Existir de crianças com AIDS em casa de apoio : compreensões à luz da enfermagem humanística
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Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/23603 |
Resumo: | O artigo compreende o existir de crianças com aids em Casa de Apoio, sob o olhar da Teoria de Enfermagem Humanística. A pesquisa é de cunho qualitativo, com abordagem existencial-fenomenológico-humanística, na Nursology de Paterson e Zderad. No cenário, uma Casa de Apoio a crianças com HIV/aids, no Rio Grande do Sul, coletaramse as informações mediante entrevista fenomenológica cujo público-alvo foram três crianças portadoras de aids. Apresenta-se um recorte das interpretações das informações produzidas pela pesquisa, abordando duas unidades de significação. Os resultados permitem compreender o brincar como um modo de a criança estar-melhor no ambiente da Casa de Apoio, pois ela se percebe no mundo com os outros. Também conferem visibilidade às crianças com aids em Casa de Apoio. Sinaliza-se a importância da inclusão da temática na formação acadêmica, na sensibilização de profissionais de saúde para o cuidado humanístico e de gestores para desenvolver políticas públicas especificas a esse segmento. |
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Medeiros, Hilda Maria FreitasMotta, Maria da Graça Corso da2010-06-08T04:18:24Z20080102-6933http://hdl.handle.net/10183/23603000670282O artigo compreende o existir de crianças com aids em Casa de Apoio, sob o olhar da Teoria de Enfermagem Humanística. A pesquisa é de cunho qualitativo, com abordagem existencial-fenomenológico-humanística, na Nursology de Paterson e Zderad. No cenário, uma Casa de Apoio a crianças com HIV/aids, no Rio Grande do Sul, coletaramse as informações mediante entrevista fenomenológica cujo público-alvo foram três crianças portadoras de aids. Apresenta-se um recorte das interpretações das informações produzidas pela pesquisa, abordando duas unidades de significação. Os resultados permitem compreender o brincar como um modo de a criança estar-melhor no ambiente da Casa de Apoio, pois ela se percebe no mundo com os outros. Também conferem visibilidade às crianças com aids em Casa de Apoio. Sinaliza-se a importância da inclusão da temática na formação acadêmica, na sensibilização de profissionais de saúde para o cuidado humanístico e de gestores para desenvolver políticas públicas especificas a esse segmento.This article views the life of HIV/AIDS children in shelters under the perspective of the Humanistic Nursing Theory. This is a qualitative study with an existential-phenomenological-humanistic approach based on the Nursology of Paterson and Zderad. The scenario was a shelter for HIV/AIDS children located in the state of Rio Grande do Sul, Brazil. Information was collected using phenomenological interview carried out with three children with AIDS. This article presents part of the interpretation of the obtained information centered in two meaning units. The results provided an understanding of the child´s play as way of feeling better in the environment of the shelter because the child perceives himself/herself as part of that environment with others. It also gives visibility to children with HIV/AIDS in shelters, and highlights the importance of including this theme in undergraduate courses, training health professionals in humanistic care, and managers to develop specific public policies for this population.El artículo abarca el existir de niños con SIDA en una Casa de Apoyo, bajo la mirada de la Teoría de Enfermería Humanística. Se trata de una investigación cualitativa, con abordaje existencial-fenomenológico-humanístico, en la Nursology de Paterson y Zderad. El escenario fue una Casa de Apoyo a niños con VIH/SIDA, en Rio Grande do Sul, Brasil. Participaron tres niños con SIDA y se tomaron las informaciones a través de una entrevista fenomenológica. Se presenta un recorte de las interpretaciones de las informaciones producidas por la investigación, enfocando dos unidades de significación. Los resultados posibilitan abarcar el jugar como una manera para que el niño se sienta mejor en el ambiente de la Casa de Apoyo, ya que él se percibe en el mundo con los otros. También les dan visibilidad a los niños con SIDA en la Casa de Apoyo. El estudio señala la importancia de la inclusión de la temática en la formación académica, en la sensibilización de profesionales de salud para el cuidado humanístico y de gestores para que desarrollen políticas públicas específicas para este sector.application/pdfporRevista gaúcha de enfermagem. Porto Alegre. Vol. 29, n.3 (jun. 2008), p. 400-407Síndrome da imunodeficiência adquirida : CriançaEnfermagem pediátricaCriança institucionalizadaPediatric nursingChildInstitutionalizedAcquired immunodeficiency syndromeNursing theoryEnfermería pediátricaNiño institucionalizadoSíndrome de inmunodeficiencia adquiridaTeoría de enfermeríaExistir de crianças com AIDS em casa de apoio : compreensões à luz da enfermagem humanísticaExistir de niños con SIDA en casa de apoyo: comprensiones a la luz de la enfermería humanística HIV/AIDS children living in shelters under the perspective of humanistic nursing info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000670282.pdf.txt000670282.pdf.txtExtracted Texttext/plain33669http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23603/2/000670282.pdf.txt77c6af86a0fd7d1982b7064c4924cce4MD52ORIGINAL000670282.pdf000670282.pdfTexto completoapplication/pdf52015http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23603/1/000670282.pdf54f0c383f9b16e34a0920614f47c79b0MD51THUMBNAIL000670282.pdf.jpg000670282.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1669http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23603/3/000670282.pdf.jpg928df58506810e806a6e939828c97124MD5310183/236032018-10-17 08:12:52.742oai:www.lume.ufrgs.br:10183/23603Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T11:12:52Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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