Grupo de familiares na prática de ensino de graduação em enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Assis, Aisllan Diego de
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Silva, Priscila Patrícia da, Claudino, Talita Xavier, Oliveira, Alice Guimarães Bottaro de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40614
Resumo: Atualmente, os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) são dispositivos estratégicos para assistência em saúde mental no Brasil. Os enfermeiros são profissionais exigidos na equipe mínima deste dispositivo, que valoriza as atividades grupais na abordagem dos usuários. Relato de experiência de alunos do Curso de Graduação em Enfermagem da UFMT, na realização de grupo de sala de espera com familiares de usuários de um CAPS de Cuiabá-MT. Justifica-se em virtude das poucas oportunidades que alunos de enfermagem têm para desenvolver habilidades de abordagem grupal na sua formação, voltada prioritariamente para o cuidado clínico individual. O objetivo da experiência foi proporcionar aprendizado teórico-prático de todas as etapas do trabalho com grupos: reconhecimento da necessidade e possibilidade da atividade, planejamento, coordenação e avaliação do grupo. Os resultados confirmam a necessidade e possibilidade da realização de experiências grupais na assistência em saúde mental e no ensino de enfermagem.
id USP-24_bb3464221adc93e0dc4ecc4bb26476f3
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/40614
network_acronym_str USP-24
network_name_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository_id_str
spelling Grupo de familiares na prática de ensino de graduação em enfermagemGrupo de familiares en la práctica de enseñanza de graduación en enfermeríaFamily groups in nursing graduation teaching practiceMental healthNursing careMental Health ServicesEducationnursingGroup processesSalud mentalAtención de enfermeríaServicios de Salud MentalEducación em enfermeríaProcesos de grupoSaúde mentalCuidados de enfermagemServiços de Saúde MentalEducação em enfermagemProcessos grupaisAtualmente, os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) são dispositivos estratégicos para assistência em saúde mental no Brasil. Os enfermeiros são profissionais exigidos na equipe mínima deste dispositivo, que valoriza as atividades grupais na abordagem dos usuários. Relato de experiência de alunos do Curso de Graduação em Enfermagem da UFMT, na realização de grupo de sala de espera com familiares de usuários de um CAPS de Cuiabá-MT. Justifica-se em virtude das poucas oportunidades que alunos de enfermagem têm para desenvolver habilidades de abordagem grupal na sua formação, voltada prioritariamente para o cuidado clínico individual. O objetivo da experiência foi proporcionar aprendizado teórico-prático de todas as etapas do trabalho com grupos: reconhecimento da necessidade e possibilidade da atividade, planejamento, coordenação e avaliação do grupo. Os resultados confirmam a necessidade e possibilidade da realização de experiências grupais na assistência em saúde mental e no ensino de enfermagem.The Centers of Psychosocial Care (CAPS, acronym in Portuguese) are strategic devices for mental health care currently available in Brazil. Nurses are professionals required to compose the minimum staff of this device, which values the group activities involving users. This study presents a r report of the experience of nursing undergraduates from Universidade Federal do Mato Grosso(UFMT) on their conducting waiting-room group sessions with relatives of users of a CAPS from Cuiabá, Mato Grosso state. This experience is justified by the fact that nursing students have few opportunities to develop group approach abilities during their graduation course, which focuses mainly on clinical individual care. The aim of the experience was to provide theoretical-practical learning of all the work stages of group work: recognizing the need and possibility of conducting the activity, planning, coordination and group evaluation. The results confirm the need and possibility of performing group experiences in mental health care and in nursing education.Los Centros de Atención Psicosocial (CAPS) son dispositivos estratégicos para la asistencia a la salud mental en Brasil en la actualidad. Los enfermeros son profesionales exigidos en el mínimo equipo de este dispositivo que valoriza las actividades grupales en el abordaje de los usuarios. Relato de experiencia de alumnos del Curso de Graduación en Enfermería de la UFMT en la realización de grupo de sala de espera con familiares de usuarios de un CAPS de Cuiabá, MT, Brasil. Se justifica en virtud de las pocas oportunidades que tienen los estudiantes de enfermería en el desarrollo de competencias de abordaje grupal en su formación, focalizada principalmente para la atención clínica individual. El objetivo de la experiencia era proporcionar aprendizaje teórico-práctico de todas las etapas del trabajo con grupos: reconocimiento de la necesidad y posibilidad de la actividad, planificación, coordinación y evaluación del grupo. Los resultados confirman la necesidad y la viabilidad de la realización de experiencias de grupo en el cuidado de la salud mental y la educación de enfermería.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2010-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/4061410.1590/S0080-62342010000300040Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 44 n. 3 (2010); 833-838Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 44 No. 3 (2010); 833-838Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 44 Núm. 3 (2010); 833-8381980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40614/43795https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40614/43796http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAssis, Aisllan Diego deSilva, Priscila Patrícia daClaudino, Talita XavierOliveira, Alice Guimarães Bottaro de2012-08-30T13:43:33Zoai:revistas.usp.br:article/40614Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2012-08-30T13:43:33Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Grupo de familiares na prática de ensino de graduação em enfermagem
Grupo de familiares en la práctica de enseñanza de graduación en enfermería
Family groups in nursing graduation teaching practice
title Grupo de familiares na prática de ensino de graduação em enfermagem
spellingShingle Grupo de familiares na prática de ensino de graduação em enfermagem
Assis, Aisllan Diego de
Mental health
Nursing care
Mental Health Services
Education
nursing
Group processes
Salud mental
Atención de enfermería
Servicios de Salud Mental
Educación em enfermería
Procesos de grupo
Saúde mental
Cuidados de enfermagem
Serviços de Saúde Mental
Educação em enfermagem
Processos grupais
title_short Grupo de familiares na prática de ensino de graduação em enfermagem
title_full Grupo de familiares na prática de ensino de graduação em enfermagem
title_fullStr Grupo de familiares na prática de ensino de graduação em enfermagem
title_full_unstemmed Grupo de familiares na prática de ensino de graduação em enfermagem
title_sort Grupo de familiares na prática de ensino de graduação em enfermagem
author Assis, Aisllan Diego de
author_facet Assis, Aisllan Diego de
Silva, Priscila Patrícia da
Claudino, Talita Xavier
Oliveira, Alice Guimarães Bottaro de
author_role author
author2 Silva, Priscila Patrícia da
Claudino, Talita Xavier
Oliveira, Alice Guimarães Bottaro de
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Assis, Aisllan Diego de
Silva, Priscila Patrícia da
Claudino, Talita Xavier
Oliveira, Alice Guimarães Bottaro de
dc.subject.por.fl_str_mv Mental health
Nursing care
Mental Health Services
Education
nursing
Group processes
Salud mental
Atención de enfermería
Servicios de Salud Mental
Educación em enfermería
Procesos de grupo
Saúde mental
Cuidados de enfermagem
Serviços de Saúde Mental
Educação em enfermagem
Processos grupais
topic Mental health
Nursing care
Mental Health Services
Education
nursing
Group processes
Salud mental
Atención de enfermería
Servicios de Salud Mental
Educación em enfermería
Procesos de grupo
Saúde mental
Cuidados de enfermagem
Serviços de Saúde Mental
Educação em enfermagem
Processos grupais
description Atualmente, os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) são dispositivos estratégicos para assistência em saúde mental no Brasil. Os enfermeiros são profissionais exigidos na equipe mínima deste dispositivo, que valoriza as atividades grupais na abordagem dos usuários. Relato de experiência de alunos do Curso de Graduação em Enfermagem da UFMT, na realização de grupo de sala de espera com familiares de usuários de um CAPS de Cuiabá-MT. Justifica-se em virtude das poucas oportunidades que alunos de enfermagem têm para desenvolver habilidades de abordagem grupal na sua formação, voltada prioritariamente para o cuidado clínico individual. O objetivo da experiência foi proporcionar aprendizado teórico-prático de todas as etapas do trabalho com grupos: reconhecimento da necessidade e possibilidade da atividade, planejamento, coordenação e avaliação do grupo. Os resultados confirmam a necessidade e possibilidade da realização de experiências grupais na assistência em saúde mental e no ensino de enfermagem.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40614
10.1590/S0080-62342010000300040
url https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40614
identifier_str_mv 10.1590/S0080-62342010000300040
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40614/43795
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40614/43796
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 44 n. 3 (2010); 833-838
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 44 No. 3 (2010); 833-838
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 44 Núm. 3 (2010); 833-838
1980-220X
0080-6234
reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
collection Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||nursingscholar@usp.br
_version_ 1800221727361335296