Acadêmicos de enfermagem, nutrição e fisioterapia: a escolha profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ojeda, Beatriz Sebben
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Creutzberg, Marion, Feoli, Ana Maria Pandolfo, Melo, Denizar da Silva, Corbellini, Valéria Lamb
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
spa
Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4016
Resumo: Sob o aspecto da escolha profissional, o ingresso na universidade traz embutido significados de autorrealização e status social, nos quais perpassam conceitos e ideais construídos no viver da pessoa. O objetivo do estudo foi analisar regimes de verdade que permeiam a escolha profissional da enfermagem, fisioterapia e nutrição. É um estudo descritivo, de abordagem qualitativa, com ingressantes na graduação. Coleta de dados foi realizada com grupos focais, avaliados pela análise de discurso, sob o olhar de Focault. Da análise emergiram as temáticas: - escolha profissional: coroamento de um processo de diferenciação social, - reflexos da história de reconhecimento das profissões, - a escolha profissional para além de projetos profissionais. Os discursos assinalam que o conhecimento científico adquire status nas relações de poder entre as diferentes profissões e a sociedade, sendo fundamental que a formação de profissionais de saúde esteja articulada às políticas públicas que ampliam a participação de diferentes profissões, a fim de atender às demandas em prol da atenção integral.
id USP-38_3d9b80b1ffb375fc8fda30e86ec32d72
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/4016
network_acronym_str USP-38
network_name_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Acadêmicos de enfermagem, nutrição e fisioterapia: a escolha profissionalEstudiantes de enfermería, nutrición y fisioterapia: la elección profesionalNursing, nutrition and physiotherapy students: career choiceescolha da profissãopoder^i3^sPsicoloenfermagemfisioterapia^i3^sespecialidnutricionistapessoal de saúdeselección de profesiónpoder^i2^sPsicoloenfermeríaterapia física^i2^sespecialinutricionistapersonal de saludcareer choicepower^i1^sPsycholnursingphysical therapy^i1^sspecialnutritionisthealth personnelSob o aspecto da escolha profissional, o ingresso na universidade traz embutido significados de autorrealização e status social, nos quais perpassam conceitos e ideais construídos no viver da pessoa. O objetivo do estudo foi analisar regimes de verdade que permeiam a escolha profissional da enfermagem, fisioterapia e nutrição. É um estudo descritivo, de abordagem qualitativa, com ingressantes na graduação. Coleta de dados foi realizada com grupos focais, avaliados pela análise de discurso, sob o olhar de Focault. Da análise emergiram as temáticas: - escolha profissional: coroamento de um processo de diferenciação social, - reflexos da história de reconhecimento das profissões, - a escolha profissional para além de projetos profissionais. Os discursos assinalam que o conhecimento científico adquire status nas relações de poder entre as diferentes profissões e a sociedade, sendo fundamental que a formação de profissionais de saúde esteja articulada às políticas públicas que ampliam a participação de diferentes profissões, a fim de atender às demandas em prol da atenção integral.In the perspective of career choice, entering university encompasses meanings of self-accomplishment and social status, which are permeated by concepts and ideals people construct in their lives. This study aimed to analyze regimes of truth that permeate career choice in nursing, physiotherapy and nutrition. This qualitative-descriptive study was carried out with undergraduate freshmen. Data were collected through focus groups, evaluated by discourse analysis from a Foucaultian perspective. The following themes emerged from the analysis: - career choice: crowning a process of social differentiation, - reflexes of professions' history of acknowledgement; - career choice beyond professional projects. Discourse highlights that scientific knowledge acquires status in relations of power between different professions and society and is essential that health professional education is linked to public policies that expand the participation of different professions so as to meet demands in favor of integral care.Bajo el aspecto de la elección profesional, el ingreso a la Universidad trae embutido significados de autorrealización y de status social, los cuales contienen conceptos e ideales construidos en el vivir cotidiano de las personas. El objetivo del estudio fue analizar regímenes de verdad contenidos en la elección profesional de enfermería, nutrición y fisioterapia. Se trata de un estudio descriptivo, de abordaje cualitativo realizado en los estudiantes que ingresan a la Graduación. La recolección de datos fue realizada en Grupos Focales, evaluados por medio del Análisis del Discurso, bajo el marco teórico de Focault. Del análisis emergieron las temáticas: Elección profesional; Coronamiento de un proceso de diferenciación social; Reflejos de la historia del reconocimiento de las profesiones; La elección profesional - más allá de proyectos profesionales. Los discursos señalan que el conocimiento científico adquiere status en las relaciones de poder entre las diferentes profesiones y en la sociedad, siendo fundamental que la formación de los profesionales de la salud esté articulada a las políticas públicas que amplían la participación de las diferentes profesiones, con la finalidad de atender las demandas en pro de una atención integral.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2009-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/401610.1590/S0104-11692009000300018Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 17 n. 3 (2009); 396-402Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 17 Núm. 3 (2009); 396-402Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 17 No. 3 (2009); 396-4021518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporspahttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4016/4741https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4016/4742https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4016/4743Ojeda, Beatriz SebbenCreutzberg, MarionFeoli, Ana Maria PandolfoMelo, Denizar da SilvaCorbellini, Valéria Lambinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-27T12:47:02Zoai:revistas.usp.br:article/4016Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-04-27T12:47:02Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Acadêmicos de enfermagem, nutrição e fisioterapia: a escolha profissional
Estudiantes de enfermería, nutrición y fisioterapia: la elección profesional
Nursing, nutrition and physiotherapy students: career choice
title Acadêmicos de enfermagem, nutrição e fisioterapia: a escolha profissional
spellingShingle Acadêmicos de enfermagem, nutrição e fisioterapia: a escolha profissional
Ojeda, Beatriz Sebben
escolha da profissão
poder^i3^sPsicolo
enfermagem
fisioterapia^i3^sespecialid
nutricionista
pessoal de saúde
selección de profesión
poder^i2^sPsicolo
enfermería
terapia física^i2^sespeciali
nutricionista
personal de salud
career choice
power^i1^sPsychol
nursing
physical therapy^i1^sspecial
nutritionist
health personnel
title_short Acadêmicos de enfermagem, nutrição e fisioterapia: a escolha profissional
title_full Acadêmicos de enfermagem, nutrição e fisioterapia: a escolha profissional
title_fullStr Acadêmicos de enfermagem, nutrição e fisioterapia: a escolha profissional
title_full_unstemmed Acadêmicos de enfermagem, nutrição e fisioterapia: a escolha profissional
title_sort Acadêmicos de enfermagem, nutrição e fisioterapia: a escolha profissional
author Ojeda, Beatriz Sebben
author_facet Ojeda, Beatriz Sebben
Creutzberg, Marion
Feoli, Ana Maria Pandolfo
Melo, Denizar da Silva
Corbellini, Valéria Lamb
author_role author
author2 Creutzberg, Marion
Feoli, Ana Maria Pandolfo
Melo, Denizar da Silva
Corbellini, Valéria Lamb
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ojeda, Beatriz Sebben
Creutzberg, Marion
Feoli, Ana Maria Pandolfo
Melo, Denizar da Silva
Corbellini, Valéria Lamb
dc.subject.por.fl_str_mv escolha da profissão
poder^i3^sPsicolo
enfermagem
fisioterapia^i3^sespecialid
nutricionista
pessoal de saúde
selección de profesión
poder^i2^sPsicolo
enfermería
terapia física^i2^sespeciali
nutricionista
personal de salud
career choice
power^i1^sPsychol
nursing
physical therapy^i1^sspecial
nutritionist
health personnel
topic escolha da profissão
poder^i3^sPsicolo
enfermagem
fisioterapia^i3^sespecialid
nutricionista
pessoal de saúde
selección de profesión
poder^i2^sPsicolo
enfermería
terapia física^i2^sespeciali
nutricionista
personal de salud
career choice
power^i1^sPsychol
nursing
physical therapy^i1^sspecial
nutritionist
health personnel
description Sob o aspecto da escolha profissional, o ingresso na universidade traz embutido significados de autorrealização e status social, nos quais perpassam conceitos e ideais construídos no viver da pessoa. O objetivo do estudo foi analisar regimes de verdade que permeiam a escolha profissional da enfermagem, fisioterapia e nutrição. É um estudo descritivo, de abordagem qualitativa, com ingressantes na graduação. Coleta de dados foi realizada com grupos focais, avaliados pela análise de discurso, sob o olhar de Focault. Da análise emergiram as temáticas: - escolha profissional: coroamento de um processo de diferenciação social, - reflexos da história de reconhecimento das profissões, - a escolha profissional para além de projetos profissionais. Os discursos assinalam que o conhecimento científico adquire status nas relações de poder entre as diferentes profissões e a sociedade, sendo fundamental que a formação de profissionais de saúde esteja articulada às políticas públicas que ampliam a participação de diferentes profissões, a fim de atender às demandas em prol da atenção integral.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4016
10.1590/S0104-11692009000300018
url https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4016
identifier_str_mv 10.1590/S0104-11692009000300018
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
spa
language eng
por
spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4016/4741
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4016/4742
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4016/4743
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 17 n. 3 (2009); 396-402
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 17 Núm. 3 (2009); 396-402
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 17 No. 3 (2009); 396-402
1518-8345
0104-1169
reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
collection Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br
_version_ 1800222843285274624