Construction and evaluation of educational software on urinary indwelling catheters

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Ana Carolina Cristino
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Ferreira, Andréia de Andrade, Fernandes, Jussara Alaíde Leite, Morita, Ana Beatriz Pinto da Silva, Poveda, Vanessa de Brito, Souza, Adriano José Sorbile de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40688
Resumo: Tratando-se de uma era na qual a informação constitui abertura concernente aos benefícios que dela advêm, o campo da informática em enfermagem ganha seu momento. Este estudo teve como objetivo construir um software educativo para o ensino-aprendizado da técnica de cateterismo urinário de demora e comparar a apreensão do conhecimento sobre a técnica de cateterismo urinário de demora antes e após a aplicação de um software educativo. Pesquisa descritiva de abordagem quantitativa tendo como fundamentação pedagógica na construção do software as teorias de Piaget e Vygotsky. Posteriormente, avaliou-se o processo ensino-aprendizagem através de um questionário composto por 10 questões de múltipla escolha, anterior à utilização do software, e o mesmo teste após o manuseio do software, resolvidos por 60 alunos participantes. Os dados obtidos demonstraram significativa contribuição do software após a aplicação do mesmo, sendo bastante útil no processo ensino-aprendizagem.
id USP-24_bc34379b912d9071e171fb13d20faa5e
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/40688
network_acronym_str USP-24
network_name_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository_id_str
spelling Construction and evaluation of educational software on urinary indwelling cathetersConstrucción y evaluación de software educacional sobre cateterismo urinario de demoraConstrução e avaliação de software educacional sobre cateterismo urinário de demoraUrinary catheterizationEducationnursingNursing informaticsEducational technologyCateterismo urinarioEducación en enfermeriaInformática aplicada a la enfermeríaTecnología educacionalCateterismo urinárioEducação em enfermagemInformática em enfermagemTecnologia educacionalTratando-se de uma era na qual a informação constitui abertura concernente aos benefícios que dela advêm, o campo da informática em enfermagem ganha seu momento. Este estudo teve como objetivo construir um software educativo para o ensino-aprendizado da técnica de cateterismo urinário de demora e comparar a apreensão do conhecimento sobre a técnica de cateterismo urinário de demora antes e após a aplicação de um software educativo. Pesquisa descritiva de abordagem quantitativa tendo como fundamentação pedagógica na construção do software as teorias de Piaget e Vygotsky. Posteriormente, avaliou-se o processo ensino-aprendizagem através de um questionário composto por 10 questões de múltipla escolha, anterior à utilização do software, e o mesmo teste após o manuseio do software, resolvidos por 60 alunos participantes. Os dados obtidos demonstraram significativa contribuição do software após a aplicação do mesmo, sendo bastante útil no processo ensino-aprendizagem.Tratándose de una era en la cual la información constituye una apertura en lo que concierne a los beneficios que de ella provienen, el campo de la informática en enfermería gana su momento. Este estudio tuvo como objetivo construir un software educativo para la enseñanza-aprendizaje de la técnica de cateterismo urinario de demora y comparar la comprensión temática sobre la técnica de cateterismo urinario de demora antes y después del uso de software educativo. Investigación descriptiva de abordaje cuantitativo, tuvo como fundamentación pedagógica en la programación de software las teorías de Piaget y Vygotsky. Posteriormente, se evaluó el proceso enseñanza-aprendizaje a través de un cuestionario compuesto por 10 preguntas de múltiple elección anterior al uso del software y el mismo test luego del uso del software, resuelto por los 60 alumnos participantes. Los datos obtenidos demostraron una contribución significativa del software luego de su utilización, demostrando su valor en el proceso de enseñanza-aprendizaje.Since this is an era in which information is open concerning the benefits it brings, the field of nursing informatics earns its moment. The objective of this study was to design educational software for teaching and learning the technique of urinary indwelling catheterization and compare the acquisition of knowledge regarding the technique before and after the implementation of the educational software. This is a descriptive study using a quantitative approach. The pedagogical foundations for designing the software were the theories of Piaget and Vygotsky. The teaching-learning process was evaluated through a questionnaire consisting of 10 multiple choice questions which the 60 participants completed before and after using the software. The results showed the software made significant contributions after its application, thus being very useful in the teaching-learning process.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2011-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/4068810.1590/S0080-62342011000100030Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 45 n. 1 (2011); 215-222Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 45 No. 1 (2011); 215-222Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 45 Núm. 1 (2011); 215-2221980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40688/43939https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40688/43940http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLopes, Ana Carolina CristinoFerreira, Andréia de AndradeFernandes, Jussara Alaíde LeiteMorita, Ana Beatriz Pinto da SilvaPoveda, Vanessa de BritoSouza, Adriano José Sorbile de2012-08-30T14:10:37Zoai:revistas.usp.br:article/40688Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2012-08-30T14:10:37Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Construction and evaluation of educational software on urinary indwelling catheters
Construcción y evaluación de software educacional sobre cateterismo urinario de demora
Construção e avaliação de software educacional sobre cateterismo urinário de demora
title Construction and evaluation of educational software on urinary indwelling catheters
spellingShingle Construction and evaluation of educational software on urinary indwelling catheters
Lopes, Ana Carolina Cristino
Urinary catheterization
Education
nursing
Nursing informatics
Educational technology
Cateterismo urinario
Educación en enfermeria
Informática aplicada a la enfermería
Tecnología educacional
Cateterismo urinário
Educação em enfermagem
Informática em enfermagem
Tecnologia educacional
title_short Construction and evaluation of educational software on urinary indwelling catheters
title_full Construction and evaluation of educational software on urinary indwelling catheters
title_fullStr Construction and evaluation of educational software on urinary indwelling catheters
title_full_unstemmed Construction and evaluation of educational software on urinary indwelling catheters
title_sort Construction and evaluation of educational software on urinary indwelling catheters
author Lopes, Ana Carolina Cristino
author_facet Lopes, Ana Carolina Cristino
Ferreira, Andréia de Andrade
Fernandes, Jussara Alaíde Leite
Morita, Ana Beatriz Pinto da Silva
Poveda, Vanessa de Brito
Souza, Adriano José Sorbile de
author_role author
author2 Ferreira, Andréia de Andrade
Fernandes, Jussara Alaíde Leite
Morita, Ana Beatriz Pinto da Silva
Poveda, Vanessa de Brito
Souza, Adriano José Sorbile de
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Ana Carolina Cristino
Ferreira, Andréia de Andrade
Fernandes, Jussara Alaíde Leite
Morita, Ana Beatriz Pinto da Silva
Poveda, Vanessa de Brito
Souza, Adriano José Sorbile de
dc.subject.por.fl_str_mv Urinary catheterization
Education
nursing
Nursing informatics
Educational technology
Cateterismo urinario
Educación en enfermeria
Informática aplicada a la enfermería
Tecnología educacional
Cateterismo urinário
Educação em enfermagem
Informática em enfermagem
Tecnologia educacional
topic Urinary catheterization
Education
nursing
Nursing informatics
Educational technology
Cateterismo urinario
Educación en enfermeria
Informática aplicada a la enfermería
Tecnología educacional
Cateterismo urinário
Educação em enfermagem
Informática em enfermagem
Tecnologia educacional
description Tratando-se de uma era na qual a informação constitui abertura concernente aos benefícios que dela advêm, o campo da informática em enfermagem ganha seu momento. Este estudo teve como objetivo construir um software educativo para o ensino-aprendizado da técnica de cateterismo urinário de demora e comparar a apreensão do conhecimento sobre a técnica de cateterismo urinário de demora antes e após a aplicação de um software educativo. Pesquisa descritiva de abordagem quantitativa tendo como fundamentação pedagógica na construção do software as teorias de Piaget e Vygotsky. Posteriormente, avaliou-se o processo ensino-aprendizagem através de um questionário composto por 10 questões de múltipla escolha, anterior à utilização do software, e o mesmo teste após o manuseio do software, resolvidos por 60 alunos participantes. Os dados obtidos demonstraram significativa contribuição do software após a aplicação do mesmo, sendo bastante útil no processo ensino-aprendizagem.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40688
10.1590/S0080-62342011000100030
url https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40688
identifier_str_mv 10.1590/S0080-62342011000100030
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40688/43939
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/40688/43940
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 45 n. 1 (2011); 215-222
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 45 No. 1 (2011); 215-222
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 45 Núm. 1 (2011); 215-222
1980-220X
0080-6234
reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
collection Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||nursingscholar@usp.br
_version_ 1800221727984189440