guimarães Bottaro de |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Assis, Aisllan Diego de Silva, Priscila Patrícia da Claudino, Talita Xavier Oliveira, Alice Guimarães Bottaro de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mental health Nursing care Mental Health Services Education nursing Group processes Salud mental Atención de enfermería Servicios de Salud Mental Educación em enfermería Procesos de grupo Saúde mental Cuidados de enfermagem Serviços de Saúde Mental Educação em enfermagem Processos grupais |
topic |
Mental health Nursing care Mental Health Services Education nursing Group processes Salud mental Atención de enfermería Servicios de Salud Mental Educación em enfermería Procesos de grupo Saúde mental Cuidados de enfermagem Serviços de Saúde Mental Educação em enfermagem Processos grupais |
description |
Atualmente, os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) são dispositivos estratégicos para assistência em saúde mental no Brasil. Os enfermeiros são profissionais exigidos na equipe mínima deste dispositivo, que valoriza as atividades grupais na abordagem dos usuários. Relato de experiência de alunos do Curso de Graduação em Enfermagem da UFMT, na realização de grupo de sala de espera com familiares de usuários de um CAPS de Cuiabá-MT. Justifica-se em virtude das poucas oportunidades que alunos de enfermagem têm para desenvolver habilidades de abordagem grupal na sua formação, voltada prioritariamente para o cuidado clínico individual. O objetivo da experiência foi proporcionar aprendizado teórico-prático de todas as etapas do trabalho com grupos: reconhecimento da necessidade e possibilidade da atividade, planejamento, coordenação e avaliação do grupo. Os resultados confirmam a necessidade e possibilidade da realização de experiências grupais na assistência em saúde mental e no ensino de enfermagem. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40614 10.1590/S0080-62342010000300040 |
url |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40614 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0080-62342010000300040 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40614/43795 https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40614/43796 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 44 n. 3 (2010); 833-838 Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 44 No. 3 (2010); 833-838 Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 44 Núm. 3 (2010); 833-838 1980-220X 0080-6234 reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
collection |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||nursingscholar@usp.br |
_version_ |
1800221727361335296 |