Acadêmicos de enfermagem, nutrição e fisioterapia: a escolha profissional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng por spa |
Título da fonte: | Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4016 |
Resumo: | Sob o aspecto da escolha profissional, o ingresso na universidade traz embutido significados de autorrealização e status social, nos quais perpassam conceitos e ideais construídos no viver da pessoa. O objetivo do estudo foi analisar regimes de verdade que permeiam a escolha profissional da enfermagem, fisioterapia e nutrição. É um estudo descritivo, de abordagem qualitativa, com ingressantes na graduação. Coleta de dados foi realizada com grupos focais, avaliados pela análise de discurso, sob o olhar de Focault. Da análise emergiram as temáticas: - escolha profissional: coroamento de um processo de diferenciação social, - reflexos da história de reconhecimento das profissões, - a escolha profissional para além de projetos profissionais. Os discursos assinalam que o conhecimento científico adquire status nas relações de poder entre as diferentes profissões e a sociedade, sendo fundamental que a formação de profissionais de saúde esteja articulada às políticas públicas que ampliam a participação de diferentes profissões, a fim de atender às demandas em prol da atenção integral. |
id |
USP-38_3d9b80b1ffb375fc8fda30e86ec32d72 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/4016 |
network_acronym_str |
USP-38 |
network_name_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Acadêmicos de enfermagem, nutrição e fisioterapia: a escolha profissionalEstudiantes de enfermería, nutrición y fisioterapia: la elección profesionalNursing, nutrition and physiotherapy students: career choiceescolha da profissãopoder^i3^sPsicoloenfermagemfisioterapia^i3^sespecialidnutricionistapessoal de saúdeselección de profesiónpoder^i2^sPsicoloenfermeríaterapia física^i2^sespecialinutricionistapersonal de saludcareer choicepower^i1^sPsycholnursingphysical therapy^i1^sspecialnutritionisthealth personnelSob o aspecto da escolha profissional, o ingresso na universidade traz embutido significados de autorrealização e status social, nos quais perpassam conceitos e ideais construídos no viver da pessoa. O objetivo do estudo foi analisar regimes de verdade que permeiam a escolha profissional da enfermagem, fisioterapia e nutrição. É um estudo descritivo, de abordagem qualitativa, com ingressantes na graduação. Coleta de dados foi realizada com grupos focais, avaliados pela análise de discurso, sob o olhar de Focault. Da análise emergiram as temáticas: - escolha profissional: coroamento de um processo de diferenciação social, - reflexos da história de reconhecimento das profissões, - a escolha profissional para além de projetos profissionais. Os discursos assinalam que o conhecimento científico adquire status nas relações de poder entre as diferentes profissões e a sociedade, sendo fundamental que a formação de profissionais de saúde esteja articulada às políticas públicas que ampliam a participação de diferentes profissões, a fim de atender às demandas em prol da atenção integral.In the perspective of career choice, entering university encompasses meanings of self-accomplishment and social status, which are permeated by concepts and ideals people construct in their lives. This study aimed to analyze regimes of truth that permeate career choice in nursing, physiotherapy and nutrition. This qualitative-descriptive study was carried out with undergraduate freshmen. Data were collected through focus groups, evaluated by discourse analysis from a Foucaultian perspective. The following themes emerged from the analysis: - career choice: crowning a process of social differentiation, - reflexes of professions' history of acknowledgement; - career choice beyond professional projects. Discourse highlights that scientific knowledge acquires status in relations of power between different professions and society and is essential that health professional education is linked to public policies that expand the participation of different professions so as to meet demands in favor of integral care.Bajo el aspecto de la elección profesional, el ingreso a la Universidad trae embutido significados de autorrealización y de status social, los cuales contienen conceptos e ideales construidos en el vivir cotidiano de las personas. El objetivo del estudio fue analizar regímenes de verdad contenidos en la elección profesional de enfermería, nutrición y fisioterapia. Se trata de un estudio descriptivo, de abordaje cualitativo realizado en los estudiantes que ingresan a la Graduación. La recolección de datos fue realizada en Grupos Focales, evaluados por medio del Análisis del Discurso, bajo el marco teórico de Focault. Del análisis emergieron las temáticas: Elección profesional; Coronamiento de un proceso de diferenciación social; Reflejos de la historia del reconocimiento de las profesiones; La elección profesional - más allá de proyectos profesionales. Los discursos señalan que el conocimiento científico adquiere status en las relaciones de poder entre las diferentes profesiones y en la sociedad, siendo fundamental que la formación de los profesionales de la salud esté articulada a las políticas públicas que amplían la participación de las diferentes profesiones, con la finalidad de atender las demandas en pro de una atención integral.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2009-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/401610.1590/S0104-11692009000300018Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 17 n. 3 (2009); 396-402Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 17 Núm. 3 (2009); 396-402Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 17 No. 3 (2009); 396-4021518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporspahttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4016/4741https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4016/4742https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4016/4743Ojeda, Beatriz SebbenCreutzberg, MarionFeoli, Ana Maria PandolfoMelo, Denizar da SilvaCorbellini, Valéria Lambinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-27T12:47:02Zoai:revistas.usp.br:article/4016Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-04-27T12:47:02Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Acadêmicos de enfermagem, nutrição e fisioterapia: a escolha profissional Estudiantes de enfermería, nutrición y fisioterapia: la elección profesional Nursing, nutrition and physiotherapy students: career choice |
title |
Acadêmicos de enfermagem, nutrição e fisioterapia: a escolha profissional |
spellingShingle |
Acadêmicos de enfermagem, nutrição e fisioterapia: a escolha profissional Ojeda, Beatriz Sebben escolha da profissão poder^i3^sPsicolo enfermagem fisioterapia^i3^sespecialid nutricionista pessoal de saúde selección de profesión poder^i2^sPsicolo enfermería terapia física^i2^sespeciali nutricionista personal de salud career choice power^i1^sPsychol nursing physical therapy^i1^sspecial nutritionist health personnel |
title_short |
Acadêmicos de enfermagem, nutrição e fisioterapia: a escolha profissional |
title_full |
Acadêmicos de enfermagem, nutrição e fisioterapia: a escolha profissional |
title_fullStr |
Acadêmicos de enfermagem, nutrição e fisioterapia: a escolha profissional |
title_full_unstemmed |
Acadêmicos de enfermagem, nutrição e fisioterapia: a escolha profissional |
title_sort |
Acadêmicos de enfermagem, nutrição e fisioterapia: a escolha profissional |
author |
Ojeda, Beatriz Sebben |
author_facet |
Ojeda, Beatriz Sebben Creutzberg, Marion Feoli, Ana Maria Pandolfo Melo, Denizar da Silva Corbellini, Valéria Lamb |
author_role |
author |
author2 |
Creutzberg, Marion Feoli, Ana Maria Pandolfo Melo, Denizar da Silva Corbellini, Valéria Lamb |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ojeda, Beatriz Sebben Creutzberg, Marion Feoli, Ana Maria Pandolfo Melo, Denizar da Silva Corbellini, Valéria Lamb |
dc.subject.por.fl_str_mv |
escolha da profissão poder^i3^sPsicolo enfermagem fisioterapia^i3^sespecialid nutricionista pessoal de saúde selección de profesión poder^i2^sPsicolo enfermería terapia física^i2^sespeciali nutricionista personal de salud career choice power^i1^sPsychol nursing physical therapy^i1^sspecial nutritionist health personnel |
topic |
escolha da profissão poder^i3^sPsicolo enfermagem fisioterapia^i3^sespecialid nutricionista pessoal de saúde selección de profesión poder^i2^sPsicolo enfermería terapia física^i2^sespeciali nutricionista personal de salud career choice power^i1^sPsychol nursing physical therapy^i1^sspecial nutritionist health personnel |
description |
Sob o aspecto da escolha profissional, o ingresso na universidade traz embutido significados de autorrealização e status social, nos quais perpassam conceitos e ideais construídos no viver da pessoa. O objetivo do estudo foi analisar regimes de verdade que permeiam a escolha profissional da enfermagem, fisioterapia e nutrição. É um estudo descritivo, de abordagem qualitativa, com ingressantes na graduação. Coleta de dados foi realizada com grupos focais, avaliados pela análise de discurso, sob o olhar de Focault. Da análise emergiram as temáticas: - escolha profissional: coroamento de um processo de diferenciação social, - reflexos da história de reconhecimento das profissões, - a escolha profissional para além de projetos profissionais. Os discursos assinalam que o conhecimento científico adquire status nas relações de poder entre as diferentes profissões e a sociedade, sendo fundamental que a formação de profissionais de saúde esteja articulada às políticas públicas que ampliam a participação de diferentes profissões, a fim de atender às demandas em prol da atenção integral. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4016 10.1590/S0104-11692009000300018 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4016 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0104-11692009000300018 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng por spa |
language |
eng por spa |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4016/4741 https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4016/4742 https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4016/4743 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 17 n. 3 (2009); 396-402 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 17 Núm. 3 (2009); 396-402 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 17 No. 3 (2009); 396-402 1518-8345 0104-1169 reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
collection |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br |
_version_ |
1800222843285274624 |