Sentimento de impotência: diferenciação de outros diagnósticos e conceitos
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Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41473 |
Resumo: | The theoretical-conceptual knowledge that supports each nursing diagnosis is still not well-developed. However, nursing diagnoses are meaningful only if we look at each one as a concept that denotes a phenomenon. In addition to familiarity with the diagnostic process, nurses need to be willing to conceptually explore potentially frequent diagnoses in their clinical practice. In this context, differentiating powerlessness from other diagnoses could be extremely difficult. This article presents a theoretical analysis of the relationship between powerlessness and other concepts that could be useful for the clinical application of the diagnosis. |
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Sentimento de impotência: diferenciação de outros diagnósticos e conceitosSentimiento de impotencia: diferenciación de otros diagnósticos y conceptosPowerlessness: differentiation from other diagnoses and conceptsNursing diagnosesPower^i2^sPsycholConcept formationDiagnóstico de enfermeríaPoder^i3^sPsicoloFormación de conceptoDiagnóstico de enfermagemPoder^i1^sPsicoloFormação de conceitoThe theoretical-conceptual knowledge that supports each nursing diagnosis is still not well-developed. However, nursing diagnoses are meaningful only if we look at each one as a concept that denotes a phenomenon. In addition to familiarity with the diagnostic process, nurses need to be willing to conceptually explore potentially frequent diagnoses in their clinical practice. In this context, differentiating powerlessness from other diagnoses could be extremely difficult. This article presents a theoretical analysis of the relationship between powerlessness and other concepts that could be useful for the clinical application of the diagnosis.El conocimiento teórico-conceptual que sustenta cada diagnóstico de enfermería aún está poco desarrollado. Entre tanto, los diagnósticos de enfermería sólo tendrán significado si miramos a cada uno de ellos como un concepto que denota un fenómeno. Además de familiaridad con el proceso diagnóstico, la enfermera precisa disponerse a explorar conceptualmente los diagnósticos potencialmente frecuentes en su práctica clínica. En ese contexto, la diferenciación entre el diagnóstico de sentimiento de impotencia y otros diagnósticos puede ser extremamente difícil. Este artículo presenta un análisis teórico sobre las relaciones del diagnóstico de sentimiento de impotencia con otros conceptos que puede ser útil para la aplicación clínica de ese diagnóstico.O conhecimento teórico-conceitual que sustenta cada diagnóstico de enfermagem ainda está pouco desenvolvido. No entanto, os diagnósticos de enfermagem só terão significado se olharmos para cada diagnóstico como um conceito que denota um fenômeno. Além de familiaridade com o processo diagnóstico, a enfermeira precisa dispor-se a explorar conceitualmente os diagnósticos potencialmente freqüentes na sua prática clínica. Nesse contexto, a diferenciação entre o diagnóstico de sentimento de impotência e outros diagnósticos pode ser extremamente difícil. Este artigo apresenta uma análise teórica sobre as relações do diagnóstico de sentimento de impotência com outros conceitos que pode ser útil para a aplicação clínica desse diagnóstico.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2005-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/4147310.1590/S0080-62342005000300014Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 39 n. 3 (2005); 350-357Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 39 No. 3 (2005); 350-357Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 39 Núm. 3 (2005); 350-3571980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41473/45062http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBraga, Cristiane GiffoniCruz, Diná de Almeida Lopes Monteiro da2012-08-31T20:26:44Zoai:revistas.usp.br:article/41473Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2012-08-31T20:26:44Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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