O significado do trabalho em equipe na reabilitação de pessoas com malformação craniofacial congênita
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41407 |
Resumo: | Este estudo objetivou compreender o significado do trabalho em equipe dos profissionais de reabilitação em anomalias craniofaciais. Realizou-se análise fenomenológica por contemplar a compreensão e interpretação do sentido considerando o sujeito. Entrevistou-se 12 profissionais de diferentes áreas, norteadas pela questão: O que significa para você trabalhar em equipe na reabilitação de anomalias craniofaciais? Resgatando-se os temas: Capacitação para o trabalho, Dificuldade para trabalho em equipe, Relação com paciente e família, Condições de trabalho e A inserção do profissional na equipe. A análise visou refletir o fenômeno engendrando convergências e divergências destacando a explicitação das diferenças e aprendizado contínuo. |
id |
USP-24_bec21017a79c961a13718da4ab9ad5d5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/41407 |
network_acronym_str |
USP-24 |
network_name_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O significado do trabalho em equipe na reabilitação de pessoas com malformação craniofacial congênitaEl significado del trabajo en equipo en la rehabilitación de la persona con malformación congénita craneofacialThe meaning of team work in the rehabilitation of people with congenital craniofacial malformationPatient care teamCraniofacil abnormalities RehabilitationContinuing educationGrupo de atención al pacienteAnomalias craniofacialesRehabilitaciónEducación continuaEquipe de assistência ao pacienteAnormalidades craniofaciaisReabilitaçãoEducação continuadaEste estudo objetivou compreender o significado do trabalho em equipe dos profissionais de reabilitação em anomalias craniofaciais. Realizou-se análise fenomenológica por contemplar a compreensão e interpretação do sentido considerando o sujeito. Entrevistou-se 12 profissionais de diferentes áreas, norteadas pela questão: O que significa para você trabalhar em equipe na reabilitação de anomalias craniofaciais? Resgatando-se os temas: Capacitação para o trabalho, Dificuldade para trabalho em equipe, Relação com paciente e família, Condições de trabalho e A inserção do profissional na equipe. A análise visou refletir o fenômeno engendrando convergências e divergências destacando a explicitação das diferenças e aprendizado contínuo.Este estudio tuvo como objetivo entender el significado del trabajo en equipo de los profesionales de rehabilitación en anomalías craneofaciales. Ocurrió análisis fenomenológico para contemplar la comprensión e interpretación del sentido que consideraba el tema. Fueron entrevistados 12 profesionales de diversas áreas, orientados por la pregunta: ¿Qué significa para usted trabajar en equipo en la rehabilitación de personas con anomalías craneofaciales. Se rescataron los temas: Entrenando para el trabajo, dificultad para el trabajo en equipo, la relación con el paciente y familia, las condiciones del trabajo y la inserción del profesional en el equipo. El análisis intentó reflejar el fenómeno que engendraba convergencias y divergencias para expresar las diferencias y el aprendizaje continuo.This study aimed to understand the meaning of teamwork of rehabilitation professionals in craniofacial anomalie. It was carried out a phenomenological analysis for contemplating the understanding and interpretation of the sense considering the subject. Twelve professionals from different areas were interviewed, guided to the subject: What does work in a team on the rehabilitation of craniofacial anomalies mean to you? These themes were brought up: training for the task, difficulty in working with a team, relationship with patient and family, work conditions and the professional insertion in the team. The analysis sought to reflect the phenomenon engendering convergences and divergences to express the differences and continuous learning.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2004-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/4140710.1590/S0080-62342004000300007Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 38 n. 3 (2004); 288-297Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 38 No. 3 (2004); 288-297Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 38 Núm. 3 (2004); 288-2971980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41407/44988http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSpiri, Wilza CarlaLeite, Maria Madalena Januário2012-08-31T19:11:25Zoai:revistas.usp.br:article/41407Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2012-08-31T19:11:25Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O significado do trabalho em equipe na reabilitação de pessoas com malformação craniofacial congênita El significado del trabajo en equipo en la rehabilitación de la persona con malformación congénita craneofacial The meaning of team work in the rehabilitation of people with congenital craniofacial malformation |
title |
O significado do trabalho em equipe na reabilitação de pessoas com malformação craniofacial congênita |
spellingShingle |
O significado do trabalho em equipe na reabilitação de pessoas com malformação craniofacial congênita Spiri, Wilza Carla Patient care team Craniofacil abnormalities Rehabilitation Continuing education Grupo de atención al paciente Anomalias craniofaciales Rehabilitación Educación continua Equipe de assistência ao paciente Anormalidades craniofaciais Reabilitação Educação continuada |
title_short |
O significado do trabalho em equipe na reabilitação de pessoas com malformação craniofacial congênita |
title_full |
O significado do trabalho em equipe na reabilitação de pessoas com malformação craniofacial congênita |
title_fullStr |
O significado do trabalho em equipe na reabilitação de pessoas com malformação craniofacial congênita |
title_full_unstemmed |
O significado do trabalho em equipe na reabilitação de pessoas com malformação craniofacial congênita |
title_sort |
O significado do trabalho em equipe na reabilitação de pessoas com malformação craniofacial congênita |
author |
Spiri, Wilza Carla |
author_facet |
Spiri, Wilza Carla Leite, Maria Madalena Januário |
author_role |
author |
author2 |
Leite, Maria Madalena Januário |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Spiri, Wilza Carla Leite, Maria Madalena Januário |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Patient care team Craniofacil abnormalities Rehabilitation Continuing education Grupo de atención al paciente Anomalias craniofaciales Rehabilitación Educación continua Equipe de assistência ao paciente Anormalidades craniofaciais Reabilitação Educação continuada |
topic |
Patient care team Craniofacil abnormalities Rehabilitation Continuing education Grupo de atención al paciente Anomalias craniofaciales Rehabilitación Educación continua Equipe de assistência ao paciente Anormalidades craniofaciais Reabilitação Educação continuada |
description |
Este estudo objetivou compreender o significado do trabalho em equipe dos profissionais de reabilitação em anomalias craniofaciais. Realizou-se análise fenomenológica por contemplar a compreensão e interpretação do sentido considerando o sujeito. Entrevistou-se 12 profissionais de diferentes áreas, norteadas pela questão: O que significa para você trabalhar em equipe na reabilitação de anomalias craniofaciais? Resgatando-se os temas: Capacitação para o trabalho, Dificuldade para trabalho em equipe, Relação com paciente e família, Condições de trabalho e A inserção do profissional na equipe. A análise visou refletir o fenômeno engendrando convergências e divergências destacando a explicitação das diferenças e aprendizado contínuo. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41407 10.1590/S0080-62342004000300007 |
url |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41407 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0080-62342004000300007 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41407/44988 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 38 n. 3 (2004); 288-297 Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 38 No. 3 (2004); 288-297 Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 38 Núm. 3 (2004); 288-297 1980-220X 0080-6234 reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
collection |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||nursingscholar@usp.br |
_version_ |
1800221732158570496 |