O significado do trabalho em equipe na reabilitação de pessoas com malformação craniofacial congênita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Spiri, Wilza Carla
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Leite, Maria Madalena Januário
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41407
Resumo: Este estudo objetivou compreender o significado do trabalho em equipe dos profissionais de reabilitação em anomalias craniofaciais. Realizou-se análise fenomenológica por contemplar a compreensão e interpretação do sentido considerando o sujeito. Entrevistou-se 12 profissionais de diferentes áreas, norteadas pela questão: O que significa para você trabalhar em equipe na reabilitação de anomalias craniofaciais? Resgatando-se os temas: Capacitação para o trabalho, Dificuldade para trabalho em equipe, Relação com paciente e família, Condições de trabalho e A inserção do profissional na equipe. A análise visou refletir o fenômeno engendrando convergências e divergências destacando a explicitação das diferenças e aprendizado contínuo.
id USP-24_bec21017a79c961a13718da4ab9ad5d5
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/41407
network_acronym_str USP-24
network_name_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository_id_str
spelling O significado do trabalho em equipe na reabilitação de pessoas com malformação craniofacial congênitaEl significado del trabajo en equipo en la rehabilitación de la persona con malformación congénita craneofacialThe meaning of team work in the rehabilitation of people with congenital craniofacial malformationPatient care teamCraniofacil abnormalities RehabilitationContinuing educationGrupo de atención al pacienteAnomalias craniofacialesRehabilitaciónEducación continuaEquipe de assistência ao pacienteAnormalidades craniofaciaisReabilitaçãoEducação continuadaEste estudo objetivou compreender o significado do trabalho em equipe dos profissionais de reabilitação em anomalias craniofaciais. Realizou-se análise fenomenológica por contemplar a compreensão e interpretação do sentido considerando o sujeito. Entrevistou-se 12 profissionais de diferentes áreas, norteadas pela questão: O que significa para você trabalhar em equipe na reabilitação de anomalias craniofaciais? Resgatando-se os temas: Capacitação para o trabalho, Dificuldade para trabalho em equipe, Relação com paciente e família, Condições de trabalho e A inserção do profissional na equipe. A análise visou refletir o fenômeno engendrando convergências e divergências destacando a explicitação das diferenças e aprendizado contínuo.Este estudio tuvo como objetivo entender el significado del trabajo en equipo de los profesionales de rehabilitación en anomalías craneofaciales. Ocurrió análisis fenomenológico para contemplar la comprensión e interpretación del sentido que consideraba el tema. Fueron entrevistados 12 profesionales de diversas áreas, orientados por la pregunta: ¿Qué significa para usted trabajar en equipo en la rehabilitación de personas con anomalías craneofaciales. Se rescataron los temas: Entrenando para el trabajo, dificultad para el trabajo en equipo, la relación con el paciente y familia, las condiciones del trabajo y la inserción del profesional en el equipo. El análisis intentó reflejar el fenómeno que engendraba convergencias y divergencias para expresar las diferencias y el aprendizaje continuo.This study aimed to understand the meaning of teamwork of rehabilitation professionals in craniofacial anomalie. It was carried out a phenomenological analysis for contemplating the understanding and interpretation of the sense considering the subject. Twelve professionals from different areas were interviewed, guided to the subject: What does work in a team on the rehabilitation of craniofacial anomalies mean to you? These themes were brought up: training for the task, difficulty in working with a team, relationship with patient and family, work conditions and the professional insertion in the team. The analysis sought to reflect the phenomenon engendering convergences and divergences to express the differences and continuous learning.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2004-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/4140710.1590/S0080-62342004000300007Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 38 n. 3 (2004); 288-297Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 38 No. 3 (2004); 288-297Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 38 Núm. 3 (2004); 288-2971980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41407/44988http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSpiri, Wilza CarlaLeite, Maria Madalena Januário2012-08-31T19:11:25Zoai:revistas.usp.br:article/41407Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2012-08-31T19:11:25Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O significado do trabalho em equipe na reabilitação de pessoas com malformação craniofacial congênita
El significado del trabajo en equipo en la rehabilitación de la persona con malformación congénita craneofacial
The meaning of team work in the rehabilitation of people with congenital craniofacial malformation
title O significado do trabalho em equipe na reabilitação de pessoas com malformação craniofacial congênita
spellingShingle O significado do trabalho em equipe na reabilitação de pessoas com malformação craniofacial congênita
Spiri, Wilza Carla
Patient care team
Craniofacil abnormalities Rehabilitation
Continuing education
Grupo de atención al paciente
Anomalias craniofaciales
Rehabilitación
Educación continua
Equipe de assistência ao paciente
Anormalidades craniofaciais
Reabilitação
Educação continuada
title_short O significado do trabalho em equipe na reabilitação de pessoas com malformação craniofacial congênita
title_full O significado do trabalho em equipe na reabilitação de pessoas com malformação craniofacial congênita
title_fullStr O significado do trabalho em equipe na reabilitação de pessoas com malformação craniofacial congênita
title_full_unstemmed O significado do trabalho em equipe na reabilitação de pessoas com malformação craniofacial congênita
title_sort O significado do trabalho em equipe na reabilitação de pessoas com malformação craniofacial congênita
author Spiri, Wilza Carla
author_facet Spiri, Wilza Carla
Leite, Maria Madalena Januário
author_role author
author2 Leite, Maria Madalena Januário
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Spiri, Wilza Carla
Leite, Maria Madalena Januário
dc.subject.por.fl_str_mv Patient care team
Craniofacil abnormalities Rehabilitation
Continuing education
Grupo de atención al paciente
Anomalias craniofaciales
Rehabilitación
Educación continua
Equipe de assistência ao paciente
Anormalidades craniofaciais
Reabilitação
Educação continuada
topic Patient care team
Craniofacil abnormalities Rehabilitation
Continuing education
Grupo de atención al paciente
Anomalias craniofaciales
Rehabilitación
Educación continua
Equipe de assistência ao paciente
Anormalidades craniofaciais
Reabilitação
Educação continuada
description Este estudo objetivou compreender o significado do trabalho em equipe dos profissionais de reabilitação em anomalias craniofaciais. Realizou-se análise fenomenológica por contemplar a compreensão e interpretação do sentido considerando o sujeito. Entrevistou-se 12 profissionais de diferentes áreas, norteadas pela questão: O que significa para você trabalhar em equipe na reabilitação de anomalias craniofaciais? Resgatando-se os temas: Capacitação para o trabalho, Dificuldade para trabalho em equipe, Relação com paciente e família, Condições de trabalho e A inserção do profissional na equipe. A análise visou refletir o fenômeno engendrando convergências e divergências destacando a explicitação das diferenças e aprendizado contínuo.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41407
10.1590/S0080-62342004000300007
url https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41407
identifier_str_mv 10.1590/S0080-62342004000300007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41407/44988
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 38 n. 3 (2004); 288-297
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 38 No. 3 (2004); 288-297
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 38 Núm. 3 (2004); 288-297
1980-220X
0080-6234
reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
collection Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||nursingscholar@usp.br
_version_ 1800221732158570496